Classificando Estilos – Entenda a formação das tendências e dos temas da moda

por Laïs Pearson
/ 12 maio 2010 / 6comentarios

Foto do site Coolpima

Em todas as manifestações de cunho artístico, o processo criativo adota determinados rumos ditados por várias fontes de inspiração.

A Moda não foge à regra: certos elementos criativos ocorrem com maior frequência, e, portanto, são mais fáceis de identificar e classificar. Por questões culturais marcam presença em todas as temporadas, revestindo-se de características atualizadas que ilustram o “zeitgeist” – o espírito dos tempos.

Etno – Elementos étnicos

Elementos étnicos representados por grupos raciais com hábitos, crendices, folklore diferenciados são inesgotável fonte de inspiração para a criação de moda. O vestuário concebido segundo esses elementos, repletos de conceitos básicos e sensoriais do ser humano, compreende o conjunto de roupas regionais étnicas, folkloricas, exóticas, coloniais. Tecidos, estampas, padrões, bordados, formas, modelagem saíram do passado, constam no presente e contribuirão para o futuro.

Atualmente, o estilo étnico ilustra também a consciência recém adquirida pelos povos do primeiro mundo da solidariedade humana. É a categoria etno da moda.

Foto do site Patrick Demarchelier

Retrô – O Passado

Como as ondas, imutáveis em seu eterno movimento e sempre diferentes, o passado vai e volta reformulado para entender às necessidades da moda no presente. O processo de criação se inspira na indumentária de todas as épocas de civilização e todas as épocas históricas da moda, adotando a nomenclatura retrô (de retrospectiva) para designar os trajes resultantes desta conceituação. O passado tornou-se uma religião do presente; museus e exposições tornaram-se os templos dos dias atuais voltados para este culto.

Ombreiras prontas para o século 21 – foto do site My Preview

SócioAs Múltiplas Atividades Sócio-Econômicas

As múltiplas atividades sócio-econômicas que representam um trabalho, abrangendo desde as mais humildes funções físicas, como a dos garis, às militares, religiosas, intelectuais, etc, sugerem estilos confortáveis, funcionais. O vestuário desenvolvido a partir desta fonte de inspiração è quase atemporal e foi sabiamente cognominado sócio pelos sociólogos da moda porque expõe uma função social bem definida.

Calça Clochard vinda dos uniformes – foto do site Women’s Fashion

Ado – A Criação Jovem

A criação jovem dedicada aos “teenagers”, gerada pelas culturas rock, pop, movimentos e tribos urbanas, apossa-se de qualquer elemento do universo adolescente para incorporá-los a moda. O activewear radical – da terra, mar e ar – sai de seu habitat natural para participar do dia a dia do guarda- roupa ado (de adolescente) ou “teenfashion”.

A moda teenager pela Teen Vogue – foto do site Teen Vogue

Tecno – O Vestuário do Futuro

A tendência tecnológica, espacial, cibernética, robótica, virtual, ou de qualquer outro nome que se queira dar a este conjunto da criação, representa a imagem que criamos em nossa imaginação sobre o vestuário do futuro. A verdadeira atualidade reside nos materiais têxteis  de ultima geração (nanotecnologia, acabamentos e tingimentos ultra atualizados) e nas avançadas técnicas de confecção que imprimem às roupas características do mais contemporâneo estilo “sciene fiction”. Classificamos esses trajes como tecno.

Look da passarela de McQueen – foto do site Style

Streetfashion

Ilustrada por criações pinçadas do guarda-roupa urbano do dia-a-dia de representantes de varias classes sociais, a “streetfashion” reflete os “lifestyles” do consumidor do século 21 e a estética e dinâmica da vida atual.


Foto do site Fashion Finds

Veja mais imagens e referências das diversa categorias de estilo

Etno


Foto do site Style

Fotos do site Trendnista

Retrô



Foto do site Le Petite Fahionista

SócioAs Múltiplas Atividades Sócio-Econômicas

Influência militar nas tendências para o Verão 2011 – Foto do site Fashion Feeds

Foto do site Fashion Feeds

O conforto e a funcionalidade nos anos 80 – foto do blog Denise Brian

Ado – A Criação Jovem

Moda teen com influência  dos anos 70 – Foto do site Teen Vogue

Foto do site Transa Tom

Releitura do estilo Chanel em linguajem jovem

Tecno:

Look da passarela de Marc Jacobs – foto do site Style

A moda futurista em 2010 – Lady Gaga e o seu estilo futurista – foto do site GNT


Influência futurista em vestido de festa – 2010 / Lady Gaga e o seu famoso vestido Armani – foto Fashion Bubbles

A modelo Twiggy e o exemplo de roupas futuristas nos anos 60 – foto do site Juta ta na Moda

Streetfashion:


Kate Moss e seu estilo cosmopolita – foto do blog Terra da Alice

A moda refletindo estilos de vida – Foto do site One Good Thing

A moda refletindo estilos de vida e tribos urbanas – Foto do site Our Surprising World

A moda e as tribos urbanas – estilo de vida – Foto do site Our Surprising World

Por Lais Pearson

12 maio 2010
Laïs Pearson

Laïs Pearson

Laïs é jornalista de moda.