Há alguns dias, o Carlos escreveu um artigo imaginando uma dobra no espaço e no tempo para aproximar as pessoas, inspirado por uma frase de minha mãe.
Mas você sabia que esta idéia é um conceito possível na física de Einstein?
Imagine um universo de duas dimensões, como uma folha de papel. A menor distância entre dois pontos é a reta que une os dois pontos agora curve o papel até que os dois pontos estejam juntos – pronto você acaba de dobrar o espaço bidimensional e criar um buraco de minhoca . Isso pode parecer loucura mas a física de Einsten, diz que é possível fazer isso com o espaço (está certo que tem um probleminha de energia negativa, entre outros, mas em conceito é possível!).
O nome “buraco de minhoca” vem de uma analogia usada para explicar o fenômeno. Da mesma forma que um verme que perambula pela casca de uma maçã poderia pegar um atalho para o lado oposto da casca da fruta abrindo caminho através do miolo, em vez de mover-se por toda a superfície até lá, um viajante que passasse por um buraco de verme pegaria um atalho para o lado oposto do universo através de um túnel topologicamente incomum (Wikipedia – Buraco de verme/minhoca)
Com isso vemos o quanto as metáforas são poderosas, até mesmo para o pensamento científico!
Saiba mais:
Dobra espacial (Star Trek)
O Espaço-tempo Curvo da Relatividade Geral
What exactly is a ‘wormhole’? Have wormholes been proven to exist or are they still theoretical?