O Vinho que bebi essa semana: Fantail Pinotage 2009

por Denise Pitta
/ 15 outubro 2015

DSC_0237

Por Charles Schweitzer

Sejamos sinceros: se eu pedir para que você associe vinho a um país, imagino que sua resposta imediata seja França. Talvez Portugal ou Espanha, mas… Guarde este “mas”… ele é importante e vai voltar adiante.

Pois é, França, Portugal e Espanha é uma tríade quase infalível na hora de escolher um vinho. O velho continente e sua tradição são, em conjunto, quase uma assinatura de boa qualidade e de bons vinhos. Mas… (Eu disse que ele voltaria), o mundo reserva excelentes possibilidades se você estiver disposto a explorá-las!

Como alguém que decide viajar de férias, você pode sempre ir para o mesmo destino, sempre na mesma época do ano, ou decidir viver os longos dias de verão acima do trópico de câncer e logo depois ver e sentir a neve no inverno da Patagônia. Questão de escolha.

Eu, escolhi, estar aberto… Fui desafiado a deixar de lado o velho continente. Deveria trazer algo novo para a mesa. E, não poderia ser a escolha óbvia de um Malbec Argentino. Então, atravessei o Atlântico nas gôndolas de uma adega e cheguei à África do Sul.

vinho africa do sul

A escolha de um vinho de uma região como a África deve começar sempre com a uva. Se o rótulo do vinho que você estiver pesquisando contiver qualquer coisa que não seja “Pinotage”, o risco torna-se alto demais!

A uva Pinotage nasceu de um cruzamento das uvas Pinot Noir e Cinsault e é “a” uva assinatura da África. Uma vez decido o país e a uva, restava-me a escolha do rótulo e, então, chegamos à personagem desta semana: FANTAIL – PINOTAGE – 2009.

Fantail Pinotage 2009 54 7777777 Fantail Pinotage 2009 – Um vinho espetacular da África do Sul

Este vinho é, talvez, um dos mais famosos da região. Descobri isso rapidamente quando apresentei o vinho a outros dois casais que me acompanhariam por estas férias gustativas.

Um dos casais já tinha ido à Africa do Sul e o rótulo lhes pareceu familiar. O comentário, com ar de felicidade, ao revelar o rótulo foi: “Ah! Um Fantail!”. Pois bem, tomamos o Fantail e ele se revelou um vinho espetacular.

Fantail Pinotage 2009 54

Ele tem todas as melhores características dos vinhos do velho continente. Cor intensa, boa densidade, super equilibrado e excelente sabor. Enfim, tudo aquilo que se constitui como um risco enorme para nos acomodarmos e deixarmos a exploração do mundo de lado, passando a frequentar única e exclusivamente, aquele país, aquela cidade, aquele hotel.

Mas, acho que meu espírito é indomável e meu gosto pelo novo também. Só explorei 47 de 248 estilos regionais de vinhos. Ainda tenho muito por ver e conhecer! Espero poder dividir esta exploração com vocês aqui no Fashion Bubbles!

Querem sugerir algum “destino”?

Leia também: Campo Viepo de Gran Reserva  Rioja – O vinho que bebi esta semana… 

Por Charles Schweitzer

(Charles Schweitzer é Marido Pleno, Pai Sênior (gêmeas e mais um) e nasceu em 1977, ano de estreia de StarWars. Executivo de Marketing de uma multinacional francesa, está no mercado há mais de 15 anos, sempre ligado à Inteligência de Mercado e a Inovação. Já foi triatleta, mas hoje, leva o esporte mais como um hábito de saúde. Vive todas as experiências que pode, inclusive já pilotou um F1.)

Charles Schweitzer _n

15 outubro 2015
Denise Pitta

Denise Pitta

Denise Pitta é digital influencer e empreendedora. Idealizadora do Fashion Bubbles, é também editora chefe do portal que já recebeu mais de 107 milhões de visitas. Estilista, formada em Moda e Artes Plásticas, atuou em diversas confecções e teve marca própria de lingeries, a Lility. Começou o blog em 2006 e está entre as primeiras blogueiras brasileiras da moda. Também desenvolve pesquisas sobre História e Identidade Brasileira na Moda e Psicologia Analítica. É apaixonada por filosofia, física quântica, psicanálise e política. Siga Denise no Instagram: @denisepitta e @fashionbubblesoficial