Patrícia Carvalho-Oliveira, idealizadora do Performance 8
Há muito a performance vem ganhando espaço no cenário cultural. Conhecida internacionalmente como Live Art, a performance é a arte da intervenção modificadora que visa causar a transformação no receptor. Nos Estados Unidos e na Europa é mais popular do que o teatro e é apresentada em galerias, guetos, galpões e ruas. No Brasil virou tendência. Peças de teatro ganham nova linguagem e invadem apartamentos, casas abandonadas e centros culturais. É o caso da Performance 8, antigo ateliê performático, criado pela atriz multimídia Patricia Carvalho-Oliveira. O evento volta a ter edições mensais a partir do dia 10 de dezembro, das 19h às 22h, no ateliê da imagem, na Urca RJ e estreia em São Paulo, dia 13, no Espaço Voga. Performance 8 é um laboratório de artes e une música, artes-plásticas, literatura, fotografia, teatro e, claro, performance. A entrada é franca.
No Rio, a atriz recebe e media as presenças de Claudio Lins (lançando seu último CD “Cara), a atriz Aparecida Petrovick (poesias de autoria própria), Organismo (Linox, Roberto Pontes e Shala que apresentam interferências poéticas por meio da música e experiências sensoriais), os atores Pedro Necerssiam e Diogo Monteiro (teatro e poesia urbana), o diretor Paulo Tiefenthaler (cinema, exibindo o curta “A Peruca de Aquiles”, melhor curta do Festival de Curtas do Rio), Laura Cravo (poesia) e a atração internacional, o ator Raphi Soifer (performance sobre o primo ilegítimo do Zé Carioca).
No dia 13, o evento terá a primeira edição em São Paulo, no Espaço Voga, onde artistas paulistas e cariocas participarão da apresentação. Os convidados são: Luciano Quirino – “O Contrabaixo” – Teatro, Andressa Furletti – Supertições – Mímica, Alan Scherk e Mariana Delgado – “Amores Perfeitos” – Dança, Pedro Nercessiam – Poesia e Paulo Tiefenthaler – “A peruca de Aquiles” – Prêmio melhor filme no festival do Rio2010 Cinema. A entrada também é franca. O intuito é fazer um intercâmbio cultural e acabar com as barreiras culturais entre as duas cidades.
Performance 8 era conhecido como Ateliê Performático, um evento do calendário cultural carioca idealizado pela atriz, produtora, diretora, escritora e preparadora Patrícia Carvalho-Oliveira, onde são reunidos inúmeros artistas mensalmente, em uma sexta-feira, sempre no Ateliê Imagem. A apresentação acabou se transformando em uma oportunidade para os artistas convidados “testarem” seus projetos, podendo sentir a reação do público. A “Confusão” feita no término das apresentações é o momento dos espectadores mostrarem seus talentos junto aos artistas. Um pouco antes, o evento conta com uma atração surpresa.
Alguns convidados que se apresentaram no evento tiveram seus projetos aprovados pelo público e depois na mídia. Entre eles estão: Clarice Niskier que representou um pedacinho do monólogo “A Alma Imoral”, Gabriel Moura que “testou” várias músicas que depois viraram hits, Thiago Fragoso que mostrou seu lado músico lançando sua banda. O evento precisou ser interrompido por causa das filmagens de “Viver a vida”, novela de Manoel Carlos em que Patrícia atuou como a fisioterapeuta Larissa e preparou os protagonistas.
SOBRE A IDEALIZADORA:
Profissional incansável, Patrícia Carvalho-Oliveira mora na ponte-aérea. Em 2009, se vestiu de noiva e invadiu a FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty, para lançar seu livro “3_um romance para ler de uma só vez”. O sucesso foi tão grande que ela foi chamada pela Embaixada Brasileira para repetir a dose em Portugal, de onde acaba de voltar. Em São Paulo, a peça dirigida por ela “Louca de Amor” foi indicada pela revista Veja como uma das melhores do ano, e agora está dirigindo o ator paulista Luciano Quirino na peça “Contrabaixo” que estréia no primeiro semestre de 2011. No Rio, começa a gravar, em janeiro o Acampamento de Férias 3, com o Renato Aragão.
Voga
Rua Cotoxó, 493 – Perdizes
Horário: 19h às 22h
Entrada Franca
(11) 2872-8742
Via Acervo Comunicação
Foto de abertura: Fernando Torquatto