E a autoconfiança? Como anda? Esta é mais fácil, pois é saber de suas capacidades, seu desempenho. O que você sabe fazer de bom? Quais são seus talentos? O que são aquelas coisas pequenas ou grandes que você faz sem esforço? Você tem talento para dirigir um caminhão, para comandar pessoas, para fazer o pudim de leite com o número certo de furinhos? Me diz agora, no que você é boa?
Agora vem uma que eu gosto muito, porque é um suporte, algo que construímos mas que depende de uma troca sadia: como vai sua competência social? Como você estabelece contatos? Como faz para aproximar ou afastar pessoas? Como você hoje lida com o outro? A rede social em que nos envolvemos é um cuidado importante quando nos amamos, porque os que temos por perto são o reflexo do que queremos para nossa vida. Em geral, buscamos um pouco de cada um que nos cerca para tecer o fio da nossa história. Esta troca é rica porque nos permite aprender sem precisar errar. É aprender utilizando o relato do outro.
Agora, e o que fazer com esta rede? Aí já vamos falar sobre sua competência social. Como você é capaz de lidar com situações difíceis que envolvem outros além de você? O quanto você consegue ser flexível sem abrir mão de seus valores junto a esta rede que você teceu na sua vida? O quanto você se expõe sem se colocar em um lugar desconfortável?
Me diga, respondendo a todas estas perguntas, o que você está achando de você? Está gostando de se conhecer? Você se sente firme para falar de si com amor, respeito, cuidado e franqueza?
Se a resposta é sim, você se conhece, você se curte e acima de tudo, você se valoriza de maneira correta. E vale lembrar que a melhor maneira de ser apreciado, é apreciar. O quão mais amorosamente você se cuidar, mais amor vai produzir e mais amor vai conseguir espalhar.
É um “ganha ganha” perene!
Agora me fala um pouco de você, me apresenta esta pessoa linda que acabou de conhecer? Pelo brilho em seus olhos, não tenho a menor dúvida de que ela é fantástica!
Até a próxima semana.
Por Gustavo Horta
(Gustavo Horta é Life Coach especializado em mulheres, faz parte da
Woman To Be. Mediador de conflitos, é profissional que atua há mais de 20 anos em relações humanas por acreditar e investir no contínuo aperfeiçoamento dos indivíduos. Tem ampla experiência em Recursos Humanos, Gestão de Projetos em Cultura e Esportes, Comunicação Institucional e Captação de Recursos. E acredita que mulher feliz é aquela que manda no seu próprio nariz. E-mail:
gustavohshorta@gmail.com , Instagram:
@gusiho, Linkedin:
Gustavo Horta, Twitter: @gustavohorta )
Sobre a WTB: A Woman To Be é uma empresa de coaching para mulheres que buscam a autorrealização através de escolhas mais assertivas para alcançar o equilíbrio em todas as áreas da vida. Os programas desenvolvidos e aplicados com metodologia própria Woman To Be proporcionam condições para que a mulher seja a grande líder e protagonista de sua própria história.
Veja também: