Humildade – Filhos da Terra
Gosto de pensar sobre as origens das palavras, hábito que adquiri com minha mãe, historiadora que começa sempre pela origem das coisas. Palavras simples,…
Gosto de pensar sobre as origens das palavras, hábito que adquiri com minha mãe, historiadora que começa sempre pela origem das coisas. Palavras simples, que às vezes parecem obvias, trazem um sentido muito mais profundo e complexo do que o imaginado…
Nesses dias tenho pensado sobre Humildade que vem do Latim “humus” e significa “filhos da terra”. Filhos da terra e não do céu, portanto não são divinos nem perfeitos, mas mortais finitos cheios de defeitos que precisam tomar consciência deles, para que possa melhorar e para isso precisa ser forte, nobre, pois admitir a própria fraqueza é sempre doloroso, mas necessário. Conheça a verdade e elas vos libertará!
Humildade, do latim humilitate – 1. Virtude que nos dá o sentimento da nossa fraqueza e que proporciona a consciência das nossas próprias imperfeições. 2. Modéstia, simplicidade. 3. Pobreza. 4. Respeito, reverência.
“Se diz que a humildade é uma virtude humilde, quem se vangloria da sua, mostra simplesmente que lhe falta. Ela torna as virtudes discretas, despercebidas de si mesma. A humildade não é depreciação de si mesmo, não é ignorância com relação ao que somos, mas ao contrário, se tem conhecimento exato do que não somos. Se apresenta com humildade, sem que a vaidade se manifeste.
Podem-se encontrar diferentes graus de humildade, como também falsas humildades, pode-se ser humildade em breves momentos, ante algo que nos parece grandioso. São falsas humildades: Aqueles que se rebaixam ante os outros querendo parecer humildes, porém estão cheios de ressentimentos, inveja ou ambição. Outra falsa humildade é não reconhecer ou não acreditar em seu real valor e se sentir inferior, pode até possuir humildade porém se inferioriza a tal ponto ante seus semelhantes, sentindo grande sofrimento em seu interior, este ser não respeita a sua dignidade. Ter humildade não significa ser servil.
Ter humildade não é signo de fraqueza. Pode-se ser humilde sem se depreciar ou reconhecer os valores de cada um. Mas, a verdadeira humildade, é aquela que o homem tem consciência e possui uma convicção do que ele é, da sua capacidade, da sua força ou da sua fraqueza, compreende e reconhece seus limites, mas não se limita ao contentamento nem a queixumes; não sofre por isso, se esforça e trabalha para ser melhor, procura ir além e procura constantemente seu aperfeiçoamento físico, moral e espiritual.
Ser humilde é saber ir até o ponto de não interferir nos outros, ser humilde é não intrometer-se na vida dos outros. Seu humilde é ser livre de ilusões… é quebrar o espelho narcísico e ver a vida como ela é… ou até onde conseguimos vislumbrar.” ( Anjo Azul – Poesias e Cia)
Enquete A Fazenda 2024: quem você quer que fique na 8ª Roça?
Nesta quarta-feira (13), aconteceu mais uma disputa empolgante no reality, que colocou as roceiras Flora Cruz, Luana Targino e Vanessa Carvalho para correrem atrás do prejuízo. Depois de triunfar na difícil competição, Luana escapou da berlinda. Sendo assim, restaram Gizelly, Flora e Vanessa no sufoco. Quem você quer que fique? Participe da votação na enquete sobre a 8ª Roça de A Fazenda 16!