Williamsburg é uma área vizinha a Manhattan localizada a norte do Brooklin, composta por Judeus, Latinos, Poloneses, hipster designers e artistas em início de carreira. Os galpões que restaram de uma era industrial estão sendo ocupados por galerias, casas de shows ou dando lugar a condomínios de luxo.
Nos pequenos restaurantes com portas e janelas abertas para a rua, os clientes se sentam para saborear comidas tailandesas, gregas, latinas, japonesas ou simplesmente um hamburguer com muita batata frita, observando o público passar lentamente conversando e segurando um copo longo de isopor com café morno. Novos designers, artistas emergentes, bandas e shows estão transformando Williamsburg em um cenário artístico semelhante ao Village em Manhattan.
Definitivamente tem alguma coisa acontecendo em Williamsburg, se você está em Nova York, vale a pena pegar o metrô e ir até lá conferir de perto.
Para chegar a Willimsburg, de Manhattan pegue o metro L, saindo da Union Square Street em Manhattan na rua 14 e desça na estação Bedford Avenue em Williamsburg.
Primeiro ande pela Avenida Bedford e vá observando as lojas dos dois lados da calçada, não se intimide, roupas novas, usadas, vintages ou exclusivas estão penduradas em araras, portões ou debruçadas sobre mesas improvisadas na calçadas. Moradores, designers e criadores independentes oferecem uma infinidade de produtos aos turistas e frequentadores das lojas. Depois observe os restaurantes e feirinhas espalhadas nas ruas paralelas à avenida, como a rua 6 onde aos sábados e domingos acontece a Artists & Fleas, feirinha chique cheias de roupas únicas, acessórios, artes e claro as peças vintage de marcas conhecidas.
Ainda na Bedford, livros de diversos assuntos, bijouterias e bolsas disputam a atenção próximas a camisetas estampadas ou customizadas por designers locais.
Se ficou curioso e deseja ver de perto o que Willimsburg tem de interessante, não deixe de visitar os enderecos abaixo:
- Becon’s Closet (88 Norte, na rua 11)- thrift shop, jeans, calçados de marcas, vestidos, bolsas, em boas condições.
- Buffalo Exchange (504 na Avenida Driggs ou East Village
332 – 11rua em Manhattan) – vários artigos usados. - Mini Mini Market (218 na avenida Bedford) – presentes e acessórios estilo retrô.
- Two Jakes (320 na Avenida Wythe) – artigos para casa tipo antiquário.
- Cosmo Modern (314 na avenida Wythe) – artigos para casa tipo antiquário.
- Shoe Market – (160 Norte na rua 6) – calçados diferenciados, novidades cheias de estilo, vale a pena conferir.
- CB I hate perfume (93 na Avenida Wythe) – loja de essências onde você pode misturar cheiros e criar seu próprio perfume, infelizmente estava fechada quando fui num domingo à tarde.
Não importa o que você esteja procurando, com certeza vai encontrar por ali. Em Williamsburg as pessoas são simpáticas e sorridentes. Se preferir ver o que marcas novas ou famosas estão oferecendo em um ambiente mais refinado, visite as lojas abaixo:
- Pop (308 na rua Grand Street) boutique de vestidos, jeans e acessórios para homens e mulheres.
- Jumelle (148 na Avenida Bedford) roupas e acessórios de marcas famosas, com preços high-end também.
- About Glamour (103 na rua 3)
- The Future Perfect (115 Norte na rua 6)
Quando cansar de andar pelas ruas com suas sacolas, pare para almoçar, Williamsburg não deixa nada a dever em opções de restaurantes, decida-se entre Peter Luger Steakhouse (
178 Broadway), Roebling tea Room (143 Roebling), Dressler (perfeito para jantar na 149 da Broadway dresslernyc.com/ ), Endless Summer (esquina da rua 6 com a Bedford), La Superior (295 na rua Berry), Shachis (197 rua Havemeyer), Fiore (284 Rua Grand Street) e tantos outros que você vai ficar em dúvida. Não deixe de ir ao restaurante e launge Sea n. 114 na rua 6 antes de se decidir, ou se você não quiser esperar uma hora por uma mesa e preferir um local mais reservado, escolha o Tai Thai n. 206 da Avenida Bedford, onde almocei.
Reserve um dia inteiro para visitar Williamsburg, mas se seu desejo é apenas passear por galerias, não deixe de olhar esse site e anotar os endereços: Free Williamsburg são mais de 50 galerias para todos os gostos.
Live Music – Se você só puder vir a Williamsburg no fim do dia, aproveite para curtir os shows de música ao vivo com bandas populares. Escolha entre Glass Lands 289 da Avenida Kent, ou dê uma olhada nos shows que acontecem no Music Hall of Willimsburg quase sempre com tíquetes esgotados na altura do nº 66 da rua 6. Outro local interessante é o Petes Candy Store número 709 da Rua Lorimer que traz no menu leitura de poemas às sextas feiras.
Eu não poderia deixar de citar Warsaw (261 Avenida Driggs), Sound Fix ( 110 da Avenida Bedford), Union Pool (484 da Avenida Union) e Studio B (259 da rua Banker).
Você ainda pode escolher outros endereços visitando o site Free Williamsburg para conferir as dezenas de opções de casas noturnas e shows.
Por último, não deixe de ir até o final da rua 8 no encontro com a avenida kent, entre no East River State Park para uma vista única de Manhattan. É como se os prédios cinzas brotassem do chão e quisessem furar o céu com suas torres altas e pontiagudas. Se for um dia claro de primavera ou um dia quente de verão, traga uma toalha, água e compre um sorvete na entrada do parque para observar o cair do sol refletido nos arranha-céus de uma das cidades mais vibrantes do mundo.
Todas as fotos que ilustram essa matéria foram feitas por Sue Schmitt, todos os direitos reservados.
Por Sue S.
Salvar
Salvar
Salvar