Lady Gaga e seu novo single – A arte de se reinventar

por Denise Pitta
/ 07 agosto 2015

ladygagaLady Gaga revelou prévia de seu novo single, “Till It Happens To You“. A música, mais introspectiva, fará parte da trilha sonora The Hunting Ground, documentário que acompanha jovens vítimas de estupro.


Preparando-se para lançar o seu quinto disco, Lady Gaga, terá vida longa nas paradas de sucesso. Saiba por quê:

Com uma enorme capacidade de se reinventar, a cantora vem mostrando que, quando está no auge, e do auge, às vezes, parte-se para a decadência, ela aparece com algo novo e surpreendente, como a parceria com Tony Bennett que renovou os dois.

Com diferença de idade de 60 anos, a associação com Bennett permitiu à diva pop que deixasse de lado sua imagem excêntrica, para cantar melodias mais suaves, o que também interferiu no seu visual, que apareceu mais elegante, em looks que lembravam as divas hollywoodianas.

Lady gaga Tony BennettMudança de figurino: antes de Bennett, Gaga era considerada mais uma performer, do que cantora, seja por seu comportamento, roupas ou criatividade excêntrica. Os desafios do jazz antigo a fizeram amadurecer  Lady gaga roupasjpg“Quando comecei a compor para a indústria musical, fiquei conhecida como a garota extravagante do centro de Nova York”, disse ela.“Por isso moldei minha música para ser daquele jeito, para ser notada, para poder viajar mais e fazer mais shows”, declarou a artista, que ficou conhecida tanto por suas roupas espantosas – como um roupão feito de carne – quanto por sua música e suas apresentações inovadoras.

“O que te trouxe até aqui, não é o que te levará daqui em diante.”

Nunca me esqueci dessa frase carregada de significados que um dia ouvi da boca do meu irmão, o consultor de carreira Edgard Pitta de Almeida.

Saber se reinventar é uma das formas para continuar evoluindo. Às  vezes, quando vivemos um ápice em nossas vidas, nos fixamos emocionalmente neste período e não percebemos que estamos parados, retidos nesta fase e deixando de evoluir.

É preciso buscar inspiração para cada  nov0 período da vida. É preciso se desconstruir, para se reconstruir de forma mais madura.

Gaga sabe se reinventar. Dos grotescos monstros e exagero do visual, passou para elegância do Tonny Bennett e com ele já trabalha em seu segundo disco. O primeiro, Cheek to Cheek, foi lançado em setembro de 2014 e fez grande sucesso tanto de público como de crítica. Desta fase, no figurino, mais elegância, menos excentricidade, sem deixar de ser Gaga, o que é mais importante!!!

Madonna, considerada a rainha do pop, com mais de  30 anos de estrada, mudou diversas vezes, tanto de visual, como de referências musicais.  Da fase mais sexual da sua vida nos anos 80, com o disco Erotica, a cantora buscou inspiração no Oriente e na Yoga para se renovar através do universo zen nos anos 90.  E para a fase disco nos 2000, assim segue a cantora, como uma serpente no bom sentido, trocando suas peles para continuar vivendo. Veja aqui as diferentes fases da cantora.

Como Madonna, Lady Gaga vai em um bom caminho, transição que a cantora Britney e tantas outras não conseguiram fazer. É preciso morrer para renascer, o tempo todo, só assim evoluímos.

E se quisermos continuar fazendo o mesmo, ou não encontrarmos formas para seguir em frente, iniciando um novo ciclo de vida, entramos em decadência. Seguir em frente, é ser capaz de se despir de uma construção “egoica”,  para  surgir espaço para outra forma mais madura.

Quer exemplos? A empresa Olivetti, a indústria número 1 de máquinas de escrever, faliu porque não migrou seu know how para teclados ou qualquer outro acessório para PC’s. Insistiu em investir em maquinas de escrever, que, por mais modernas, já estavam ultrapassadas. Quem não se lembra da grande campanha contra a globalização? Quem insistiu, perdeu. Atualmente temos uma guerra contra o UBER, quem ganhará?

Quem já não se deparou com alguma pessoa que vive fixada em algum período? Sabe aquele seu amigo, que ama tudo dos anos 80? Só vai em baladas que revivam essa década e, em alguns casos, até procura se vestir como no passado, que deve ter sido, de alguma forma, seu ápice, deve ter sido, ou acha que tenham sido, os melhores anos da sua vida, e assim, se nega a seguir em frente e revive insistentemente, pelo menos em fantasia,  ” os tempos que eram bons…”

Ou aquela sedutora, que, aos 60 continua querendo seduzir e viver como nos 20…

Stefani Joanne Angelina Germanotta, nome de batismo de Lady Gaga que nasceu em Yonkers – EUA no dia 28 de Março de 1986. E segundo sua biografia, aos 4 anos aprendeu a tocar piano apenas ouvindo. Aos 13 escreveu sua primeira composição, aos 17 se tornou uma das 20 crianças do mundo convocadas para ingressar na “Tisch (Escola de Artes da Universidade de Nova Iorque)”. Aos 20 escreveu músicas para o grupo norte americano Pussycat Dolls, um bônus – Quicksand – para o Itunes, do álbum Circus de Britney Spears, e para artistas da Interscope. Até finalmente estourar nas paradas de sucesso, em 2008, com o lançamento do seu álbum de estreia, intitulado The Fame.

Com tanto talento, vida longa a Lady Gaga! Que continue se reinventando, afinal, “o que te trouxe até aqui, não é o que te levará daqui em diante.”

Tony Bennett, Lady Gaga – The Lady is a Tramp

Lady Gaga – Judas

 

Confira tradução da letra da nova música:

 

Até Acontecer Com Você

Você me diz para manter a cabeça erguida

Manter a cabeça erguida e ser forte

Porque quando você cai, precisa levantar

Precisa levantar e seguir em frente

 

Diga-me como diabos você poderia falar?

Como poderia falar?

Perdendo até andar por onde andei

Isso não é brincadeira

 

Até que aconteça com você, você não sabe como se sente

Até que aconteça com você, você não saberá, não será real

Não será real

Eu sei como é

 

Até que o seu mundo queime e quebre

Até que você esteja no fim, no fim da sua corda

Até que você esteja no meu lugar

Eu não quero ouvir nada de você, de você, de você

 

Até que aconteça com você

Você não sabe como eu me sinto, me sinto, me sinto

Até que aconteça com você, você não saberá, não será real

Não será real

Eu sei como é

 

Até que aconteça com você

Aconteça com você

Aconteça com você

Aconteça com você

Aconteça com você

Até que aconteça com você

Você não saberá como eu me sinto

Letra enviada por Emerson Silva no Vagalume.
07 agosto 2015
Denise Pitta

Denise Pitta

Denise Pitta é digital influencer e empreendedora. Idealizadora do Fashion Bubbles, é também editora chefe do portal que já recebeu mais de 107 milhões de visitas. Estilista, formada em Moda e Artes Plásticas, atuou em diversas confecções e teve marca própria de lingeries, a Lility. Começou o blog em 2006 e está entre as primeiras blogueiras brasileiras da moda. Também desenvolve pesquisas sobre História e Identidade Brasileira na Moda e Psicologia Analítica. É apaixonada por filosofia, física quântica, psicanálise e política. Siga Denise no Instagram: @denisepitta e @fashionbubblesoficial