Comporte-se nas festas corporativas de final de ano
O final de ano já chegou e não há mais lugar para reservas para cofraternizações. Bares, pizzarias, clubes, hoteis, restaurantes estão todos lotados de…
O final de ano já chegou e não há mais lugar para reservas para cofraternizações. Bares, pizzarias, clubes, hoteis, restaurantes estão todos lotados de gente celebrando. Nem a empresa e nem o empregado tem como fugir das festas corporativas.
Eu pensava que aquelas brincadeiras chatas de amigo-secreto, amigo-da-onça, mis-xuruca, presente surpresa ou presente de R$ 1,99 já haviam sido superadas ou substituidas, entretanto já presenciei várias cenas em restaurantes cujos funcionários sem muito ânimo participam para não perder a amizade, o clima ou até seu emprego.
As brincadeiras não são os pontos mais críticos dos quais chamamos sua atenção. Os excessos são sempre razões para futuros arrependimentos. Apesar de que as confraternizações corporativas serem momentos de informalidade entre colegas de trabalho com comida e bebida em abundancia não quer dizer que você também precise exceder em seu comportamento.
Seguem algumas dicas para que você não só evite “queimar seu filme”, mas evite ficar na memória dos participantes mais do que o próprio evento:
1. É sempre bom participar dos eventos corporativos, caso não seja possível comunique para as pessoas chaves de sua empresa as razões plausíveis que justifiquem sua ausência e sempre demonstrando muito pesar.
2. Seja pontual na chegada e não precisa ficar até a última música, a não ser que você queira ser testemunha situações vexatórias.
3. Escolha roupas adequadas. Apesar de ser confraternização, não há necessidade de compartilhar com todos de uma vez sua extravagança.
4. Beba o suficiente para ser sociável sem exceder seu controle pessoal, caso perceba que começou a fugir de seu comportamento de costume – é hora de ir.
5. Não há problema nenhum de dançar e esbanjar felicidade, entretanto muito amor e carinho pode comprometer sua imagem na frente dos colegas. É sempre nesta hora que muitos apostam com os amigos sobre seu deslize.
6. Quando as músicas mais picantes derem seu tom – uh! Uh! Só as cachorras! – Piririn piririn piririn, alguém ligou pra mim – vá retocar a maquiagem – ou fazer uma ligação. Quem sabe você não está cançada(o).
7. É muito natural que você queira mostrar para seus colegas sua habilidades em outros setores…..mas não precisa ser para toda a corporação.
8. Em caso de amigo secreto, procure presentes neutros e sem tom sensual ou sexual, para evitar que os sentimentos inconscientes venham a tona.
9. Na hora de ir, evite caronas. Elas sempre podem ter múltiplas interpretações.
O fato da corporação ser um local de trabalho, não quer dizer que você não possa ter amigos, namorados e amantes. Entretanto, as festas corporativas são eventos que reúnem muita gente da empresa em um só momento, querendo extravasar o que passou durante o ano. Desta forma, tudo o que acontecer, será marcante e ficará registrado como especial para os participantes, seja no profissional ou até mesmo no pessoal.
Divirta-se!
Por Carlos Silva
Enquete A Fazenda 2024: quem você quer que fique na 8ª Roça?
Nesta quarta-feira (13), aconteceu mais uma disputa empolgante no reality, que colocou as roceiras Flora Cruz, Luana Targino e Vanessa Carvalho para correrem atrás do prejuízo. Depois de triunfar na difícil competição, Luana escapou da berlinda. Sendo assim, restaram Gizelly, Flora e Vanessa no sufoco. Quem você quer que fique? Participe da votação na enquete sobre a 8ª Roça de A Fazenda 16!