Escolha seu look e arrase no SWU! Hippie chic, Boho chic e Grunge
Campanha da Gucci. Foto: Keenan Evans O SWU, primeiro festival de música a céu aberto no Brasil, acontece em outubro na cidade de Itu, a…
Campanha da Gucci. Foto: Keenan Evans
O SWU, primeiro festival de música a céu aberto no Brasil, acontece em outubro na cidade de Itu, a 70 quilômetros de São Paulo. Inédito no Brasil, o SWU – Começa com você é um grande movimento de conscientização em prol da sustentabilidade.
É um convite à ação. Uma iniciativa que aponta caminhos para que todas as pessoas que querem ajudar a construir um mundo sustentável comecem a agir. Entre as diversas ações programadas há também um grande festival de música, arte e consciência.
SWU Music and Arts Festival segue a linha de grandes eventos conhecidos internacionalmente, como o Glastonbury, do Reino Unido, e o Coachella, nos EUA. O Glastonbury, por exemplo, é o maior festival de música ao céu aberto do mundo e tem fortes influências do movimento hippie.
Aqui nas terras tropicais o SWU vai ter esse mesmo estilo: três dias de música em uma fazenda onde as pessoas poderão acampar, conviver e interagir com outros adeptos ao movimento. É impossível pensar no que vai ser o SWU e não lembrar do que foi Woodstock, festival que marcou o final dos anos 60.
Uma característica muito marcante desses três dias de “paz e amor” em 1969 foi o estilo hippie, uma febre dessa época. De lá pra cá o hippie se renova e sempre volta às passarelas e principalmente ao guarda-roupa das celebridades como Kate Moss, Jade Jagger, Siena Miller, Mary Kate e Ashley Olsen, que são adeptas ao boho chic, uma espécie de mix dos estilos boêmio e hippie chic.
Graças à essas celebridades o estilo está em evidência e o SWU pode ser uma ótima oportunidade para explorar os looks hippie chic, boho chic e também o grunge, que é uma das tendências fortes para as próximas estações.
O Fashion Bubbles fez uma seleção fantástica de dicas e looks que valem de inspiração para todo mundo arrasar no SWU – Começa com você.
Camapanha Gucci. Foto: Hand Bags 800
O Estilo Grunge
Traduzido do inglês, grunge pode ser considerado como algo sujo. Inicialmente esse foi o nome dado ao movimento musical que teve origem em Seattle, nos Estados Unidos, liderado por bandas como Nirvana, de Kurt Cobain, e Pearl Jam, de Eddie Vedder.
De acordo com o site iG Moda, Marc Jacobs foi o primeiro a levar a estética do grunge às passarelas na temporada de primavera-verão de 1993 de Perry Ellis. A coleção apareceu cheia de referências das ruas, com xadrezes, coturnos e sobreposições.
No início da década de 90, o grunge era uma resposta ao consumismo exagerado e à beleza superficial. A principal característica era o aspecto casual e largado: os adeptos do movimento usavam roupas velhas e sujas, calças rasgadas e as famosas camisas xadrezes. Os pés caminhavam sempre com coturnos e velhos tênis All-Star.
O stylist Gustavo Garcez, em entrevista ao iG Moda, explica que a tendência atual é brincar com os preceitos do grunge misturando seus elementos básicos. Pode ser bacana usar roupas largadas, com peças mais sofisticadas e até sexy, por exemplo.
Para conseguir um visual grunge sem esforço, abuse das sobreposições e misture tudo: regatas, camisas, cardigans e blazers. Também não é preciso comprar um monte de roupa nova – a velha camisa xadrez pode ficar ótima com o jeans rasgadinho no fundo do armário.
Xadrez, jeans e sobreposições são as características mais fortes do movimento grunge. Fotos: The Mode-Bia
De um jeito renovado, o grunge aparece com um apelo sexy. Fotos: Westlog
Kurt Cobain foi o principal ícone do movimento grunge. Fotos: The Mode-Bia e About Fashion
O xadrez aplicado em várias peças. Foto: Pretty Rockless
Visual mais “largado” do grunge. Foto: Cereja de Neve
Mary Kate Olsen já foi flagrada várias vezes com o visual grunge. Foto: Just Lia
O Boho Chic.
O estilo Boho mistura de forma harmônica características hippies, grunges, folks, étnicas e vintages. Boho é uma gíria americana que se espalhou pelo universo fashion e que teve origem numa mistura de termos, mais ou menos assim: boêmios do Soho (ou bohemian of Soho) + burgueses boêmios (bourgeois bohemian) = boho, de acordo com o blog As Marias.
