O mundo perdeu um de seus grandes pesonagens nesta última quinta-feira (05.12). Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul, faleceu aos 95 anos em Pretória. De junho a setembro deste ano, Mandela ficou internado devido a uma infecção pulmonar, mas já havia deixado o hospital e estava em casa, onde morreu.
Sua importância na história é tamanha que até o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, discursou dizendo que não haveria chegado nessa posição se não fosse Nelson Mandela. O líder sul-africano foi o primeiro presidente negro de seu país, além de ser um dos principais responsáveis pelo fim do regime Apartheid, vigente de 1948 a 1993 e que dividia a África do Sul em brancos e negros.
Ao todo, Mandela ficou preso durante 27 anos. Foi em 1990 que foi libertado e, em um evento transmitido mundialmente, disse que seguiria lutando pela igualdade racial. Em 1993, sua importância foi reconhecida através do Prêmio Nobel da Paz; e é no ano seguinte, em 1994, que foi eleito presidente, nas primeira eleições multirraciais do país.
Após o fim de sua carreira política, o ex-presidente sul-africano se voltou para causas de diversas organizações sociais e direitos humanos. Participou, por exemplo, da campanha de arrecadação de fundos para a AIDS.
Suas citações e ensinamentos dissiparam-se por todo o mundo. Na África do Sul, várias avenidas ganharam seu nome, además, suas antigas moradias viraram museus. O Fashion Bubbles separou agumas de suas frases mais famosas, que vão muito além de simples palavras, e valem mesmo como ensinamentos de vida.
Imagens: reprodução / Exame, Filososfia Hoje, Frases para Face e Rumo a Consciência.