Contardo Calligaris
O Eddie sempre descobre textos e autores fantásticos, entre eles, o Contardo Calligaris que é psicanalista, doutor em psicologia clínica (Université de Provence) e colunista da…
O Eddie sempre descobre textos e autores fantásticos, entre eles, o Contardo Calligaris que é psicanalista, doutor em psicologia clínica (Université de Provence) e colunista da Folha de S.Paulo.
Vivemos a inqueietação típica da natureza humuna e nada melhor que reflexões profundas que nos ajudem a dar nome e entendimento às aflições que pairam em nossos corações mas ainda não encontraram uma definição. Calligaris, está entre esses autores que ajudam a entender e nominar conceitos, principalmente da pós-modernidade.
“O migrante é aquele que não precisa mais da casa que perdeu; sua morada não é um país nem uma cultura: ele está em casa no exílio, pois é no exílio que aparece a universalidade da inquietação moral moderna. O internacionalismo proletário marxista, assim como a globalização capitalista, talvez seja apenas epifenômeno fracassado do universalismo cristão que fundou a cultura moderna: somos indivíduos, sem morada fixa, e por isso mesmo cada um de nós é responsável não apenas por seus conterrâneos mas por todos, mundo afora. ”
Contardo Calligaris