Os carros da Moda e a moda nos carros
Apesar de que está muito mais fácil comprar um carro, tendo em vista extensa oferta de marcas, modelos, tamanhos, crédito/financiamento, prazos, divulgação e pontos de…
Apesar de que está muito mais fácil comprar um carro, tendo em vista extensa oferta de marcas, modelos, tamanhos, crédito/financiamento, prazos, divulgação e pontos de vendas, a escolha do novo carro e seus respectivos acessórios tem esquentado a cabeça de muita gente tendo em vista, tudo que precisamos saber na hora de decidir.
Decidi escrever uma série de artigos – o carro da moda e a moda nos carros, visando abordar uma visão de mercado, design, estilo, modelos, materiais, cores e motivações do consumidor diante de uma importante indústria no Brasil que não para de crescer.
Me recordo a 20 anos atrás, quando o mercado automobilístico brasileiro era concentrado em poucas marcas nacionais e os importados eram somente para poucos abastados. A diferença dos carros era somente nos tamanhos, número de portas e cores (muitas cores). Nas ruas víamos sempre os mesmos Volkswagen, Ford, GM e Fiat. Quem não se lembra da Brasilia, TL, Variante, Dodge Dart, Uno Mille, Paraty Champagne, Monza e Opala. Alguns modelos eram identificados para taxi, outros para mulheres – Chevete e os maiores como a Kombi (perua) para o comércio. Eu mesmo tive um Verona Vinho (bordô) que era do lado Ford da Autolatina.
Somente em viagens internacionais, em Miami por exemplo, que conhecíamos o universo expandido do mundo automotivo. Entretanto, após a abertura do mercado brasileiro para importação (1990) e com o estabelecimento de novas montadoras de veículos americanas, japonesas, coreanas, alemãs, francesas, italianas e até russa (Lada) dentre outras tivemos acesso a uma oferta variada de veículos.
O mais interessante foi perceber que aumentou a oferta de modelos e acessórios, entretanto diminuiu a variedade de cores visando atender um equilíbrio de oferta e procura versus escala de produção. O número de carros pretos e cinzas (com poucas variações para chumbo e azul) aumentaram muito, entretanto cada fabricante observa a cartela de cores para modelos específicos. Outro dia, um amigo me disse ter comprado um carro branco por ser mais barato e eu logo o associei branco ao taxi (isso em São Paulo). Em POA taxis são laranjas e no Rio de Janeiro são amarelos.
Carro além de ser um utilitário é sinal de status social, desta forma as motivações de compras ampliaram de acordo com a estabilidade sócio-politica-econômica do Brasil, aumento de poder aquisitivo e oferta de crédito/prazo. Muita gente de que investe um substancial montante na compra de carros não possuem imóvel próprio.
SUV – Volvo XC60 Car Reviews
As SUVs (Vans) caíram no gosto dos brasileiros e conseguiram um lugar privilegiado no mercado (Classe A & B). Além de espaçosas e imponentes são resistentes aos inúmeros buracos e deficiências em nossas ruas, avenidas e rodovias. Dão segurança não somente pela altura, mas também pela opção de serem blindadas.
Além dos modelos, os acessórios são decisivos na escolha do carro novo. Alguns itens de segurança já passaram a integrar como mandatório – airbags, roda de liga leve, freios abs, som com MP3 etc. Mas opcionais como câmbio automático, bancos em couro, teto solar, airbags adicionais, DVD, GPS, Farol especial, sensor para estacionamento, mesmos nos carros econômicos passaram ser vantagens competitivas para os fabricantes de carros.
Quando dinheiro não é um problema e o orçamento comporta qualquer bom gosto as opções se ampliam e o sonho de consumo podem ser encomendados como queremos sem pesadelos.
Vejamos alguns marcas e modelos que pretendo escrever mais sobre design, cores, tecidos, preços e campanhas publicitárias.
Porsche – Cayenne
Hyundai – ix35, Tucson, Santa Fé, Vera Cruz, Azera
Kia – Sportage
Citroen – C3, C4, C5, Xsara
Volvo – XC30, XC60, XC70, XC80, XC90
Ford – Focus, Ecosport, Fusion, Edge
Audi: A3, A4 A6 – A1000
VolksWagen – Golf, Tiguan
Honda – Civic, CRV
Toyota – Corola, Hylux, Rave 4
Mitsubishi –
Chrysler – PT Cruiser
Gisele Stallone GOL Car Chase Commercial
[http://www.youtube.com/watch?v=XeSR2q7uDKs]
Imagem do site Nelson Wade
Para matar a saudade
Opala
Verona GLX 1.8 Via site Cambe OLX
Leia também: Os carros da Moda e a moda nos carros 2
Enquete: quem você quer que vença A Fazenda 16?
Flor Fernandez e Luana Targino deram adeus ao programa depois de quase três meses de confinamento no reality. A atração está chegando ao fim e essas duas personalidades fortes acabaram batendo na trave, mas infelizmente não foram para o Top 8 e nem para a final. Depois da eliminação dupla, quem você quer que vença? Vote na nossa enquete A Fazenda 16 após a eliminação de Flor e Luana. Queremos saber sua opinião: