A necessidade de investir em educação já se tornou um consenso — um dos poucos em uma área que tanto desperta paixões e polêmicas. O que agora tem se mostrado mais desafiador é como realmente conseguir fazer diferença. Nos últimos anos, o Brasil avançou, mas o desempenho de nossos alunos ainda precisa melhorar muito. Diante da possibilidade de que isso se torne o principal entrave para o crescimento do país, enfrentar o problema é ainda mais urgente.
Desde a sua criação, a Fundação Lemann buscou contribuir com a qualidade da educação, defendendo que os estudantes brasileiros merecem um aprendizado no mesmo nível de países desenvolvidos. Para atingir esse objetivo o investimento é direcionado numa estratégia que envolve quatro áreas complementares de atuação – Inovação, Gestão, Pesquisa e Talentos.
Inovação
Apoiar ideias inovadoras que podem transformar a educação. Não é levar computadores para as salas de aula, é sobre tecnologias que podem ajudar o professor para melhorar o aprendizado do aluno. A fundação mantém um diretor na Califórnia, por exemplo, que fica sempre de olho nas coisas mais bacanas que podem ser aproveitadas para a educação, como softwares.
A grande aposta da fundação para melhorar o aprendizado é apostar na “escala” – o aprendizado deve alcançar um grande número de pessoas para que os resultados sejam visíveis e a tecnologia é uma grande aliada para isso.
Khan Academy – A Fundação Lemann firmou parceria com a Khan Academy, uma organização não governamental que tem como objetivo contribuir para a melhoria da educação por meio de vídeo-aulas online disponibilizadas gratuitamente. Além dos vídeos, o site conta com um módulo de exercícios e um painel que permite ao usuário acompanhar seu desempenho. Todo conteúdo é aberto.
Em parceria com o Instituto Natura e o Instituto Península, está trazendo a Khan Academy para o Brasil, traduzindo os vídeos de Aritmética, Biologia, Química e Física para o português e levando a ferramenta para escolas públicas. Em 2011, foram publicados 47 vídeos de química, física e aritmética, de um total de 342 aulas.
[http://www.youtube.com/watch?v=GXMN3iD3i5M]
Para ver mais vídeo-aulas, confira o canal da Khan Academy em português no YouTube.
Gestão
Testar práticas que podem melhorar sensivelmente a gestão da educação e a efetividade dos professores. É trabalhar com as pessoas que são as peças-chave para o ensino, como os secretários municipais de educação, os diretores de escolas públicas, os professores – é formar essas pessoas da melhor maneira possível e apoiá-los no dia a dia através de seminários, cursos e uma série de atividades para melhorar a qualificação do trabalho deles.
Curso gestão para o sucesso escolar – A pós-graduação focada em desenvolver a liderança pedagógica de diretores de escolas públicas teve turmas em 21 cidades do estado de são paulo, com 483 novos profissionais matriculados.
Curso líderes em gestão escolar – O curso voltado para a equipe técnica de escolas e secretarias de educação formou a sua primeira turma, com 76 profissionais, na cidade de são José dos campos.
Master em gestão escolar – o programa de pós-graduação oferecido em parceria com a Universidade Anhembi Morumbi teve duas novas turmas e 77 alunos – 49 deles bolsistas, atuando em redes públicas de ensino.
Seminário líderes em gestão escolar – Mais de 300 secretários municipais de Educação participaram da 3ª edição do encontro. Foram três dias de palestras sobre temas de interesse dos gestores e intensa troca de experiências.
Workshops – Aula nota 10 – 1.529 professores e gestores participaram de workshops baseados nos conteúdos do livro Aula Nota 10. Lançado em janeiro, o livro vendeu 30 mil exemplares em um ano.
Curta a página da Fundação Lemann no Facebook.
Pesquisa
Estimular a produção de dados de alta qualidade sobre educação e disseminá-los para os formadores de políticas e para a sociedade em geral. A ideia é produzir dados sobre a educação pública e ajudar a qualificar o debate sobre o sistema no Brasil.
Lemann Center Em Stanford – Foi inaugurado o centro Lemann para a Inovação e o Empreendedorismo na Educação Brasileira. O projeto quer acelerar os avanços no setor, por meio do financiamento de pesquisas e bolsas para a formação de pesquisadores.
Lemann Dialogue – O 1º simpósio realizado em conjunto pelos centros lemann de Estudos Brasileiros de columbia, Harvard, Illinois e stanford tratou dos desafios para o desenvolvimento do país e reuniu acadêmicos e representantes do governo brasileiro.
Curta a página da Fundação Lemann no Facebook.
Talentos
Investir no treinamento de indivíduos muito talentosos, comprometidos em liderar transformações sociais no Brasil. A intenção é formar um grupo de líderes extremamente competentes e comprometidos com a transformação social no Brasil. Nas outras três áreas o investimento é na base para que todo mundo cresça, mas aqui o alcance é outro, é investir em pessoas muito boas, que vão para Harvard, Stanford, Yale, Columbia, Illinois e UCLA, onde o programa tem bolsas, para que eles voltem e multipliquem isso aqui no Brasil.
Lemann Fellowship – Foram concedidas 28 bolsas em columbia, Harvard, Illinois, Stanford e Yale, em áreas como políticas públicas, educação e governo. O programa priorizou o fortalecimento da rede e iniciativas de apoio à carreira dos bolsistas.
Brazilian Scholars – O programa incentiva pesquisas sobre o Brasil em instituições como Harvard, Illinois, UCLA e Yale. Foram concedidas 17 bolsas de mestrado e doutorado em áreas como medicina, negócios e história.
Curta a página da Fundação Lemann no Facebook.
Por Samantha Mahawasala