Começa nesta segunda-feira (29) a 34ª edição do SPFW, no Parque Villa Lobos.
O SPFW continua a potencializar a transformação. A 34ª edição, extraordinária e histórica, efetiva a mudança das datas do Calendário Oficial da Moda Brasileira, há tempos solicitada pelo mercado. A partir do novo Calendário, que antecipa os lançamentos das coleções de inverno para outubro/novembro e de verão para março/abril, o intervalo entre o lançamento e a chegada das peças ao varejo será ampliado, o que permitirá um melhor planejamento e maior competitividade ao setor, em um mercado cada vez mais disputado e globalizado.
“O mercado mudou muito. Hoje estamos inseridos na globalização sem os instrumentos e os mecanismos necessários para atuarmos adequadamente. Precisamos ter visão, estratégias, gestão. Uma política industrial. Estamos fazendo uma mudança fundamental para todo o setor”, afirma Paulo Borges, idealizador do Calendário e diretor criativo do SPFW.
Inovar. Transformar. Ir além. Muito mais que um evento, o SPFW é um instrumento para implantar e consolidar estas importantes conquistas. Desde o início do Calendário, tinha-se em mente um processo de 30 anos, no qual o foco da primeira década era posicionar o Brasil como criador de design e fomentar uma cultura de moda no País; criar desejo e fomentar o negócio. Nesta segunda década, o foco está no mercado e na gestão. Com os desafios impostos pela nova economia, rever o planejamento e as formas de atuação é imprescindível.
“A partir da mudança, a indústria da moda terá prazos mais alongados de produção e entrega. Os riscos, que até agora eram assumidos exclusivamente pelos criadores, serão compartilhados por toda a cadeia. As empresas poderão trabalhar com uma programação mais acertada e garantir uma entrega mais eficiente”, avalia Borges. “É mais um passo em direção a uma inserção definitiva da moda brasileira no mercado global.”
O ano de 2012 é mais do que histórico. É o ano em que a moda teve mais investimentos, totalizando, apenas no SPFW, R$ 34 milhões aplicados em três edições da semana de moda: janeiro, junho e outubro.
Depois de anos ocupando o prédio da Bienal, o SPFW, nesta edição, experimenta novos ares no Parque Villa Lobos. Inspirado na beleza das grandes estufas, quem assina a cenografia é omultiartista Felipe Morozini. “Gosto de pensar que na estufa germinam e crescem novas vidas, novas ideias, como o momento atual da moda brasileira”, explica Morozini. “Imaginei como seria a venda de flores e plantas no CEASA em 2052. Sem oxigênio. Esse foi o ponto de partida para dividir o espaço em grandes e pequenas estufas, criando pequenos ambientes naturais, pedaços de florestas, de Mata Atlântica.”
Confira abaixo o line up completo:
SPFW INVERNO 2013
29/out 2ª feira
1 Osklen – 12h00
2 Ronaldo Fraga – 15h00
3 Têca por Helô Rocha – 16h00
4 FH por Fause Haten – 17h30
5 Tufi Duek – 19h00
6 Triton – 20h00
7 Ellus – 21h00
30/out 3ª feira
1 João Pimenta – 16h00
2 Uma Raquel Davidowicz – 17h30
3 Samuel Cirnansck – 19h00
4 Lino Villaventura – 20h30
5 Colcci – 21h30
31/out 4ª feira
1 Gloria Coelho – 11h30
2 Alexandre Herchcovitch – 16h00
3 Maria Garcia – 17h30
4 Vitorino Campos – 19h00
5 R.Rosner – 20h15
6 Forum – 21h30
01/nov 5ª feira
1 Reinaldo Lourenço – 11h00
Fonte: MktMix Assessoria de Comunicação
Fotos: GNT