Festa do Axé – Confira tudo p/ Festa Baiana: dicas, decoração, músicas e comidinhas – Festa Temática

por Denise Pitta
/ 19 julho 2016

 Festa Temática - Festa Axé ou Festa BaianaFashion Bubbles em ritmo de Axé.

Entre as macrotendências mais importantes  está o retorno às raízes, afinal, quem não sabe quem é, também não sabe para onde vai. Nesse clima, relembramos a alegria do Axé e dos ritos baianos com a festa: 1º Lavagem do AP do Edy.

Nossa festa foi uma verdadeira micareta de tão animada, com direito a abadá, procissão e lavagem das escadarias do Ap do Edy, e, como na maioria das festas baianas, uniu o sagrado e o profano, em uma verdadeira “Lavagem de Corpo e Alma”, com muita alegria!

Nos divertimos tanto relembrando os principais hits do Axé, escolhendo figurino e lembrando dos personagens da época que acabou inspirando essa matéria.  Assim, segue um manual com tudo para sua Festa do Axé: trilha sonora, decoração, cominhas, dicas de roupas e fantasias. Confira!

Usei roupa original dos anos 90A Lavagem do Ap do Edy teve direito a abadá, mamãe sacode e eu usei look original dos anos 90. Veja galeria completa da nossa festa com várias dicas ao fim da matéria

E lavagem das escadarias A ordem era se divertir Lavagem do APdoEDY
Lavagem do APdoEDY

Decoração

Para decoração você pode usar flores coloridas, fitinhas do Senhor do Bonfim, tecidos de chita, cortinas de contas e tudo mais que é típico da cultura baiana.

Feira-de-Sao-Joaquim-Salvador-guias

Clique nas fotos para imagens ampliadas

Trilha Sonora

carnaval-2016-2

O Axé-music está entre os ritmos brasileiros mais divertidos e contagiantes, ninguém vai ficar parado na sua festa, a alegria vai reinar geral!

Aqui você encontra uma seleção de 10 músicas fundamentais na história do Axé. No Spotify o Edgard Almeida e o Guilherme Sausanavicius fizeram uma super seleção com todas as músicas que tocaram na nossa festa em: https://open.spotify.com/user/12142145270/playlist/3WbBc1qqGBWnIrpHJYs4Ft

é-o-tchan-abre

Músicas Famosas

Ilê Ayê – Gilberto Gil
Fricote – Luís Caldas
Eu Sou Negão – Gerônimo
Salvador Não Inerte – Olodum
Madagascar Olodum – Banda Reflexu’s
Meia Lua Inteira – Caetano Veloso
O Canto da Cidade – Daniela Mercury
É o Bicho – Ricardo Chaves
Cara Caramba – Chiclete com Banana
Milla – Netinho
A Namorada – Carlinhos Brown
Água Mineral – Timbalada
É o Tchan – Gera Samba
Dança do Bumbum – É o Tchan
Liberar Geral – Terrasamba
Mal Acostumado – Araketu
Dança da Sensual – Banda Cheiro de Amor

 imagesíndice

Cardápio

No cardápio você pode contratar alguém para fazer tapiocas de sabores diversos ou mesmo uma baiana do acarajé. Outra dica encomendar cambraias, mini-acarajés, tapiocas gratinadas, torradinhas com patê e outros quitutes e belisquetes.

Lembre-se de ter uma variedade de sabores, já que nem todo mundo se identifica com a camida típica da Bahia. Aqui você encontra uma lista com pratos típicos da culinária baiana.

restaurante_siri_mole_divulg580

tapioca com diversos recheios

Dicas de Figurinos e Fantasias para festa do Axé ou Festa Baiana

Carla Cristina - divulgação
A ideia é se divertir sem medo de ser feliz!

festa do axé fantasias

Clique nas fotos para imagens ampliadas

Confira fotos da Festa Lavagem no APdoEdy

Saiba mais sobre as Lavagens

As Lavagens da Bahia são festejos populares em que se faz uma procissão, com todos vestidos de branco, até as escadarias de uma igreja. As baianas, que abrem o cortejo, despejam seus vasos com água de cheiro no adro da igreja e sobre as cabeças dos fiéis, num ritual de fé e esperança.

lavagem-baianas

Uma das Lavagens mais famosas de Salvador e também a que deu origem ao rito, é entre a igreja da Conceição da Praia e a do Bonfim, no alto da Colina Sagrada. Todos os anos, cerca de 800 mil pessoas participam da procissão.

As festas das lavagens unem sagrado e profano, com a ideia de uma “Lavagem de Corpo e Alma”.  E como de costume, nas festas religiosas, geralmente são acompanhadas de comemorações profanas.

Saiba mais sobre a história das Lavagens aqui.

festa_bonfim_22

Salvador-celebra-a-lavagem-das-escadarias-do-Bonfim

Por Denise Pitta

Gostou? Segue a gente em no Instagram? Passa lá e curta nossas páginas: @fashionbubblesoficial e @denisepitta.  E Snap: @denisepitta

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

19 julho 2016
Denise Pitta

Denise Pitta

Denise Pitta é digital influencer e empreendedora. Idealizadora do Fashion Bubbles, é também editora chefe do portal que já recebeu mais de 107 milhões de visitas. Estilista, formada em Moda e Artes Plásticas, atuou em diversas confecções e teve marca própria de lingeries, a Lility. Começou o blog em 2006 e está entre as primeiras blogueiras brasileiras da moda. Também desenvolve pesquisas sobre História e Identidade Brasileira na Moda e Psicologia Analítica. É apaixonada por filosofia, física quântica, psicanálise e política. Siga Denise no Instagram: @denisepitta e @fashionbubblesoficial