Ti-ti-ti: Victor Valentim x Jacques Leclair. Quem você prefere?

por Fashion Bubbles
/ 17 novembro 2010 / 3comentarios


A eterna disputa entre Ariclenes Martins e André Spina. Foto: Segundo Caderno

É o maior Ti-Ti-Ti. Os dois estilistas da novela das sete estão dando o que falar. Apesar de rivais, Ariclenes e André Spina têm muito em comum: cresceram juntos no bairro do Belenzinho, na zona leste, moravam na mesma rua e desde pequenos disputavam tudo – brinquedos, notas, amigos e namoradas.

André Spina (Alexandre Borges) virou Jacques Leclair. O estilista montou um ateliê no bairro do Tatuapé e dedica suas criações às noivas, madrinhas, debutantes e festas em geral. Apesar de estar muito bem de vida, Jacques alimenta o sonho de ser um estilista “classe A” – deseja se transformar numa grife renomada e desfilar suas coleções no São Paulo Fashion Week.

Depois, cada um seguiu seu rumo. Ari (Murilo Benício) ganhou na loteria e casou com a namorada Suzana (Malu Mader). Entretanto, com todo seu jeito megalomaníaco, Ari saiu investindo seu dinheiro em negócios mirabolantes e acabou perdendo tudo.  O casamento também acabou, mas gerou um filho – o Luti (Humberto Carrão).

Ainda assim, Ari não desiste de brilhar. Sua sorte muda novamente quando conhece uma confusa moradora de rua, Cecília (Regina Braga), que faz vestidos lindos para suas bonecas. Ari a tira das ruas, a leva para um abrigo e usa as criações de Cecília para virar o estilista Victor Valentim.

Os figurinos

Marília Carneiro é figurinista da rede Globo há 37 anos. Além de toda a experiência, é ela quem assina a criação da maioria das modas lançadas pelas novelas. Os modismos de novela são uma categoria específica na moda nacional: são peças de roupa, maquiagens, acessórios, penteados e cortes de cabelo que caem no gosto popular e não demoram para sair da TV e aparecerem nas ruas.

Foi Marília quem assumiu o figurino do remake da trama exibida em 1985. “Naquela época, as coisas não tinham apelo de moda como têm hoje. Tentar adiantar algum modismo de fora, que não tenha chegado aqui ainda, é mais difícil hoje”, disse ela em entrevista à Veja.

Leia o que ela disse sobre os personagens:

Jacques Leclair

“Ele é lânguido, magro e com cabelo alisado com escova, como o do costureiro Dener. Leva uma pitada de Karl Lagerfeld, com seus babados e óculos escuros. Ele é pomposo, de gosto duvidoso, vive num ambiente nouveau riche. Adota um festival de mau gosto, como os tecidos com brilho, e arrojos absurdos, como um colete xadrez, usado com lenço de flor e paletó de listras.”

Victor Valentim


“Ele diz que vem da Espanha, fala um portunhol de doer no ouvido. A inspiração é espanhola, com uma maquiagem de John Galliano (estilista inglês, responsável pela maison Christian Dior, famoso por vestir figurinos-fantasia) – a barbicha e o bigodinho dele, por exemplo.”

Ariclenes


“Eu o vejo meio como Jerry Lewis, com roupa de quem não quer nada. Ele anda de ônibus, não tem um centavo no bolso. A roupa precisa ser velha e neutra. Para ele, comprei muito em brechó coisas dos anos 1960 e 1970. Usa casaquinhos do tempo do onça.”

Duelo de estilistas

A disputa de Jacques Leclair e Victor Valentim é algo que sai das telas. A própria Globo, no site da novela Ti-Ti-Ti, fez diversas enquetes para os internautas avaliarem o melhor estilista em vários aspectos: quem fez o melhor vestido para a festa Moda Brasil, quem fez o melhor look para Luiza Brunet, quem tem o melhor ateliê, o melhor site etc. Pelo o que o resultado final da pesquisa mostra, Victor Valentim tem conquistado o público com todo seu charme “espanhol”.


À esquerda, a criação de Jacques Leclair; à direita, vestido de Victor Valentim.

O sucesso da novela Ti-ti-ti é tão grande que já lançaram bonecos dos estilistas Jacques Leclair e Victor Valentim. Qual será o mais vendido?

Veja os dois estilistas em cena na novela Ti-ti-ti:


Jacques Leclair em seu ateliê com Jaqueline Maldonado (Claudia Raia) e sua filha Thaísa (Fernanda Souza).


Jacques Leclair e Jaqueline Maldonado.


Clotilde Matoso (Juliana Alves) é a paixão secreta de Jacques Leclair.


Jacques Leclair e sua antiga paixão, Marta Moura (Dira Paes).


Jaqueline Maldonado e Jacques Leclair.


Jacques Leclair em seu ateliê.


Jacques Leclair leva flores à editora da Moda Brasil, Suzana Martins (Malu Mader).


Jacques Leclair e sua namorada Jaqueline Maldonado.


Jacques e a namorada Jacqueline.


Suzana (Malu Mader) descobre que seu ex-marido Ariclenes é o estilista Victor Valentim.


Em uma de suas armações, Victor Valentim finge que recebe Paris Hilton.


Ariclenes (Murilo Benício) com a moradora de rua Cecília (Regina Braga).


Victor Valentim joga seu charme em Jaqueline Maldonado (Claudia Raia).


Ariclenes discute com Suzana, sua ex-mulher.


Ariclenes aparece no restaurante para atrapalhar o jantar de Suzana e Jacques Leclair.


Ariclenes pede desculpas à sua ex-mulher.


A pedido de suzana, Ariclenes se veste de Victor Valentim e recebe a editora de moda em seu ateliê.

Fotos do Facebook da novela Ti-ti-ti.

17 novembro 2010
Fashion Bubbles

Fashion Bubbles