Estilo Consultório x Moda Hospital

por Ignez Pitta
/ 16 outubro 2009 / 65comentarios

Moda consultório

Imutável. Solene em sua brancura, assemelha-se a um traje-ritual, por todo o sempre, usado apenas pelos iniciados nos misteriosos cerimoniais de cura  – o intocável  e austero  jaleco branco.  Usado por  médicos, enfermeiras e dentistas, o jaleco  jamais sofrerá qualquer modificação, certo? Errado!

Em Salvador Bahia, golas, mangas e barras já estão sendo profusamente bordadas em branco, com o mesmo estilo de bordado aberto, usado na saia das baianas do acarajé. Ou então em outros estilos de bordados, inclusive com direito a bichinhos, casinhas, cogumelos coloridos e botõezinhos em formato de joaninhas, coelhos e outros motivos infantis, usados pelas médicas e dentistas pediatras.

Na avenida Sete de Setembro, lojas especializadas mostram nas vitrines os jalecos bordados e ainda exibem os catálogos, em que as clientes podem escolher entre os diversos motivos e tipos de bordado. E como comer e coçar, é só começar… já há oferta, nas vitrines, de jalecos e aventais brancos, mas com mangas e golas de tecidos estampados, discretos, claro, mas poderosamente estimulantes, já que cor é vida; outros têm palas e cintos também coloridos.

Jalecos detalhe

jalecos moda consultorio

E no resto do Brasil? Acertou, se você disse: também! Essa profunda mudança do paradigma médico-odontológico já se alastrou pelo território nacional, veja só que bênção mais fashion.

Os pacientes agradecem, pois a moda, invadindo esse reduto até agora intocável, marcado por rituais cabalísticos incompreensíveis para nós, pessoas comuns, traz como um sopro de normalidade e vida diária à aparência antes exclusivamente asséptica e neutra das médicas e enfermeiras.

E que dizer das crianças, vendo um reflexo do seu mundo de faz de conta no jaleco das pediatras? Pois a moda, o desejo de beleza e originalidade é parte do ser humano e quando este venceu todas as barreiras do conhecimento científico e conquistou o eficiente saber e fazer médico contemporâneo, esqueceu-se de modernizar exteriormente o mundo tão uniforme e cheirando a desinfetante do hospital. Por isso, o novo jaleco fashion das mulheres profissionais de saúde só pode ser mais um elemento terapêutico para a cura dos doentes. Que, talvez nem percebam a mudança conscientemente, mas recebem sua influência psicológica, que é poderosa, ajudando-os a não se sentirem tão confinados a um mundo cientificamente desinfetado contra bactérias, mas também contra a originalidade, a beleza e aquela energia boa e vibrante que só a moda pode dar!

Bem vindos ao mundo fashion, médicos, enfermeiras,  odontólogos e todos os profissionais da Saúde!

jaleco bordado7

Jalecos 0025

Moda e estilo em branco para os profissionais da Saúde

moda hospitalar masculino

Jalecos masculino

Moda hospitalar

Moda em branco Moda para medicas

Jalecos charmososJalecos elegantes

Jalecos e Detalhes

Moda hospitalar 01

jalecos personalizados 065

Moda hospitalar 03685

Moda hospitalar 0256

Jalecos com detalhes coloridos

jalecos personalizados

Jalecos bordados

jaleco bordado10

jaleco bordado9

jaleco bordado8

jalecos personalizados

Jalecos para pediatras

jalecos bordados personalizados

Imagem do blog Sweetblogchria

jalecos01

moda hospitalar toques de cor

Bordados

jalecos bordados 06585

Jalecos bordados

Imagem do site OLX

Moda em jalecos

bordados em jalecos 025

Por Ignez Pitta

16 outubro 2009
Ignez Pitta

Ignez Pitta

Ignez é historiadora. Contato: http://www.myfashionbubbles.com/profile/IgnezPittadeAlmeida