Fórum LYCRA® Moves™ Brasil inspira cadeia têxtil

A INVISTA grupo americano, detentor da marca LYCRA®, promoveu nos dias 16 e 17 de março, em São Paulo, o Fórum LYCRA® Moves™ Brasil visando discutir, inspirar e criar oportunidades de negócios aos seus clientes da cadeia têxtil. No Instituto Tomie Ohtake, o evento que trouxe uma visão econômica sobre o setor da moda no Brasil e apresentou tecnologias e inovações em moda praia, lingerie e activewear.

Inspirado em uma iniciativa também realizada pela companhia na Europa, em sua 4ª edição – a primeira em 2008 -, o Fórum reúniu executivos de peso para falar dos mais diversos temas, como o cenário da atual economia brasileira e suas perspectivas; os desafios e oportunidades da indústria têxtil e da confecção brasileira; a visão da sustentabilidade na indústria e a agenda 2020; a atuação das marcas na crise; perfil dos consumidores brasileiros em tempo de crise, entre outros.

O encontro reuniu diferentes setores como fiações, tecelagens, confecções, varejo e imprensa do segmento têxtil. A agenda trouxe informações unificadas e insights em torno de tendências e experiências mundiais, inovações na indústria e varejo, expectativas dos consumidores e gestão sustentável.

Para Yuko Suzuki da Revista World Fashion um dos destaques do evento foi justamente o network que trouxe a possibilidade de reencontrar com muitos empresários e profissionais do mercado. Já o consultor Fabio Sandes, destacou a tecnologia que está sendo desenvolvida para a malha jeans – o LYCRA® HYBRID TECHNOLOGY – que está trazendo um novo padão para a malha, evitando que fique flácida ao ser usada, deixando o tecido mais próximo do jeans. Outro destaque para o Fábio neste universo das malhas é a importância do conforto para o consumidor. Diferente da moda praia em que o caimento acaba sendo mais importante que o conforto.

Além dos painéis, o evento apresentou um andar inteiro simulando diversos ambientes do cotidiano, demonstrando a versatilidade do fio LYCRA®, como por exemplo, uma loja completa de lingerie com peças de vários parceiros, um ambiente de “praia urbana”, academias e suas roupas de alta performance etc.

“O Fórum é um grande encontro de negócios com o objetivo de promover todos os elos da cadeia têxtil. Trazemos em pauta soluções e oportunidades que sejam relevantes aos nossos clientes visando a retomada de um negócio sustentável”, declara Denise Sakuma, Diretora de Negócios da INVISTA para América Latina.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil de Confecções (Abit), em 2015, a produção física do segmento têxtil teve queda de 14,5% e espera-se que para este ano a categoria cresça 9%, chegando a 2,08 milhões de toneladas. “Há expectativas sólidas para o crescimento, devido à substituição do vestuário importado e do aumento das exportações”, comenta a executiva. Além disso, “os consumidores brasileiros estão buscando produtos mais duráveis e com valor e o Fórum vem, justamente, trazer estas discussões em torno do crescimento e da tecnologia hoje disponível para que a nossa indústria seja mais competitiva aqui e no mundo”, afirma Denise.

O Fórum LYCRA® Moves™ Brasil é mais uma ação do projeto Connect, iniciado em 2014, que possui o objetivo de reunir todos os elos da cadeia a fim de promover os negócios de forma sustentável e perene. “Contar com grandes especialistas em economia, mercado e consumo e abordar temas de relevância do cenário global, assim como cases de sucesso, é engrandecedor. Este deve ser um grande encontro para o Brasil”, comenta Denise.

Já o Grupo Malwee foi destaque durante Fórum internacional promovido pela INVISTA por engajar os públicos para a sustentabilidade, oportunidade motivada pelo fato de o Grupo Malwee ser o único representante brasileiro do setor membro do Sustainable Apparel Coalition (SAC) – principal aliança de organizações para a sustentabilidade no sistema produtivo de indústrias têxteis no mundo.

No Fórum, a companhia foi representada pela gestora Taise Beduschi, durante o painel “A visão da sustentabilidade e agenda 2020”. A profissional tem 12 anos de experiência na área e falou sobre o Plano 2020, lançado em 2015, e que formaliza a gestão da empresa para a sustentabilidade em toda a cadeia de valor: desde as bases do fornecimento até o uso e pós-uso dos produtos.

O painel foi discutido com Arnaud Tandonnet da INVISTA, empresa americana detentora da marca LYCRA®. “O objetivo é inspirar os participantes com a apresentação dos processos inovadores do Grupo Malwee que contribuem com a redução de custos e ganhos ambientais. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e, por isso, precisamos discutir cada vez mais sobre produzir moda com responsabilidade social, econômica e ambiental”, destaca a gestora de Sustentabilidade da companhia.

Grupo Malwee investe em processos inovadores para se diferenciar. Em seus processos, o Grupo Malwee consegue reduzir a utilização de recursos naturais e o desperdício de insumos e matérias-primas, além de oferecer um produto inovador, aliado ao conforto e a moda das marcas. Por isso, aposta na inovação e na tecnologia, como o uso da malha pet, peças fitness com hidratante nanoencapsulado, modelos com fibras naturais como a banana e o bambú, malhas biodegradáveis e de algodão desfribado. Além disso, em 2014, o foi o pioneiro no mercado nacional ao lançar a primeira jaqueta com tecnologia wearable, que – por meio de controles na manga – permite a reprodução de músicas e atendimento de ligações em smartphones.

Com 47 anos de existência e aproximadamente 10 mil colaboradores, o Grupo Malwee é uma das principais empresas de moda do Brasil. Atualmente, realiza a gestão das marcas: Malwee, Malwee Brasileirinhos, Carinhoso, Puket, Scene, Enfim, Wee!, Liberta, Zig Zig Zaa e Mercatto. O Grupo possui oito unidades fabris, 40 mil pontos de vendas multimarcas e mais de 350 lojas monomarca.

Confira fotos do Fórum LYCRA® Moves™ Brasil

   

A versatilidade, conforto, qualidade estão entre os destaques da Lycra

Fórum LYCRA® Moves™ Brasil

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Denise Pitta: Denise Pitta é digital influencer e empreendedora. Uma das primeiras blogueiras de moda do país, é idealizadora do Fashion Bubbles, e também CEO do portal que já recebeu mais de 110 milhões de visitas. Estilista, formada em Moda e Artes Plásticas, atuou em diversas confecções e teve marca própria de lingeries, a Lility. Começou o blog em Janeiro de 2006 e atualmente desenvolve pesquisas de Moda Simbólica, História e Identidade Brasileira na Moda e Inovação. Além de prestar consultoria em novos negócios para Internet. É apaixonada por filosofia, física quântica, psicanálise e política. Siga Denise no Instagram: @denisepitta e @fashionbubblesoficial

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