Designer brasileiro é pioneiro na utilização de tecido feito de fitas cassete

por Sue
/ 29 março 2010

O designer Julio Cesar é brasileiro e mora em Nova York há mais de 17 anos. Simpático, simples, super amigável e falante, ele me convidou para conhecer seu estúdio em pleno coração de Nova York, na rua 35th.

Eu já conhecia algumas peças femininas da marca Julio Cesar, vendidas na loja Beijo em Nova York e já tinha visto o website do designer, mas o que vi em seu estudio, foi um celeiro de criatividade, bom gosto e autenticidade.

Suas peças são feitas uma a uma, usando a técnica da “colagem” ou patchwork. O designer cria um desenho sobre o molde e preenche esses desenhos com ricas combinações de tecidos, criando um verdadeiro painel muito bem combinado. Seus trabalhos são coloridos e intrigantes.

A peça é sempre feita em “double face”, ou seja, pode ser usada dos dois lados. O acabamento é perfeito, em geral feito com seda ou chantung. Qualidade e originalidade são elementos que ele persegue sempre.

Outra novidade é que Julio Cesar é um dos pioneiros no uso do tecido Sonic Fabric, feito com fitas de audio cassete. O tecido chamado Sonic Fabric é produzido pela Designtex e foi desenvolvido por Alyce Santoro. Uma ideia super ecológica e correta.

Gravatas, chapéus fedoras, long vests – coletes longos sem botões – e guittar straps – alças de guitarras feitas com o Sonic Fabric – são algumas das peças desenvolvidas por Julio. As peças exclusivas e limitadas estão sendo vendidas em Nova York e também estão expostas no “New Museum”, no Schomburg Center e em mostras de moda na cidade de Nova York.

As roupas são estruturadas, laváveis e ganham aspecto vinílico além de emitirem sons ou ruídos se um player de walkman for movimentado na superficie das peças. O tecido tem um brilho único, efeito da fita cassete tramada com poliéster. A cartela de cores do Sonic Fabric inclui bordô, prata, preto, azul e marrom.

Feliz com o resultado de seu trabalho, Julio Cesar comemora, enquanto seu telefone toca sem parar, são clientes pedindo que ele desenvolva algo de última hora para um show, um jantar ou um evento e ele atende com todo carinho.

Por Sueli S

Sueli S, correspondente do Fashion Bubbles em Nova York, está com a proposta de conduzir pessoas ou pequenos grupos para comprar e conhecer a cidade de Nova Iorque de uma maneira muito especial: com uma guia que mora lá, fala português e entende tudo de moda!

Saiba mais em Visitas guiadas a New York, New Jersey e Long Island – dicas valiosas para tornar sua viagem inesquecível.

Salvar

29 março 2010
Sue

Sue