Nada mais ousado e inovador que transformar uma ação de branding em uma ação do bem. De um jeito bem MINI de ser, e de agir, o MINI Art Nights, um happy hour cultural que inicialmente propõe a interação e a difusão da arte, encerra o seu ciclo no dia 27 de outubro com a venda de todas as obras de arte produzidas coletivamente em cada uma das suas edições. Toda a verba será revertida para a ONG Vida Jovem, uma instituição que acolhe crianças de ambientes com alta vulnerabilidade social e que lhes oferece condições de uma trajetória digna.
Desde o mês de maio, a marca inglesa investe nesse projeto que teve 4 edições, a primeira delas com o renomado diretor de videoclipes Maurício Eça. O resultado foi um videoclipe com inspiração no MINI – o ponto de partida para a produção de todas as obras – produzido por todos os convidados, e que será exibido no encerramento do evento.
A segunda edição do MINI Art Nights contou com a presença com o muralista Eduardo Kobra, que customizou um MINI e preparou bases de telas que depois foram coloridas pelos participantes do evento. No atelier do Gustavo Rosa, a noite ganhou um colorido especial com as telas produzidas pelos “artistas plástico por um dia”. A última artista a abrir as portas do seu ateliê para o MINI Art Nights foi Graziela Pinto, que cedeu o seu espaço e prestou uma simpática consultoria aos convidados na produção de miniaturas do MINI em gesso e telas coloridas e inspiradoras.
Eduardo Kobra e seu MINI personalizado Via MINI Space
No evento de fechamento, estarão expostas e disponíveis para a venda 22 obras entre telas, esculturas e até as geladeiras retrô da MINI viram obras de arte após serem customizadas pelos artistas que ciceronearam o evento. Os três carros, também customizados pelos artistas, estarão expostos no encerramento do MINI Art Nights.
“Para nós é muito gratificante saber que um evento que difunde de uma maneira tão positiva a arte, trará também algum tipo de benefício para a sociedade” comenta o diretor da MINI no Brasil, Martin Fritsches.
Mais informações sobre os artistas convidados:
Maurício Eça
O diretor paulista Maurício Eça, 36 anos, é recordista na produção de videoclipes, tendo assinado mais de 100 clipes, entre eles os premiados “Diário de um Detento”, dos Racionais MCs, e “Admirável Chip Novo” de Pitty. A temporada de prêmios começou em 1998, quando Mauricio levou a periferia para o mainstream com o vídeo de “Diário de um Detento”, dos Racionais MCs. Agora, ele acabou de filmar “Dia Comum”, com os Detonautas. Eça faturou quatro VMB e também já representou o Brasil no Vídeo Music Awards, em Los Angeles, em 1998
Eduardo Kobra
Eduardo Kobra nasceu em São Paulo e começou os seus primeiros traços em 1987, junto com a segunda geração do grafite sob a influência do hip hop, mas inquieto de personalidade, logo foi aprimorando os seus traços, desenvolvendo a sua exclusiva forma de expressão.
Suas criações são ricas em detalhes, extremamente realistas, com uma estética perfeita, pois são frutos de pesquisas detalhadas e contam com a parceria da visão técnica do arquiteto, urbanista e especialista em projeto e execução de trabalhos bi e tridimensionais para espaço público.
Gustavo Rosa
“Antes mesmo de falar, ele já se comunicava por meio do lápis”
Com 40 anos dedicados a arte, Gustavo Rosa é um dos mais prestigiados pintores contemporâneos do país. Rosa soma mais de 4 000 telas e, recentemente, lançou o livro Gustavo Rosa – 40 Anos de Pintura, com texto e curadoria de Paulo Klein. Seus traços lúdicos e coloridos levaram sua arte ao Japão, à França, a Israel, à Alemanha e aos EUA.
Graziela Pinto
Formada em Belas Artes na Itália, aos 31 anos, Graziela Pinto trabalha com pintura, desenho, colagem, tecidos.
Seus desenhos são feitos com carvão e pastel, uma brincadeira de sombra e luz que representa momentos do cotidiano. As obras nos dão reconfortante sensação de que há sempre um monte de possibilidades na vida, um monte de caminhos para escolhermos seguir (e essa idéia é simplesmente libertadora!).
Via Visar