Algodão Colorido

A idéia de plantar variedades de algodão que produzam fibras coloridas pode parecer muito nova, mas já é conhecida há mais de 2.000 anos.  Participe…

Compartilhe

algodao-colorido

A idéia de plantar variedades de algodão que produzam fibras coloridas pode parecer muito nova, mas já é conhecida há mais de 2.000 anos.

Entretanto toda a pesquisa e melhoramentos genéticos somente tinham sido feitos com as linhagens produtoras do algodão branco e apenas há relativamente pouco tempo os algodões coloridos passaram a ser objeto de pesquisa da Embrapa, no Brasil, já tendo obtido bastante êxito na Paraíba, com algodão das cores marrom e creme, estando em estudo o de cor verde.

Com o avanço das pesquisas na Paraíba, já estão sendo produzidas confecções em algodão marrom e creme e foi grata surpresa encontrar uma vitrine desses artigos, aqui em Barreiras no Oeste da Bahia, na loja Maria e Mariá, de Salete Massuchetti, que se mudou para a Paraíba, e sua sócia aqui, Francisca Souza Marques.

algodao-colorido-roupas

Belas confecções, de textura agradável e que não precisaram ser submetidas a nenhum processo químico de tingimento, o que as torna antialérgicas e protetoras do meio ambiente, ao poupar o uso de processos que produzem efluentes químicos.

Aqui mesmo, no Oeste da Bahia, região em que o algodão branco é plantado em larga escala, antigamente pessoas da área rural de Baianópolis já usavam o algodão marrom para fazer enfeites nos tecidos artesanais que produziam em teares caseiros, tal como na antiguidade, há mais de dois mil anos. Tanto os indígenas da América do Sul, como habitantes de outros continentes, também conheciam e utilizavam essa e outras variedades.

Aproveitando as lições do passado e as avançadas pesquisas do presente, a moda pode se tornar parceira da preservação do planeta!

algodao-natural dsc035441

Algodão de fibra colorida no Brasil

O algodão colorido já era cultivado pelos povos antigos, como mostram escavações realizadas no Peru e que datam de 2500 a.C. Amostras de algodão de fibra branca, coletadas no Paquistão são datadas de 2700 a.C, evidenciando que este dois tipos de algodão, o colorido e o branco, têm a mesma idade.Os algodões de fibra branca mereceram mais atenção em programas de melhoramento genético, desde a metade do século 20, do que os de fibra colorida. Isso fez com que se acentuasse a diferença entre estes dois tipos de algodão no que se refere aos caracteres de importância econômica.

A cor da fibra não é inusitada como poderia parecer, já que o algodão mais conhecido, plantado e utilizado é o de fibra branca. Muitos algodões silvestres diplóides, apesar de não possuir fibra fiável, possuem coloração em seus rudimentos de fibra, nas cores marrom, em várias tonalidades e esverdeadas. Alguns países possuem plantio comercial de algodão colorido como Estados Unidos, Peru e China.

Quando ainda não eram explorados em plantios comerciais, no Brasil, alguns algodões com fibra marrom já eram usados como planta ornamental nos Estados da Bahia e Minas Gerais, sendo que a fibra era usada para confecção de artesanatos, em localidades do interior destes Estados.

Leia matéria completa no site Natural Fashion. Saiba mais aqui.

algodao-color

Por Ignez Pitta

Compartilhe

Enquete A Fazenda 2024: quem você quer que ganhe a Prova do Fazendeiro?

O clima esquentou em A Fazenda 16 com mais uma formação de Roça. Desta vez, as peoas Gizelly, Flora, Vanessa e Luana estão na berlinda e correm o risco de deixar o reality show. A competição está cada vez mais acirrada, e agora é o momento de decidir quem terá a chance de se salvar. Para quem vai a sua torcida? Não perca a oportunidade e vote na enquete da Prova do Fazendeiro hoje, 13/11.


Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Descontos e Promoções

Últimas notícias