Dicas de Viagens – Gastronomia em Paris: restaurantes, cafés e bares da cidade luz / Parte 2

por Angela Barretto
/ 18 novembro 2011 / 2comentarios


Por Angela Barretto

Coisas mágicas acontecem em Paris, acredite. A cidade é tão bela que as luzes, os parques, o Sena e todo o resto conspiram para fazer você acreditar que o inesperado está logo ali, em uma esquina ou beco parisiense.

Nosso roteiro foge do mais conhecido – as dicas são especiais, de gente que morou lá, vai todo ano, ou tem Paris como um segundo lar.

Leia também:

Reveillon 2012 – Meia noite em Paris: Roteiro completo para uma viagem perfeita a Paris / Parte 1

Dicas de Viagens – Roteiro de compras em Paris / Parte 3

Assim, segue uma lista caprichada com dicas de  de  restaurantes, cafés e bares em Paris:

O restaurante mais antigo de Paris – aberto em 1686 – o Le Procope é um dos endereços que vale uma visita. Ambiente acolhedor, culinária tipicamente francesa, boa carta de vinhos, sorvetes e sobremesas deliciosos. No almoço, menu a “prix fix”, com entrada, prato principal e sobremesa por volta dos € 30.00.
13, rue de l’Ancienne Comédie, nas imediações do Teatro Odeon, e do Jardin Du Luxembourg.
Aberto todos os dias das 11h30 até a meia-noite e nos fins de semana até 1h.

 

Para quem, mesmo em Paris, precisa comer uma pizza, o Grazie, recém-aberto, é a pedida. O espaço é um mix de pizzaria, loft com pegada novaiorquina e bar de coquetéis diferenciados.
Grazie
91, Boulevard Beaumarchais,- 3rd
Aberto todos os dias par almoço e jantar
Tel. : 00 33 1 42 78 11 96

Restaurante ou biblioteca? O Les Editeurs, no cruzamento do Odeon e Saint Germain de Prés, fica no meio termo: é um café, bar, restaurante, salão de chá e uma biblioteca. Ali você pode, a qualquer hora, saborear um café ou um romance, tomar um drinque enquanto lê os jornais do dia ou simplesmente ver o desfile das pessoas enquanto se delicia com um sanduiche.

Foto: Les Editeurs

4,Carrefour Odeon
Telefone 33 1 266776 – Aberto das 8h até duas da manhã.

Se você estiver hospedado na casa de algum amigo, ou alugou um apartamento e quiser comprar comida pronta, deliciosa e feita com os melhores ingredientes, vá até o novo Cococook, que também faz entregas nas redondezas, entre 11h30 até 23h, todos os dias. Saladas saudáveis, sanduíches, pratos principais e sobremesas estão no cardápio deste ótimo endereço. Opções para todos os paladares, inclusive para os vegetarianos: salada de quinoa com amêndoas,  “Sandwich Cococlub” (bacon, ovos, maionese e estragão), frango assado com quinoa, feijão verde e leite de amêndoa ou de uma milanesa com legumes. Tem também sugestões da cozinha francesa com um toque asiático. E, não eprca as sobremesas, como a cheesecake de abóbora e baunilha, o bolo de amêndoa ou a panna cotta com gergelim preto.
Cococook
30, rue Charlot,-75003;
Tel.:33 1 42 74 80 00

Comer um bom crepe em Paris é quase uma obrigação, n’est pas? Mas, em vez dos tradicionais,  aventure-se no Breizh Café, que foge do convencional em vários os sentidos. Primeiro, não está localizado em Montparnasse, o bairro das creperies, por excelência, mas sim no coração do Maris, com um ambiente descolado e um cardápio inovador: crepes de chocolate derretido com banana, de creme de arenque com mostarda e de pêra caramelizada com chantilly,  para uma sobremesa de dar água na boca.

Foto: Breizh Café

Breizh Café
109, rue Vieille-du-Temple, 3rd
Metro Filles du Calvaire
Tel : 00-33-1-42-72-13-77.
Fechado as segundas e terças
Melhor fazer reservas

Ainda no bairro do Marais – um dos mais charmosos de Paris – na movimentada Rue de Bretagne, não deixe de ir até o Marchê dês Enfants Rouge, mercado do século 17, um programa delicioso. Frutas, legumes, peixes e verduras – tudo fresquíssimo – flores e até antiguidades são vendidos no local. Além disso, vários mini “restaurantes”  servem diferentes tipos de comida, como italiana, marroquina, libanesa, entre outras.  Você pode degustar queijos, vinhos e produtos regionais franceses. Depois de escolher o que comer, procure um lugar nas mesas comunitárias, sempre lotadas. O Marché é bastante freqüentado pelos parisienses que buscam uma boa comida, em um lugar descontraído e diferente. Almoçar lá é uma delícia e no final de semana é um ponto de jovens descolados. Agradável e divertido.
39, rue de Bretagne
Aberto de terça a sábado das 8h30 até 13h e 16h até 19h30
Domingos das 8h30 até 14h

