Diferentes modos de ser belo

  Por Patrícia Mariuzzo Nenhum outro animal na natureza transforma o próprio corpo tão violentamente como os seres humanos. Essa transformação é parte do processo…

Compartilhe

bruxa-ma.jpg

Siga a Fashion Bubbles no Instagram
 

Por Patrícia Mariuzzo

Nenhum outro animal na natureza transforma o próprio corpo tão violentamente como os seres humanos. Essa transformação é parte do processo de humanização, que transforma o corpo num artefato cultural. Perfurações, tatuagens, escarificações, pinturas, são exemplos de modificações que funcionam como sinais de identidade social. Esses sinais, por sua vez, podem variar conforme cada cultura e também conforme os diferentes segmentos sociais no interior de um mesmo grupo, de acordo com a religião e o momento histórico. Como explica o antropólogo da USP, Renato da Silva Queiróz, também varia em cada comunidade o modo como são avaliadas e como se atribuem aspectos positivos e negativos a diferentes partes do corpo. Por isso, algumas recebem ornamentação mais elaborada porque são as partes socialmente mais valorizadas. Os índios Bororo, que vivem na região da bacia do rio São Lourenço, estado do Mato Grosso, enfeitam os lábios dos bebês para fortalecê-los e fazê-los crescer.

Para ser belo entre os Bororo não é necessário apenas saber quais são os alimentos adequados, é preciso saber como consumi-los, ou seja, é preciso comer pouco. “Desvalorizam-se todos aqueles que, comendo muito, comem como porcos, bem como aqueles que ostentam barrigas e adiposidades, sinal de indolência e incontinência sexual”, descreve Viertler. É comum apelar para o vômito para afinar e tornar leve o corpo, principalmente em casais de pais de bebês recém-nascidos e de rapazes solteiros. “Os vômitos são vistos como técnicas de purificação e de fortalecimento. Por meio deles, é possível beneficiar o corpinho frágil das crianças que são vistas como prolongamentos vivos de seus pais”, diz ela.

Leia o artigo completo na revista eletrônica Com Ciência.

Leia os outros artigos do dossiê Beleza.

Compartilhe

Enquete A Fazenda 2024: quem você quer que fique na 8ª Roça?

Nesta quarta-feira (13), aconteceu mais uma disputa empolgante no reality, que colocou as roceiras Flora Cruz, Luana Targino e Vanessa Carvalho para correrem atrás do prejuízo. Depois de triunfar na difícil competição, Luana escapou da berlinda. Sendo assim, restaram Gizelly, Flora  e Vanessa no sufoco. Quem você quer que fique? Participe da votação na enquete sobre a 8ª Roça de A Fazenda 16!


Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Descontos e Promoções

Últimas notícias