Março, mês da mulher, época para relembrar o passado e comemorar conquistas

Fato histórico no segmento têxtil, que é o que mais emprega mulheres em nosso país, originou a data em que comemoramos o Dia Internacional da…

Compartilhe

diamundialdamulher

Siga a Fashion Bubbles no Instagram

Fato histórico no segmento têxtil, que é o que mais emprega mulheres em nosso país, originou a data em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher.

No dia 08 de março do ano de 1857, operárias de uma fábrica têxtil de Nova Iorque entraram em greve para reivindicarem melhores condições de trabalho, como a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias, que recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram contidas de forma violenta. Fechadas na fábrica pelos donos e por policiais, cerca de 130 mulheres morreram queimadas, num incêndio criminoso.

Em 1910 surgiu a idéia de se criar uma data para homenagear essas operárias e marcar um dia de luta feminina. Em 1975, o dia 8 de março foi oficializado pela Organização das Nações Unidas como o Dia Internacional da Mulher.

O episódio trágico que originou a data aconteceu no segmento têxtil, que é no Brasil o que mais emprega mulheres. Segundo informado pelo portal Carreira Fashion, site de empregos e estágios segmentado na área de Moda, 90% das pessoas que buscam colocação profissional no segmento são do sexo feminino.

“No próprio Carreira Fashion temos apenas um homem, nosso diretor e idealizador do portal. Toda a equipe é formada por mulheres”, informa Vanessa Moschioni Charles, coordenadora da equipe.

Elas já ocupam um espaço muito significativo no mercado de trabalho. Segundo dados do IBGE, em 10 anos o nível de ocupação das mulheres aumentou quase 5 pontos percentuais, ao passo que para os homens ocorreu uma redução de cerca de 1 ponto percentual.

Infelizmente, ainda hoje, existem desigualdades. De acordo o IBGE, elas ganham o equivalente a 60% dos rendimentos pagos aos homens na mesma função. O que não é proporcional aos estudos, já que enquanto quase 60% das mulheres estudam por mais de onze anos, eles são somente 51,9%. No ensino superior, elas representam cerca de 60% do total de estudantes.

Porém, no segmento Moda, as mulheres podem comemorar, pois são elas que faturam a maior parte dos empregos, muitos deles com salários atraentes.

E agora é um momento para comemorar conquistas, a força feminina e a crescente representatividade no mercado de trabalho. Parabéns a todas as mulheres!

dia-da-mulher1

Vanessa Moschioni
Carreira Fashion
Para mais informações, visite www.carreirafashion.com.br
[email protected]

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Descontos e Promoções

Últimas notícias