No capítulo “Bistrots” – um must nesta cidade – existem alguns imperdíveis. O L’ami Louis, ou o similar Fontaine de Mars são dois deles e bastam para dar exemplo de tudo que um bistrô deve ser: ótima comida, ambiente pequeno e acolhedor, tudo essencialmente francês.

No L’Ami Louis, famoso pela clientela estrelada e famosa, o cardápio  é repleto de clássicos: vieiras, escargots, pato confit, agneau de lait e côte du veau. Os dois pratos pelo quais o restaurante é sem dúvida mais famoso são o foie gras e o frango assado.
Preços altos.
32, rue Vertbois
Tel.: 0033 1 48 87 77 48

O Fontaine de Mars é outro clássico. Tem decoração típica e elegante. O serviço é atencioso e o estafe está habituado a receber brasileiros residentes e viajantes frequentes. As especialidades são o presunto cortado na hora, a terrine aux cèpes e as carnes acompanhadas por batatas gratinadas. As mesas do terraço ficam na frente da antiga Fontaine de Mars, cantinho charmoso do bairro.


Bistrot
Fontaine de Mars

La Fontaine de Mars
129, rue Saint Dominique
Tel.: 01 47 45 46 44

Le Baratin é simples, porem um dos melhores de Paris. O dono Philippe é um grande conhecedor de vinhos. A esposa do Philippe, Raquel é argentina e cozinha como os deuses. Os pratos mudam diariamente dependendo do que ela encontrar nos mercados. Geralmente é lá que vão comer os grandes chefes estrelados, do interior quando estão em Paris. Esse estabelecimento é a melhor expressão de qualidade\preço\prazer gastronômico.
Le Baratin
5, rue Jouye Rouve
Tel.: 1 43 49 39 70

Um antigo cinema do bairro que agora é um bar-restaurante charmoso. O Schmuck é um cocktail-bar, com boa música e freqüentado por gente da noite. Não deixe de experimentar o Tangerine Pool, drinque especial do local. No cardápio: burrata, tartare de poisson, entrecôte para citar alguns pratos. Ambiente cool, feito com móveis do Marché aux Puces ou em Drouot: lustres, espelhos e um mix divertido de papéis de parede. Confira
Schmuck
1, rue Condé 75006 Paris
Tel.: 01 43 54 18 21

O Rosebud é um bar jazzy, ambiente anos 30/40/ 50, que atrai uma maré de fiéis frequentadores. O bar é uma verdadeira alegria. Barman impecável num balcão de zinco e mais de 50 coquetéis na carta. Para quem quiser conhecer um endereço que não consta em outra lista de Paris.

Foto: Paris RD

Rosebud
11bis, Rue Delambre 75014 Paris
Tél. : 01 43 35 38 54

Frenchie, no coração da histórica área do Halles, numa rua totalmente adorável, fica este boa pedida, em todos os sentidos. A decoração é um mix de loft novaiorquino com bar parisiense. Cozinha típica francesa com toques internacionais. Melhor de tudo: bons preços!
Restaurant Frenchie
6, rue Du Nil
Tel.: 01 40 39 96 19

O Yam Tcha – uma novidade maravilhosa, recomendado por profissionais da cozinha – é um pequeno restaurante de culinária requintada, com sabores entre França e China. Tudo é cozido no wok ou por vapor. Seu menu degustação pode ser acompanhado por vinho ou chá. São apenas 20 lugares e é o  tipo de lugar que requer reserva com muita antecedência, mas que recompensa o esforço.
Yam Tcha
4, rue Sauval, tel. (33-1) 40.26.08.07

Leia também:

Reveillon 2012 – Meia noite em Paris: Roteiro completo para uma viagem perfeita a Paris / Parte 1

Dicas de Viagens – Roteiro de compras em Paris / Parte 3

Foto de abertura: Qantas

18 novembro 2011
Angela Barretto

Angela Barretto

Angela adora escrever e viajar. Viagens abrem a percepção, os sentidos e a vida ao desconhecido, Trazem conhecimento, novos amigos e diversão. “Viajar é preciso”, como diz o poeta. Contato: viagemab@gmail.com