Quem quiser seguir essa tendência deve usar calças com inspiração étnica, um jeans descolado com blusas com cara de túnicas – sempre dando aquele toque pessoal. Saias fluidas, vestidos longos, estampados, com modelagem confortável, tops enfeitados, colares e pulseiras prateados com pedras coloridas, botas estilo cowboy, sandálias leves e baixinhas, cintos largos, além de cores sólidas como chocolate, ferrugem, vinho e azul turquesa.
Estampas e batas étnicas, cintos de couro, tranças, vestidões, cardigãs, roupas customizadas, toques de crochê, coletes, kaftan, cintos de franja e por aí vai.
Fotos: Examiner e Women’s Fashion
Foto: NY Post
Estilo Boho Chic na Cantão. Foto: Teens Girl’s Thing
Coletes e botas de couro estilo cawboy aparecem com frequência no boho chic. Fotos: The Shopping Vine e Portais da Moda
Franjas na bota e no colete de couro. Fotos: Moda Moda Moda
O Hippie Chic
O estilo é popular pelas saias longas e évasées, tecidos sedosos e estampas barrocas. O hippie chic propõe vestidos saídos da década de 1970 com amarras no pescoço, caídos até os tornozelos, bordados com pérolas coloridas e blusas folgadas e vaporosas, que se enriquecem com motivos bastante sofisticados.
Segundo o site Toda Você, as peças básicas para compor uma produção Hippie Chic são as batas, saias longas, estampas florais, coletes jeans, vestidos longos, franjas, botas cowboy, camurça, maxi bolsas, babados, estampas tie-dye, manga morcego, long tees (camisetas mais alongadas, como vestidos), túnicas e muitos acessórios.
Colares, óculos, chapéus, lenços, pulseiras e cintos são itens que realçam o visual e aumentam o clima hippie das produções. Tecidos naturais, peças em couro e camurça também merecem destaque, assim como os tons terrosos e acessórios em madeira.
Modelos Hippie Chic da Gucci. Fotos: Comunidade de Moda
Looks Roberto Cavalli, Etro, Duro Olowu e Balmain. Fotos: Comunidade de Moda
Nicole Richie é uma das adeptas ao estilo hippie chic. Foto: MTV
Aqui você pode aprender a fazer uma maquiagem no estilo hippie chic:
[http://www.youtube.com/watch?v=aKB5hdjlkA4]
SWU Music and Arts Festival
O SWU Music and Arts Festival terá 20 atrações musicais por dia, entre bandas e artistas nacionais e internacionais, DJs e revelações, devendo reunir público de mais de 200 mil pessoas durante os três dias. O festival já tem confirmadas as bandas Linkin Park, Dave Matthews, Pixies e Incubus.
O evento contará também com exposição e mostra de artes ligadas ao tema sustentabilidade, com curadoria de Eduardo Srur, artista plástico conhecido por intervenções urbanas, como a instalação de garrafas PET gigantes no rio Tietê, em São Paulo.
Além de música e artes, o Festival sedia ainda um Fórum de Sustentabilidade em que pensadores, empresários, acadêmicos e representantes de organizações não-governamentais trocarão idéias com o público a respeito de temas ligados à sustentabilidade. O Fórum tem curadoria da americana Kate Dohring, fundadora do Wealth Living and Giving, uma organização filantrópica que reúne uma revista, website e consultoria para fundo de doações.
Para realizar o SWU, o Grupo Totalcom se associou à The Groove Concept, empresa de entretenimento responsável pela realização do Festival Maquinária, que já trouxe o Faith no More e o Jane’s Addiction ao Brasil.
Outro nome de peso que atua nos bastidores do SWU Music and Arts Festival é David Saltz, produtor executivo que acaba fazer o show de abertura da Copa do Mundo da África do Sul. Ele é também conhecido pela produção dos shows exibidos nos intervalos do Superbowl, além de atuação em projetos como The Beatles Antology e Stones in Exile.
[http://www.youtube.com/watch?v=zXFyZPR-OQA]
Por Samantha Mahawasala
Colaboraram: Diego Tateishi e Priscila Soares
Enquete A Fazenda 2024: quem você quer que fique na 8ª Roça?
Nesta quarta-feira (13), aconteceu mais uma disputa empolgante no reality, que colocou as roceiras Flora Cruz, Luana Targino e Vanessa Carvalho para correrem atrás do prejuízo. Depois de triunfar na difícil competição, Luana escapou da berlinda. Sendo assim, restaram Gizelly, Flora e Vanessa no sufoco. Quem você quer que fique? Participe da votação na enquete sobre a 8ª Roça de A Fazenda 16!