Metropolitan Museum traz uma conversa impossivel entre Schiaparelli e Prada
Toda primavera o Metropolitan Museum of Art de Nova York apresenta uma exposição organizada pelo The Met Costume Institute. Para quem não lembra, ano passado o museu trouxe os trabalhos geniais de McQueen na apresentação The Sevage Beauty. O sucesso foi tão grande que as formas e símbolos de McQueen se espalharam pelo mundo […]
Toda primavera o Metropolitan Museum of Art de Nova York apresenta uma exposição organizada pelo The Met Costume Institute. Para quem não lembra, ano passado o museu trouxe os trabalhos geniais de McQueen na apresentação The Sevage Beauty. O sucesso foi tão grande que as formas e símbolos de McQueen se espalharam pelo mundo e viraram quentes tendências.
Este ano o museu explora o universo da moda com a exposição Schiaparelli & Prada: Impossible Conversations (Conversas Impossíveis), que traz a relação entre duas figuras importantes da moda italiana, mas de épocas completamente diferentes.
Para quem não conhece, Elsa Schiaparelli (1890-1973) foi uma estilista que trabalhou em Paris a partir dos anos 1920 até o fechamento de sua maison em 1954. Ela ficou conhecida pelas suas peças surrealista e emblemáticas como o vestido de gota e o colar de insetos. Sua estética surreal anda um tanto em alta ultimamente e vem sendo bastante recriada em coleções de designers como Delfina Delletrez e Diane Von Furstenberg. Já Miuccia Prada, que toma conta dos negócios da família desde 1978, é conhecida por trabalhar com temas como a natureza eclética do pós-modernismo.
Apesar de suas diferenças, a ideia da exposição é explorar as semelhanças e relacionar o trabalho das duas como se elas se conhecessem. As semelhanças não são poucas: as duas trabalharam com muitas estampas surrealistas, com a desconstrução da silhueta, com materiais inovadores e com bastante excentricidade. Quer um exemplo de excentricidade trazida pela Prada mais recentemente? Quem não se lembra dos óculos de sol art-deco lançado no ano passado?
O conceito da mostra foi baseada na matéria histórica “Entrevista Impossível” feita pela revista Vanity Fair na década de 1930. Para criar esta forma de retratar as conversas simuladas entre Schiaparelli e Miuccia, o museu trouxe o diretor de cinema Baz Luhrmann, conhecido por suas trilhas sonoras.
A exposição que será inaugurada esta semana no dia 10 de maio vai apresentar cerca de 90 modelos e acessórios: sendo trinta deles de Schiaparelli a partir do final anos 1920 e o restante de Prada a partir dos anos 1980 até hoje em dia. As peças usadas foram tiradas do acervo do The Met Costume Institute, do arquivo da marca Prada e também de outras instituições e coleções particulares. Os objetos serão organizadas em sete galerias temáticas: Waist Up/Waist Down, Ugly Chic, Hard Chic, Naïf Chic, The Classical Body, The Exotic Body e The Surreal Body.
Esta será, sem dúvida, mais uma exposição para se inspirar e se emocionar. Vale a pena dar uma conferida se você estiver ou passar por Nova York nos próximo meses.
Veja abaixo mais algumas peças de Schiaparelli nos anos 1930 que estão desde a semana passada no leilão online 1stDibs. Depois eu explico melhor como funciona o site.
Imagens: Fashionista, Blog Stylesight, NY Times
Enquete: quem você quer que fique na Fazenda 16?
Agora é tudo ou nada, pois A Fazenda 16 está oficialmente chegando ao fim. Quatro peões foram parar na berlinda desta semana, sendo que dois deles vão ser eliminados pelos votos do público. No caso, os menos queridos pelos telespectadores. Compartilhe na enquete do Fashion Bubble sua opinião sobre quem deve ficar nesta 12ª Roça: