Dicas de viagem
Para você que não tem paciência com a falta de poder-de-síntese dos guias de viagem, mas quer chegar numa cidade sabendo onde ir, servimos aqui um Menu-degustação desta cidade que nunca falha em encantar seus visitantes.
Praga, isto é, o que realmente interessa nela (o centro histórico) é bastante compacto. conhecê-la em qualquer outro meio de transporte que não os próprios pés é quase um sacrilégio , pois significaria deixar de ver o que a cidade tem de mais fascinante: Os infinitos elementos decorativos que enfeitam as fachadas de grande parte dos prédios. Nunca tendo sido bombardeada nas grandes guerras, sua beleza original só é rivalizada por Paris e Veneza.
Karluv Most ( Ponte Carlos )
A cidade se espalha pelas duas margens do rio Vltava e é ligada por várias pontes, mas sempre que for cruzá-lo faça-o pela Ponte Carlos. Ele é o cartão-postal número um da cidade e uma das mais lindas de toda a Europa. Principal artéria de circulação de turistas na cidade, a ponte é povoada por artistas de marionetes, músicos , pintores e fotógrafos disputando o seu olhar.
Observe as estátuas ao longo da murada da ponte e descubra, perto da margem do lado do Castelo aquela que mostra um invasor Turco-Otomano entediado com o sofrimento dos cristãos aprisionados. Os turcos chegaram até as portas de Viena no século e essa imagem ameaçadora do invasor de turbante está presente também em outro ícone da cidade : O relógio astronômico da praça da Cidade-Velha.
Karluv Most ( Ponte Carlos ) – Veja outras imagens belíssimas de Praga no blog Levius
Vaclavské Namesti ( Praça Wenceslau ):
A praça Wenceslau, ou praça da Cidade-Velha, é o epicentro incontestável da vida urbana em Praga e também um de seus locais mais bonitos. Ali estão casas e prédios com fachadas decoradas em estilos que vão do medieval ao barroco, passando pelo renascentista ; ali está também a igreja gótica Týn, surgindo por detrás do casario; vários cafés de calçada para ver a vida e todas as tribos desfilarem diante de seus olhos e o incontornável relógio astronômico com suas figuras móveis que aparecem a cada hora cheia.
Veja mais imagens no Omanforum
Josefov ( O antigo bairro judeu ):
A poucos quarteirões da praça Wenceslau seguindo pela Parizská, o antigo gueto judeu tem prédios saídos diretamente da “Terra da Fantasia” na Disneylandia, num contraste flagrante com as estórias de sofrimento normalmente associadas a essa comunidade. Olhe as casas coloridas e cheias de janelinhas nos telhados e descubra ali o cenário perfeito dos contos de fadas da sua infância. A Sinagoga do bairro, local de peregrinação religiosa , preserva seu antiqüíssimo e espantoso cemitério.
Hrad ( O Castelo):
O imponente Castelo é, na verdade, um labiríntico complexo de edifícios de diferentes épocas, onde se destaca a imensa Catedral de São Vito, surpreendentemente plantada bem no meio desse conjunto. A sensação de estar numa mini-cidade é reforçada pelas casinhas enfileiradas na Rua do Ouro (sim, há ruas dentro do Castelo…), antigas oficinas de artesãos hoje transformadas em lojinhas de souvenirs. Numa delas morou o famoso escritor Franz Kafka, autor de livros como “O castelo”ou “Metamorfose”, que introduziram a cidade no imaginário mundial.
Saindo do portão principal, passeie pela Praça Hradcanské em frente, com sua arquitetura intocada há séculos e desça depois as largas escadarias que o levam de volta à Malá Strana , o delicioso bairro aos pés do Castelo.
Malá Strana ( O “pequeno bairro”)
Esse pequeno bairro tranqüilo concentra boa parte das Embaixadas estrangeiras, em palácios dos séculos dezesseis e dezessete. Circule sem destino, de preferência à tardinha quando os muitos candelabros de cristal da Boêmia dos palácios começam a ser acesos. Espie pelos portões, veja alguns dos jardins mais bonitos da cidade e viaje no tempo.
Na rua Karmelitská Ulice está a igreja que guarda a imagem mais do que famosa do Menino Jesus de Praga (Jesuliatko ), um lugar muito interessante, seja para observar o fervor religioso que a imagem provoca ou para comprar lembranças que vão fazer o maior sucesso com sua família na volta. Depois atravesse a Karmelitská em frente à igreja e explore as ruelas deliciosas que a separam do rio. Se o sol estiver se pondo nessa hora, esse é o seu dia de sorte.
Compras em Praga?
Cristais, obviamente, são os objetos de desejo da maioria dos visitantes , mas entre também nas lojas de marionetes, típicas da cultura local.
Veja mais fotos de Praga
Praga é a capital e a maior cidade da República Checa, situada na margem do Vltava. Conhecida como “cidade das cem cúpulas”, Praga é um dos mais belos e antigos centros urbanos da Europa, famosa pelo extenso patrimônio arquitetônico e cultural.
Saiba mais aqui.
Karluv Most ( Ponte Carlos )
Vaclavské Namesti ( Praça Wenceslau )
Malá Strana ( O “pequeno bairro”)
Malá Strana ( O “pequeno bairro”)
Karluv Most ( Ponte Carlos ) – Imagem via blog Bigtrip
Por Eduardo Lourenço