Se você ficou tonta só de olhar tantos listrados é bom ir se acostumando, pois as listras já estão ganhando as ruas!
As passarelas internacionais apontaram o duo preto e o branco como uma das grandes apostas para a temporada do verão 2013, e para compor essa tendência, além de representar a família dos geométricos; outra grande aposta; nada melhor do que as listras.
As listras são estampas gráficas e é uma das padronagens mais utilizadas no mundo. No Antigo Testamento, elas já eram citadas, mas teve grande destaque a partir dos Séculos XII e XIII, alcançando seu apogeu nos Séculos XV e XVI.
Elas nunca saem de moda, embora exista muita desconfiança em relação ao seu uso. As variações dos tipos e cores das listras são muitas, mas para essa estação o listrado vertical P&B (preto e branco) é a bola da vez. A padronagem não é novidade no cenário fashion, só que dessa vez ganhou força e já virou febre na Europa e Estados Unidos e tudo indica que vai fazer muito sucesso por aqui também. Para saber como usar e qual peça favorece o seu biotipo faça uma pesquisa na internet. Muitos sites e blogs de moda dão as dicas. Se ainda assim as dúvidas persistirem, aposte nos acessórios!
Curiosidade
No início, o listrado era associado a uma linguagem negativa, porque era usado em uniformes; principalmente uniformes de presidiários que eram listras horizontais em preto e branco. Além disso, personagens diabólicas, carrascos, feiticeiras e perturbadores da ordem em geral, eram representados graficamente com vestimentas listradas.
Em outro momento da história, o padrão ganhou a conotação de inferioridade na escala social, caracterizando o preconceito social. Empregados domésticos, arrumadeiras, porteiros, lanterninhas de cinema, músicos de rua, etc, usavam trajes listrados com estampas geralmente bicolores finas ou médias.
Em sua trajetória histórica, por volta do Século XVIII, o listrado alcançou a conotação de elegância, patriotismo e exotismo, tendo seu uso empregado em bandeiras, standards, uniformes colegiais, roupas femininas, masculinas, infantis sendo esses trajes de festa ou looks românticos.
É bem verdade que ainda há um certo preconceito em relação ao uso dos listrados, mas isso vem diminuindo à proporção que os designers vão apostando cada vez mais nesse padrão, fazendo nos enxergar que a efemeridade da moda não permite conotações.