Luciano Pires no Fashion Bubbles
O Fashion Bubbles é fruto do desejo de compartilhar conteúdo de qualidade. Acreditamos que mais que a tecnologia, vivemos a revolução do conhecimento, processo que…
O Fashion Bubbles é fruto do desejo de compartilhar conteúdo de qualidade. Acreditamos que mais que a tecnologia, vivemos a revolução do conhecimento, processo que está sendo intensificado pela internet.
Dentro desse contexto, o site tem muito o que comemorar. É que agora o Luciano Pires também faz parte de nosso time de colaboradores.
O Luciano está em sintonia com o site e tem muito para dividir conosco, ele é um escritor reconhecido, perito em questionar e colocar nossos neurônios para funcionar através de suas apimentadíssimas crônicas, palestras e livros.
Conheça também o portal Café Brasil com enquetes, fórum, artigos, vídeos, rádio e uma variedade de conteúdo focado nas questões da educação e da luta contra o emburrecimento do Brasil.
E para começar, um prelúdio sobre os desequilíbrios da visão macro.
A GOTA
Mário tem uma gota em seu escritório. No escritório, Mário tem uma gota. Uma gotinha d’água, simples e discreta. Caindo do aparelho de ar condicionado sobre o sofá. Já faz uma semana. Ploc… Ploc… Ploc…
É sua companheira. Mário botou um copo para que a água não estrague o sofá ou o carpete.
Pouco tempo atrás, a secretária de Mário chamaria um técnico de ar condicionado, que arrumaria o problema e pronto. Mas isso era num tempo em que as pessoas tomavam decisões, tinham autonomia e responsabilidades. Um tempo que não existe mais.
Enquanto isso, a gotinha vai pingando.
O mundo mudou, as empresas mudaram e agora a visão é macro. A gota na sala do Mário tem de ser tratada de um ponto de vista global. E, do ponto de vista global, a companheira gota não é uma gotinha num escritório. É parte de um Tsunami. Pois como ela existem mais centenas ou milhares de gotinhas em escritórios da empresa em todos os países. A gota do Mário é prima da gota do outro executivo lá na Índia. Ou em Cingapura. E as primas têm de ser tratadas de forma global. E para isso implementaram um processo.
E a gotinha pingando.
Mário descobre a gota. Avisa à secretária. Ela chama a manutenção, que abre um chamado, pois tem de lançar no relatório global. Mas a manutenção sempre está ocupada, pois tem menos gente que o necessário para atender a tantos chamados, e não pode atender imediatamente. Finalmente aparece um indivíduo. Examina o ar condicionado e dá o diagnóstico: tem de chamar um técnico em ar condicionado. Volta para seu departamento e aciona uma das empresas aprovadas pelo departamento de compras. O técnico só pode vir na segunda feira.
E a gotinha pingando.
Vem o técnico. Acompanhado do cara da manutenção. Tem de trocar esta peça mais aquela, revisar aquilo e apertar isto. Volta para sua empresa. Vai mandar um orçamento para o departamento de compras, que então vai proceder à aprovação. Ou não.
E a gotinha pingando.
E o Mário observando… Mais de uma semana se passou. A gotinha já mobilizou o Mário, sua secretária, o cara da manutenção, o técnico, os caras de compras, sem contar uns indiretos.
E continua pingando.
Mário liga para reclamar. E toma uma dura.
– Esse é o processo. Tem de ser tudo dentro das regras!
Afinal, temos de controlar os custos, temos que ter o “compliance” (você já ouviu isso? Sabe o que é? Não? Então aguarde…). Os relatórios devem ser preenchidos e as compras feitas de forma a reduzir todos os custos. É para isso que existem regras e Mário, o indisciplinado, mais uma vez quer infringi-las. É um estranho no ninho. Carta fora do baralho. Disseminador do caos. Indisciplinado.
E a gotinha pingando.
Aí Mário pára pra pensar. Reflete sobre o tempo que estava gastando com essa história, sobre a quantidade de gente envolvida, sobre o total imobilismo em que essas regras estão jogando a empresa e toma uma decisão.
Puxa o vaso para debaixo da gota.
Que continua lá, linda, leve e solta… Pingando.
Por Luciano Pires
Podcast Escutatória
E para começar o podcast Escutatória onde Luciano Pires começa com uma frase de Plutarco : “Se souberes ouvir, hás de tirar proveito até dos que falam mal”. Vamos falar da arte de saber ouvir e de como você trata seus ouvidos física e intelectualmente. Você é daqueles que usa fones de ouvido com 120 decibéis? Na trilha sonora, um presente para seus ouvidos: Olivia Byington, Ceguinhas de Campina Grande., Ângela Maria, a pianista Asako Tamura, Charlie Brown Jr., Eunubio Queiroz, Dilermando Reis e Ana Moura.
Clique aqui para ouvir o podcast
Saiba mais sobre o Luciano Pires
Nascido em Bauru, S.P., em 1956, formou-se em Comunicação em 1977 pela Universidade Mackenzie em São Paulo.
A experiência como jornalista e executivo de uma empresa global propiciou uma visão privilegiada da dinâmica do mundo dos negócios e do comportamento das pessoas que desempenham papéis de liderança.
Cartunista premiado, tornou-se colunista de vários sites, revistas e jornais, além de produzir e apresentar o programa Café Brasil na rádio Mundial FM (95,7 FM) em São Paulo e apresentar comentários diários no Transnotícias, programa da rádio Transamérica .
Lançou em julho de 2002 seu terceiro livro , O MEU EVEREST, que descreve sua aventura de caminhar em abril de 2001 até o campo base do Everest, no Nepal. Em 2003 lançou seu 4º livro , BRASILEIROS POCOTÓ – Reflexões sobre a Mediocridade que Assola o Brasil, já na sua 7º edição.
Mantém hoje um portal bastante popular (www.lucianopires.com.br) com enquetes, fórum, artigos, vídeos, rádio e uma variedade de conteúdo focado nas questões da educação e da luta contra o emburrecimento do Brasil.
A partir do contéudo de seus textos, Luciano transformou-se num dos grandes palestrantes brasileiros, que marca suas apresentações pelo bom humor, idéias provocativas e uso extensivo dos recursos multimídia.
– Se me perguntarem quem sou e o que faço, digo que sou um cartunista interessado na provocAÇÃO, inspirAÇÃO, inovAÇÃO e na transformAÇÃO das pessoas. Reflexão com ação. Só assim venceremos a mediocridade.
Enquete: quem você quer que vença A Fazenda 16?
Flor Fernandez e Luana Targino deram adeus ao programa depois de quase três meses de confinamento no reality. A atração está chegando ao fim e essas duas personalidades fortes acabaram batendo na trave, mas infelizmente não foram para o Top 8 e nem para a final. Depois da eliminação dupla, quem você quer que vença? Vote na nossa enquete A Fazenda 16 após a eliminação de Flor e Luana. Queremos saber sua opinião: