Bolinho de Baunilha com Calda de chocolate amargo

por Blog A Gosto
/ 23 abril 2012

Ciro diz que tem um paladar limitado pra comida. Não gosta de saladas e pratos “cremosos” ou “pastosos”, como purês e risotos. Eu sou mais aberta a sabores, texturas e, pelo menos, aceito experimentar coisas diferentes. Outro dia ele ficou chocado porque já provei morcilla, aquela linguiça feita com sangue de carne bovina. Viajei muito pela América Latina e seria um pecado não experimentar pratos típicos. Afinal, culturas e sabores diferentes são duas das coisas que fazem uma viagem ser gostosa e rica. A única coisa que não consigo comer de jeito nenhum é fígado. Só o cheiro já embrulha o meu estômago. Eca.

Mas cheguei à conclusão de que o meu paladar é restrito quando se trata de sobremesa. Se não tiver chocolate ou baunilha (melhor que tenha ambos), é bem difícil que eu aceite. Tirando um cheesecake que comi em Nova York por insistência da Carol, uma amiga que mora lá e me levou num lugar supertradicional onde o cheesecake é carro-chefe das sobremesas. Divino! Aliás, isso é outra que gosto fazer quando viajo: ir a lugares que só quem mora no lugar vai e conhece. Fujo de turistas o máximo que posso. Já chega ter que aturá-los no aeroporto e durante o vôo.

Coitado do Ciro, que tem que inventar variações sobre o mesmo tema. Baunilha e chocolate. Chocolate e baunilha. Mas, escrevendo esse texto, cheguei à outra conclusão: decidi que vou tentar experimentar sobremesas diferentes. Num dia em que eu estiver de muito bom humor e disposta a “trabalhar” a minha resistência. Afinal, ceder faz parte de relacionamentos saudáveis. Vez ou outra, é preciso fazer algum esforço e abdicar. Desde que isso seja por vontade e decisão próprias, conscientemente. Só assim a gente pode descobrir uma coisa nova pra gostar.

O que usamos
Pão de ló de baunilha
Sorvete de baunilha
Chocolate amargo (em barra)
Creme de leite
Avelãs

Como fizemos
Cortamos o pão de ló ao meio e, depois, com um anel para fazer a base redonda. Numa panela, derretemos o chocolate no creme de leite. Use a quantidade que desejar, conforme o número de cobertura que quiser servir.
Em cima do pão de ló, colocamos uma bola de sorvete e, por cima, a calda de chocolate. Decoramos com raspas de avelãs.

23 abril 2012
Blog A Gosto

Blog A Gosto