Depois de 16 anos, o Real muda de cara. Com novo design, mais colorido e moderno, as novas notas passam a circular a partir de dezembro. Para promover a novidade, uma campanha publicitária lança anúncios em revistas, jornais, internet , um filme para televisão e um site – tudo explicando as mudanças do dinheiro brasileiro.
Além das mudanças físicas da Segunda Família do Real, como é chamada, as notas também sofreram alterações gráficas para ter mais segurança, evitando a falsificação e elementos que auxiliam a identificação das notas por deficientes visuais.
Os animais estampados nas notas continuam, assim como a efígie da República e as cores. A maior mudança física está no tamanho das notas, que aumentam de acordo com o valor. Por exemplo, a nota de 2 reais será a menor e a de 100 reais, a maior.
As primeiras cédulas a chegarem ao mercado são as de 50 e 100 reais. Em seguida serão lançadas as de menor valor. As cédulas antigas continuam valendo, circularão junto com as novas notas, até que toda a troca seja feita e o Banco Central recolha as antigas.
Veja as novas cédulas:
Imagens: G1
Foto de abertura: Folha