Parada LGBT de São Paulo realiza concurso cultural para escolha do tema da próxima edição

Campanha mobiliza as redes sociais e os autores das três melhores frases ganham acesso ao trio elétrico de abertura da manifestação. Sugestões selecionadas pela diretoria…

Compartilhe


Campanha mobiliza as redes sociais e os autores das três melhores frases ganham acesso ao trio elétrico de abertura da manifestação. Sugestões selecionadas pela diretoria da APOGLBT vão a votação publica no site para eleger tema de 2012.

A APOGLBT (Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo) promove uma campanha a fim de escolher o tema da 16ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, que ocorre em junho de 2012. Para estimular a participação, a entidade premia os autores das três melhores frases com acesso ao trio elétrico de abertura da manifestação, com direito a um acompanhante cada. O concurso segue até o dia 18 de novembro e as sugestões podem ser feitas através de e-mail, Twitter ou Facebook.

Segundo o presidente da Associação, Fernando Quaresma, a iniciativa visa aproximar os participantes da organização da Parada e democratizar a escolha do tema: “É um convite para que todos construam a Parada junto com a gente”. “No ano passado, fatores administrativos nos impossibilitaram de socializar a discussão sobre o tema. Apesar da repercussão da 15ª Parada ter sido satisfatória, a diretoria da APOGLBT avalia que a interação da sociedade é sempre o melhor caminho”, acrescenta.

O slogan deve traduzir uma reivindicação dos LGBT sobre direitos humanos e civis, cidadania, visibilidade e iguaúdade social, ou ainda um protesto contra os diversos fatores que afetam a dignidade desta população, como o preconceito, a exclusão, a rejeição e a homofobia. Neste ano, a Associação admite ainda sugestões de tema que tenham caráter de autoafirmação e aceitação ou celebrativo, em referência às conquistas já alcançadas – como a recente decisão do STF que equipara uniões estáveis entre hetero e homossexuais.

O tema da Parada norteia todas as atividades do Mês do Orgulho LGBT de São Paulo, que também inclui o Ciclo de Debates, a Feira Cultural LGBT, o Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade e o Gay Day. Ele também é usado em todos os materiais gráficos, como cartazes, banners e panfletos, além de camisetas, fundos de palcos, telas dos trios e eventuais produções audiovisuais.

Como participar

Esta é a primeira vez que APOGLBT mobiliza as redes sociais para a escolha do tema, tornando a ação mais dinâmica e abrangente. Para participar pelo Facebook, basta acessar e curtir a página da Parada no Facebook e compartilhar a sugestão no mural.

Para participar pelo Twitter, primeiro é necessário seguir a @paradasp e depois twittar a sugestão utilizando a hashtag #temadaparada antes ou depois da frase, por exemplo:

Amai-vos uns aos outros: basta de homofobia! #temadaparada

#temadaparada Vote contra a homofobia: Defenda a cidadania!

Para quem não utiliza as redes sociais ou não tem familiaridade, a Associação disponibiliza ainda o e-mail [email protected]. Todos podem enviar quantas sugestões quiser através de qualquer uma das ferramentas.

As mensagens recebidas até o dia 18 de novembro serão analisadas pela diretoria e coordenadores da entidade. No dia 21 de novembro, a APOGLBT divulga as três opções selecionadas e inicia uma enquete em sua homepage, para que o público escolha a melhor. O tema mais votado até às 23h59 do dia 4 de dezembro será o escolhido para a 16ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo e o resultado final estará divulgado no dia seguinte.

Seleção e premiação

Os autores dos três melhores temas eleitos pela a APOGLBT serão contemplados com o acesso ao trio elétrico oficial da Parada, o primeiro do trajeto e que tradicionalmente faz a abertura da manifestação, reunindo personalidades, políticos e lideranças do movimento LGBT. “O autor do tema mais votado pelo público terá ainda a alegria de ver de perto o resultado de sua contribuição, ao lado de toda a organização e parceiros da Parada”, comenta Quaresma.

O contato com os escolhidos será feito no dia da divulgação do resultado parcial, 21 de novembro, através do mesmo mecanismo de participação. Na ocasião da Parada, cada premiado poderá levar um acompanhante para o trio.

A Associação se reversa no direito de deliberar sobre as escolha das três melhores frases e, se necessário, realizar algumas adaptações para que o tema possa refletir devidamente as necessidades da população LGBT. Participantes de outras localidades deverão arcar com a viagem, estadia e demais despesas em São Paulo.

Temas anteriores

Desde sua primeira edição, a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo sempre trouxe um tema para debater as demandas do movimento e reverberar suas ações por toda a sociedade. Num primeiro momento, as frases enfatizavam o reconhecimento e a visibilidade dessa população, que se encontrava à margem de qualquer integração social e extremamente repreendida.

Mais adiante, as Paradas passaram a reivindicar por direitos civis, como o reconhecimento das uniões estáveis e famílias homoafetivas. Mais recentemente, a manifestação exige especificamente a criminalização da homofobia em âmbito nacional, a partir da aprovação do Projeto de Lei 122/2006.

Neste ano, o tema da Parada foi considerado o mais polêmico, por questionar o conservadorismo religioso que se reafirma como uma das principais barreiras para o avanço dos direitos humanos dos LGBT: “Amai-vos uns aos outros: basta de homofobia!”.

Confira todos os temas da Parada:

1997 – Somos muitos, estamos em todas as profissões

1998 – Os direitos de gays, lésbicas e travestis são direitos humanos

1999 – Orgulho gay no Brasil, rumo ao ano 2000

2000 – Celebrando o Orgulho de Viver a Diversidade

2001 – Abraçando a Diversidade

2002 – Educando para a Diversidade

2003 – Construindo Políticas Homossexuais

2004 – Temos Família e Orgulho

2005 – Parceria civil, já. Direitos iguais! Nem mais nem menos

2006 – Homofobia é Crime! Direitos Sexuais são Direitos Humanos

2007 – Por um mundo sem Racismo, Machismo e Homofobia

2008 – Homofobia Mata! Por um Estado Laico de Fato

2009 – Sem Homofobia, Mais Cidadania – Pela Isonomia dos Direitos!

2010 – Vote Contra a Homofobia: Defenda a Cidadania!

2011 – Amai-vos uns aos outros: basta de homofobia!

Para mais informações, sobre esta e demais ações da APOGLBT, acesse o site ou entre em contato pelo telefone (11) 3362-8266 ou pelo e-mail [email protected].

Foto de abertura: Povão

Via Assessoria de comunicação – APOGLBT

Compartilhe

Enquete A Fazenda 2024: quem você quer que fique na 8ª Roça?

Nesta quarta-feira (13), aconteceu mais uma disputa empolgante no reality, que colocou as roceiras Flora Cruz, Luana Targino e Vanessa Carvalho para correrem atrás do prejuízo. Depois de triunfar na difícil competição, Luana escapou da berlinda. Sendo assim, restaram Gizelly, Flora  e Vanessa no sufoco. Quem você quer que fique? Participe da votação na enquete sobre a 8ª Roça de A Fazenda 16!


Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Descontos e Promoções

Últimas notícias