Liderança – Um mergulho em si
Há alguns dias fui submetido a um treinamento de imersão. Um treinamento que começa sexta-feira à noite e termina no domingo. Mas imerso em quê?…
Há alguns dias fui submetido a um treinamento de imersão. Um treinamento que começa sexta-feira à noite e termina no domingo. Mas imerso em quê? Esta é uma ótima pergunta, já que não sou o Ulisses da Odisseia e não me pareço com Gengis Khan. No que pode consistir um treinamento para despertar um gigante? É possível haver em cada um de nós um “gigante” escondido?
Esta imersão é um profundo mergulho em si mesmo E um dos objetivos é recuperar parte da sua história. Histórias e eventos que ocorreram com cada um de nós e que apesar de não ser algo esquecido ou perdido na lembrança, sozinho não se consegue enfrentar. Sozinho não se consegue sequer, relembrar que parte dessa história pode ter ficado mal resolvida e que ainda hoje insiste em continuar refletindo em nossas ações de forma involuntária.
Quando pensamos num treinamento de liderança, muitas vezes pensamos no estereótipo do LÍDER que manda, ordena e é temido. Involuntariamente nos vem à mente um poderoso general Bonaparte, Hitler, Joana d´Arc, etc. Aquele que está à frente de uma grande multidão apontando a direção e selando destinos.
Que líder é este? As pessoas morrem por ele, morrem com a convicção de ter feito o melhor, não é uma morte banal, sem sentido. Para os comandados deste líder vale apostar a vida por alguém que transmite tamanha segurança na vitória. Que não deixa sombra de dúvidas de que se segue pela direção certa.
Ao ler um livro ou ao assistir um filme sobre grandes líderes nos sentimos encantados com o carisma, com a coragem e a determinação deste personagem, aquele que dá a direção a milhares de seguidores e que salva o mundo. Se fôssemos um personagem desta trama, provavelmente também seríamos mais um a seguir este líder a ponto apostar tudo para defender seus propósitos e objetivos.
Como estamos aqui dentro de um escritório, ou lendo isso numa fila qualquer, convenhamos, diante deste grande personagem nos sentimos tão menores que só nos resta o encantamento do livro ou filme. A nós resta o papel do seguidor, aquele que salva o mundo é uma mera ficção. Certo?
Despertando o gigante
Você se apresenta ao treinamento com desconfiança indisfarçável e ao olhar tantos outros desconfiados tem a nítida impressão de que todos estão se perguntando: O que estou fazendo aqui? Será que todos acreditam que há alguém maior do que eles mesmos escondidos atrás destes olhares céticos? Será que escondem a mesma insegurança que a minha? Ops! Saiu sem querer.
Entretanto, no sábado, antes mesmo do almoço já se tem a impressão que o pagamento pelo treinamento foi muito mais abaixo do que valia. Os olhares, aos poucos perdem suas interrogações e os rostos vão ganhando determinação. Na noite de sexta não poderia ter feito o que fiz até aqui, como foi isso então?
Não era meu propósito me tornar um Marco Pólo ou qualquer outra celebridade. Quem quer ser outra coisa que não você mesmo? O objetivo, portanto, é ser você mesmo, mas com ferramentas que possibilitem conseguir realizar seus sonhos com mais fluidez. Que consiga influenciar pessoas com seu carisma. Que consiga fechar as velhas questões mal resolvidas.
Este negócio de despertar um gigante pode até parecer tolice, mas uma coisa é certa: Posso fazer mais e melhor do que tenho feito até aqui! Quem não sente isso? Antes de chegar neste treinamento eu já sabia que tinha um poder que não acessava e que insiste em se camuflar em mim, sem despertar.
Entre as proposta do Instituto INTRA, está o despertar, com mais autoconfiança, para lembranças remotas de uma infância em que você não se defendia, não compreendia… De perceber suas capacidades e talentos para dirigir com mais determinação sua vida.
O treinamento é composto de pouquíssima teoria e quase todo em dinâmicas práticas, onde você faz (liderando ou sendo liderado) tarefas e o feedback é imediato. Uma experiência única. Quem quer se conhecer de forma mais profunda, aflorar o emocional ou ser surpreendido pela sua própria capacidade e talentos que você mesmo ainda desconhece, este é meu conselho: Atreva-se.
Você pode contatar o Instituto Intra para saber valores, locais dos treinamentos e datas dos eventos através dos telefones:
Instituto Intra
www.institutointra.com.br
(11) 3101 4627 /Alex: (011) 8752-7742
Por Vinícius Moura
Enquete A Fazenda 2024: quem você quer que fique na 8ª Roça?
Nesta quarta-feira (13), aconteceu mais uma disputa empolgante no reality, que colocou as roceiras Flora Cruz, Luana Targino e Vanessa Carvalho para correrem atrás do prejuízo. Depois de triunfar na difícil competição, Luana escapou da berlinda. Sendo assim, restaram Gizelly, Flora e Vanessa no sufoco. Quem você quer que fique? Participe da votação na enquete sobre a 8ª Roça de A Fazenda 16!