Procurando notícias para o site me deparei com este blog sobre construção lingüística. Achei bárbaro, pois como tudo, as palavras também tem seus ciclos: nascem e caem em desuso, entram e saem da moda…
No FalaBonito você verá artigos sobre etmologia, sobre a história das palavras, significado e origem do seu nome e muito mais, vale a per conferida!Segue uma colher de chá:
17- Alguns termos científicos têm origens bem pouco científicas. A palavra “bactéria”, por exemplo, vem de backterion, que é o diminuitivo em grego de baktron, galho. Ao observar pela primeira vez as bactérias no microscópio, aproximadamente em 1847, os cientistas acharam-nas muito parecidas com galhinhos, e resolveram batizá-las de acordo.
18- As garrafas plásticas recicláveis de refrigerantes são chamadas garrafas PET. Esse termo, apesar de ter se originado do inglês, nada tem a ver com “pet” no sentido de animal de estimação. PET é uma sigla para Poly Ethylene Terephthlate ou, em português, politereftalato de etileno. Explicou-me o prof. Marcos L. Dias que um polímero é um material formado de moléculas muito grandes, que tem na sua estrutura química unidades que se repetem (poli=muitos e mero=partes). Os plásticos, borrachas e fibras sintéticas (as chamadas fibras de poliéster) são polímeros.
“Os limites da minha linguagem denotam os limites do meu mundo.”
Matéria retirada do blog FalaBonito.