O consumidor de hoje é poderoso: dinâmico e experiente, ele está armado de informações, diversos dispositivos e opções, além de ter uma rede infinita de amigos e referências.
Com a emergência da web digital, das redes sociais, plataformas móveis, tecnologias em “nuvem” e muitos outros recursos, os consumidores agora encontram novas formas de decidir na hora da compra e o marketing deve saber acompanhar essa evolução.
A atenção do consumidor está fragmentada. Campanhas e mensagens publicitárias já não são uma solução independente e hoje precisam ser amparadas por canais adicionais de marketing. Consciente dessa necessidade, uma marca precisa estabelecer uma onipresença em todos os canais que alcançam o consumidor – é necessário criar um conteúdo direcionado, ouvir opiniões, compartilhar e incentivar diálogos de clientes com a marca e entre os próprios consumidores.
Mídias do tipo Owned e Earned ajudam a ampliar e difundir as mensagens da marca através de uma imensa variedade de caminhos que os consumidores trilham através de dispositivos, telas e meios de comunicação. Essas mídias, inclusive, já ganharam uma importância tão grande nas iniciativas de marketing que agora começam a ser misturadas entre si e com outras mídias criando modelos híbridos de comunicação.
As marcas que não alinharem as mídias Paid, Owned** e Earned***, logo se encontrarão em desvantagem. Essa convergência começou e já criou suas raízes nos canais digitais. Hoje os conteúdos publicitário, corporativo e social ainda estão separados, mas a tendência é que esses círculos se unam e se sobreponham com pouca ou nenhuma separação – é o fenômeno da mídia convergente.
As redes sociais se destacam como protagonistas dessa mudança de comportamento do consumidor e viraram alvo das agências de publicidade. Só para 2012, estima-se que as redes sociais irão movimentar uma receita global de US$16,9 bilhões, de acordo com estudo feito pela empresa de pesquisas Gartner. É um crescimento de 43,1% em relação ao ano passado.
Imagem via web-strategist
Marketing Digital – Conheça os diferentes tipos de mídias
- Paid* – É a mídia onde você paga para aparecer. Campanhas de links patrocinados, de mídia display, patrocínios, etc. A grande vantagem desta mídia é o retorno rápido, e o controle total. As desvantagens são a queda gradativa no engajamento, a pouca credibilidade e por vezes o custo.
- Owned** – É a mídia que você possui. Blogs, sites, páginas no Facebook, etc. As vantagens são principalmente o controle total do ambiente, a versatilidade, o baixo custo e a longevidade. As desvantagens são novamente a pouca credibilidade, e o tempo que levam para gerar engajamento.
- Earned*** – É a mídia que você conquista. Quando sua marca ou seu produto é citado em algum blog, Twitter, ou veículo de comunicação sem que você pague por isso. É uma recompensa natural por um bom conteúdo. As vantagens são principalmente a credibilidade, a transparência e a influência direta sobre as vendas. As desvantagens são a falta de controle, a possibilidade de conterem uma mensagem negativa, e a dificuldade de mensurar.
Leia mais em Web Traffic