Palestra sobre o Internauta Brasileiro na Editora Abril
Na sexta feira passada (14/10), a Editora Abril convidou blogueiros das suas redes para uma palestra sobre o comportamento dos internautas brasileiros. Participe do…
Na sexta feira passada (14/10), a Editora Abril convidou blogueiros das suas redes para uma palestra sobre o comportamento dos internautas brasileiros.
Juliana Sawaia, gerente de Consumer Insight do IBOPE, mostrou dados de alguns fenômenos recentes como os sites de compras coletivas, que se tornaram verdadeira febre no país: 50% dos usuários brasileiros já se cadastraram em algum destes sites, e destes, 42% já realizaram a compra de algum produto ou serviço. Segundo os dados do IBOPE, 1 em cada 3 internautas brasileiros navegou em algum site de compra coletiva e gastou, em média, R$110 por mês em cupons.
Outra grande mudança tem a ver com o poder do consumidor. Antes passivo nos meios de comunicação tradicionais, passa a ter participação ativa na internet, selecionando e emitindo informações que influenciam a compra de outros consumidores. Os sites de reclamação já têm cerca de 3,5 milhões de usuários ativos (quase 10% dos usuários brasileiros da internet) e em muitos casos o usuário tem uma resposta mais rápida através desses sites do que pelo SAC da própria empresa!
Também o hábito de consumir mais de um meio de comunicação ao mesmo tempo é maior entre os internautas. Os jornais e noticiários são os principais tipos de programas que assistem enquanto navegam e uma grande parte dos internautas comentam no messenger e nas redes sociais sobre o programa que estão assistindo.
Por fim, chamou a atenção para o fato de que a classe C já perfaz 40% dos internautas brasileiros, o que requer uma nova estratégia de comunicação por parte das empresas.
Juliana Sawaia, gerente de Consumer Insight do IBOPE
Ana Maria Reczek Smaniotto, Editora Abril (segunda à esquerda), e blogueiros
Enquete A Fazenda 2024: quem você quer que fique na 8ª Roça?
Nesta quarta-feira (13), aconteceu mais uma disputa empolgante no reality, que colocou as roceiras Flora Cruz, Luana Targino e Vanessa Carvalho para correrem atrás do prejuízo. Depois de triunfar na difícil competição, Luana escapou da berlinda. Sendo assim, restaram Gizelly, Flora e Vanessa no sufoco. Quem você quer que fique? Participe da votação na enquete sobre a 8ª Roça de A Fazenda 16!