Pensamos em encontrar a felicidade pessoal completa, mais isso faz parte de um longo processo durante a vida . Precisamos saber se estamos transmitindo as sensações e atitudes positivas para nossas crianças. Antes de tudo, vamos usar o amor e a sabedoria para formar homens e mulheres confiantes e felizes.
Como é uma criança feliz?
A criança feliz tem uma atitude positiva. Sorri, ri e sente alegria. Um fator chave para uma criança sentir-se feliz é que ela perceba confiança no que está acontecendo em torno dela e assim tende a ver o mundo com mais segurança e tranquilildade para se expressar. Procura maneiras de fazer os outros felizes com sua alegria e brincadeira.
Criança que expressa tristeza sente-se normalmente insegura, sem apoio e sozinha.Um exemplo disso, são as crianças que infelizmente crescem em ambientes abusivos e violentos. Sem auxílio e orientação apropriados, as crianças podem rapidamente desenvolver pensamentos e sentimentos nada saudáveis para sua formação.
O que a criação saudável tem que fazer para desenvolver uma criança com felicidade?
A relação saudável entre os pais tem o foco em fortalecer a auto-estima e não repreender. Deve-se centrar na criação de fortes laços de aproximação e confiança entre pais e filho. Não é uma simples ligação, mas uma conexão com várias facetas incluindo a autoconsciência. Reforçam não apenas o desenvolvimento de um bom trabalho no dia a dia, mas inclusive destacam o talento único de cada ser, o que deixa as crianças muito satisfeitas em compartilhar a sua originalidade. Também mostram uma maneira de construir uma vida de recompensas, perseguindo seus sonhos e caminhando para a felicidade.
O que os pais fazem que pode ser um exagero?
Parece que os pais atualmente estão sempre apressados. Com pressa para trabalhar, pressa para levar as crianças para a escola, pressa para pagar as contas. Começam a fazer várias atividades e às vezes não acabam nenhuma.
A proposta é de que os pais dêem uma parada, respirem fundo, definam as coisas mais relevantes a serem realizadas num ritmo satisfatório. Desta forma, vai criar uma atmosfera onde cada etapa é importante, com a consciência de que terá um tempo precioso e feliz com os filhos.
Como fazer uma criança feliz?
Minha primeira sugestão é aprender a ser feliz você mesmo. Uma felicidade verdadeira, não a felicidade instantânea como sorvete de creme em que se sinta bem no momento, mas logo acaba. A felicidade durável é o tipo de felicidade de mais e mais adultos deveriam cultivar em si mesmos. É estabelecer um estado de equilíbrio interno, uma paz que não importa o que acontece no mundo externo. Essa sensação será transmitida para a criança.
Que tipo de mensagens os pais tem que transmitir?
Escolher as palavras com cuidado. O poder das palavras influencia positivamente o desenvolvimento e a felicidade dos filhos. Uma criança feliz sente-se realmente reconhecida e incentivada pelos pais.
Imagens
Arquivo Pessoal cedido por Guilherme Benigno Vasconcelos
Arquivo pessoal de Sophia Vasconcelos
Fontes
Parent Dish
Growing Happy Kids
Por Thais Vasconcelos