Em sua terceira edição, Movimento Ecochic Day promove evento de moda sustentável
No dia 28 de julho, sábado, acontecerá a terceira edição do Movimento Ecochic Day, que tem como objetivo fazer com que as pessoas repensem suas…
No dia 28 de julho, sábado, acontecerá a terceira edição do Movimento Ecochic Day, que tem como objetivo fazer com que as pessoas repensem suas atitudes, além de fomentar soluções da cultura sustentável e da economia criativa. Desta vez, o Movimento promoverá um evento de moda sustentável, com a participação de dez estados brasileiros, representando as cinco regiões do País.
Com o tema “Moda Sustentável – o novo luxo”, esta edição marcará o lançamento dos desfiles de moda sustentável que passarão a acontecer em todas as edições do Movimento. A estilista Paula Yne é a convidada para lançar o projeto de desfiles mostrando o seu trabalho primoroso de reconstrução têxtil.
Paula mistura texturas e cores de retalhos de tecidos em suas formas originais de corte, com sedas orgânicas, de acervo. Suas peças ainda passam por tingimentos naturais em técnicas tradicionais japonesas ou outras desenvolvidas por ela. O resultado estético é extremamente interessante.. Para completar, o desfile contará com os sapatos feitos artesanalmente com algodão colorido natural e rendas, da Calçados Comparoni (João Pessoa-PB). O casting fica por conta da HDA Models, primeira agência brasileira especializada em modelos negros, que serão a grande maioria neste desfile. A trilha sonora levará a assinatura do DJ Hisato Tanaka.
Programação traz exposições físicas e virtuais, feira de criadores e troca de acessórios
Além do desfile, haverá uma exposição de roupas tramadas à mão, da designer Heliana Lages (Belo Horizonte – MG), e outra do trabalho do estilista Eduardo Ferreira (Recife-PE), em forma de editorial com fotos produzidas em Fernando de Noronha pelo fotógrafo Renato Filho. Em uma exposição virtual no Cordel de Talentos, dentro do site do movimento, criadores de Cuiabá (MT) homenageiam os 30 anos da carreira do estilista Lino Villaventura, e a designer Aline Martinez apresenta uma performance fashion do projeto Articulando.
O evento contará ainda com uma feira de criadores convidados, como a designer Rita Agueira, que desenvolve acessórios feitos de látex de borracha natural, e Tania Stahl com seu trabalho de feltragem em lã. Acontece também a Trocachic, um momento de escambo de acessórios, onde todas as peças tem o mesmo valor.
Conversa criativa coloca em pauta a moda – luxo sustentável
Na conversa criativa sobre “moda luxo sustentável”, os criadores presentes repassarão e trocarão informações, experiências e contarão sobre seus processos de criação. Os presentes poderão assistir a desfiles históricos de Ronaldo Fraga e outros estilistas, além de participar do encontro de customização com Mônica Horta, que ensinará técnicas de reaproveitamento de tecidos e fios sobre camisetas da marca Eden Organic. Designers, empreendedores e estilistas como Jum Nakao, Magna Coele (Recife/PE), Mary Arantes (Belo Horizonte-MG), Thaís França e Marcelo Rosembaum com seus projetos de design e moda com técnicas e moradores do Piauí, Casulo Feliz (Maringá-PR) e outros serão contemplados com o Prêmio Ecochic Day, que reconhece e incentiva nomes da moda sustentável do Brasil. Durante o dia todo, lojas espalhadas pelo Brasil participarão do Bazar Ecochic, colocando peças de antigas coleções a preços especiais.
“Esse evento representa um novo momento no Brasil, com a reunião de ecotalentos, criadores envolvidos com design, inovação, cultura popular e conceito de moda sustentável; é uma festa”, explica Mônica Horta, idealizadora e responsável pelo Movimento Ecochic Day, que conta com a parceria fundamental do Studio SP Vila Madalena.
Confira abaixo a programação completa do evento:
10h
– Bazar Ecochic – início das ações das lojas parceiras, de várias partes do Brasil, que disponibilizarão peças de coleções antigas a preços especiais (confira os endereços no site
13h
– Início da feira de criadores convidados – moda/design
Rita Agueira, Tania Stahl, Monica Schoenacker, Djulia Gangary e outros
– Abertura das exposições
Heliana Lages (Belo Horizonte/MG)
Eduardo Ferreira (Recife/PE)
Exposição virtual no Cordel de Talentos (Cuiabá-MT)
14h
– Exibições de vídeos de desfiles históricos de Ronaldo Fraga e outros
– Trocachic
15h
– Encontro de customização com Mônica Horta
– Flash mob – O que você está fazendo pra ser mais feliz hoje?
– Performance fashion ”a arte de vestir e revestir” , com Aline Martinez
( Projeto Articulando)
16h
– Lançamento do Prêmio Ecochic Day
– Conversa criativa – “Moda luxo sustentável”
17h
– Desfile de Paula Yne com participação da Calçados Comparoni (acesso restrito a convidados)
18h
– Encerramento
Movimento Ecochic Day
Dia: 28/07, sábado
Horário: 13h às 18h
Local: Studio SP Vila Madalena
Endereço: Rua Inácio Pereira da Rocha, 170, Vila Madalena, São Paulo – SP
Entrada franca, sujeito à lotação do espaço, exceto no desfile de Paula Yne, restrito à convidados.
O bar do StudioSP Vila Madalena estará funcionando normalmente.
www.movimentoecochicday.com
Sobre o Movimento Ecochic Day
Fundamentado em economia criativa e cultura sustentável, o projeto da jornalista e ecodesigner Mônica Horta e sua filha, a produtora de moda Cael Horta, é um movimento que acontece ininterruptamente na internet e tem encontros temáticos a cada dois meses na Vila Madalena, em São Paulo. Envolvendo artistas e criadores do Brasil inteiro, o Movimento promove a fusão e a difusão desses talentos, realizando o encontro entre produtores, consumidores e empresários.
O projeto foi lançado nacionalmente em abril deste ano, com uma edição em homenagem ao estilista Ronaldo Fraga, exemplificando a linha de pensamento do movimento. A sua segunda edição, em junho, reforçou o conceito da reciclagem de ideias com o lançamento do FIB Movimento Ecochic Day (Felicidade Interna Bruta), estimulando novos conceitos, com a presença da designer e escritora Elisa Stecca e da economista consultora da ONU, Ana Carla Fonseca Cainha.
As próximas edições estão programadas para os dias 29 de setembro, 03 de novembro no Rio de Janeiro e 24 de novembro, de volta em São Paulo, além da edição especial infantil em outubro.
Fonte: Trio press
Enquete: quem você quer que vença A Fazenda 16?
Flor Fernandez e Luana Targino deram adeus ao programa depois de quase três meses de confinamento no reality. A atração está chegando ao fim e essas duas personalidades fortes acabaram batendo na trave, mas infelizmente não foram para o Top 8 e nem para a final. Depois da eliminação dupla, quem você quer que vença? Vote na nossa enquete A Fazenda 16 após a eliminação de Flor e Luana. Queremos saber sua opinião: