Não há dúvidas de que neste final de semana São Paulo é a capital do automóvel: será o encerramento do mais importante evento de carros da América Latina, o Salão Internacional do Automóvel, e a corrida do Grande Prêmio do Brasil de Formula 1. São Paulo é cenário destes dois grandes eventos e a cidade parece gostar dos motores, pois o número de carros nas ruas não param de crescer!
O 26o. Salão Internacional do Automóvel é palco para muita gente: expositores, visitantes, compradores, apreciadores de carros e mulheres bonitas que apresentam as máquinas. Há carros para todos os gostos e estilos: dos elétricos econômicos e sustentáveis aos de altíssimo luxo. Dos possíveis de negociação durante o evento ao sonho de consumo. Para quem é apreciador de carros de competição e não pode vê-los de perto nem nas pistas dos autódromos, o Salão do Automóvel é lugar perfeito para não somente ver e apreciar, mas fotografar modelos de carros que participam dos campeonatos em diversas modalidades.
São esperados 600 mil visitantes no Salão com direito a se emocionar ao ver os carros da Formula 1, por exemplo duas Lótus (uma preta e outra amarela), com as quais o piloto Ayrton Senna participou de campeonatos durante os anos de 1986 e 87 . O piloto e ídolo nacional e internacional completaria 50 anos e por isso é homenageado nos dois eventos. Se você for ao Salão do Automóvel não deixe de visitar o estande do Instituto Ayrton Senna.
Lotus de 1986 e 1987 de Ayrton Senna expostas no Salão do Automóvel Via Globo Esporte
Para os apreciados das máquinas em alta velocidade que querem vê-las pela primeira vez estacionadas, terão a oportunidade de ver a Ferrari 430 (disputa GT3), modelo que estreou em 2009 e pilotada pelos brasileiros Daniel Serra e Chico Longo. LP 560 Gallardo (Lamborghini) é outra atração. A Mitsubishi apresenta 3 modelos rally: Titon SR, Racing Lancer e TR 4 ER. Outra montadora japonesa, a Honda apresenta a Dallara-Honda, veículo de Formula Indy pilotado pela brasileira Bia Figueiredo, enquanto a GM apresenta o Vectra Stock Car V8 com o qual Cacá Bueno bateu o recorde de 345 km/hora no Deserto de Sal de Bon Neville, Utah, Estados Unidos. A Renault com o R25 e a BMW com seu M3 GT2 completam o melhor circuito de corrida no evento.
A Fórmula 1 é um evento respeitado na cidade de São Paulo, não somente por sua tradição e adesão, mas também pelo retorno econômico liderando o pódio em número de visitantes, ocupação hoteleira e consumo. Não é de se surpreender que o prefeito, comerciantes e moradores da maior cidade da América Latina receba cada visitante, competidor, expositor, escuderia e patrocinador com um imenso tapete vermelho. Money, money, money go around!
O fato é que parados nos estandes do 26o. Salão Internacional do Automóvel ou em alta velocidade no autódromo de Interlagos em São Paulo, os veículo automotivos são as grandes vedetes e mantém todas as atenções durante esta semana até o dia 07 de novembro, quando lembraremos dos carros em nosso trânsito do dia-a-dia.
Se você não sabe o que pedir para papai-noel já pode sonhar com um Cayenne da Porshe ou com a vitória de Felipe Massa e Fernando Alonso.