Focus Fastback – Teste Drive e Lançamento em Gramado/RS

por Vinicius Moura
/ 03 agosto 2015 / 1comentarios

focus fastback vinicuis moura

Vou falar de um carro, mas antes pense na seguinte consideração: você é convidado para uma degustação de doces. Você gosta do convite, mas estranha, afinal, doces nem é sua preferência. A primeira vista parece ter sido convidado erroneamente, que deveriam ser convidadas pessoas com afinidade, conhecimento técnico e apreciação pela guloseima a ser testada, não é mesmo?

Por outro lado você já ouviu, leu, assistiu e não aguenta mais bater de frente com a expressão “saia do quadrado”. Parece uma expressão que diz tudo, óbvia. Entretanto, sejamos francos, muito pouco se usa da sua “obviedade” na nossa vida prática, somos repetitivos. Sair do quadrado foi assim que entendi o tom para o lançamento do Focus Fastback em Gramado-RS.

A chave do bólido pode estar no bolso ou na bolsa, aproximando-se do carro a porta está pronta para abrir, lá dentro ao apertar o “start” confira no belo painel iluminado o RPM marcando 1000 giros, carro ligado, e extremamente silencioso! Isso é bacana, mas não impressiona, já vi antes em outros veículos, mas o novo Focus guarda surpresas ainda melhores… Esta boa impressão foi o primeiro contato com o Focus Fastback num primeiro test-drive, se é que posso chamar assim, afinal, teve só 15 metros de distância…

Explico: bem ali na frente foi montada uma barreira com cubos de espuma simulando a traseira de um carro. No novo Focus, você avança até a velocidade de 20 km por hora, o carro “percebe” a aproximação perigosa do “veículo” a frente e, se o motorista não tem reação, ele freia sozinho.

Você não deveria fazer isso, mas quem nunca? Com Whats ou outro aplicativo por baixo das pernas, a distração custa um farol, para-choque, ou coisa pior. Saiba que a maioria esmagadora de pequenos acidentes no trânsito ocorre no “anda/para nosso” de todos os dias. Este sensor no carro é muito providencial e pode evitar diversos prejuízos. Mais que 20km por hora ele diminui a velocidade, sem frear totalmente.

Interior-Focus-Fastback_01-500x372

É um carro para quem gosta de carro. Este é o slogan. Mas, a FORD juntou pessoas que não tem carro, que tem medo de dirigir e até gente que não entende nada de carro (Ops! Nem todo mundo dirigiu). É claro que também estavam lá, a imprensa especializada gente que entende tudo de carro e também, pessoas hiperconectadas, totalmente antenadas com tecnologia. No fim das contas um carro que pode estacionar sozinho, por comando de voz ativa várias funções, além de encontrar no GPS o endereço (chega de digitar), banco com regulagens elétricas, câmara de ré que risca o percurso sobre a imagem, a partir do ângulo que se dá na direção. No fim das contas, num carro com tantas facilidades o que escutei foi justamente o contrário do slogan. É um carro que faz tanto por você que o slogan também poderia ser: Um carro para quem não gosta de carro.

O nome “Fastback” vem da leveza da curva entre o vidro vigia e o porta-malas, no nosso passeio pelas ruas de Gramado e Canela o carro demonstrou ótimo desempenho e muita estabilidade nas curvas. Tem boa retomada de velocidade e ainda conta com o shift paddle. Não cheguei a dirigir para testar o limite de velocidade do carro. Mas, no percurso testado, achei que nestas condições seu motor 2.0 e suas rodas aro 17 se saíram muitíssimo bem.

Com preço a partir de R$ 77.900 até R$ 96.900. Uau! Salgadinho. Mas na comparação de opcionais com seus principais concorrentes (Corolla e Civic) o Focus dá pau nos dois. Uma empresa que convida gente de tantos extremos corre um grande risco ou confia muito no que está apresentando. Isto é sair do quadrado!

Focus fastback 2016

FOTOS  DO EVENTO FORD – MEDIA DRIVE GRAMADO

VEJA MAIS FOTOS DO FOCUS FASTBACK

Por Vinicius Moura

03 agosto 2015
Vinicius Moura

Vinicius Moura

Vinicius é empresário do setor de auto-peças.