A Disney está trabalhando em “Frozen”, mais uma de suas animações, e que por aqui deve se chamar “Uma Aventura Congelante”. Ela é baseada no conto “A Rainha de Gelo”, de Hans Christian Andersen, e terá (como em grande parte das histórias contadas pela empresa) uma garota no papel principal, chamada Anna. Sua nêmese é também feminina, Elsa, a Rainha de Gelo.
O filme poderia seguir seu curso natural, como os outros, se não envolvesse o megaestúdio em mais uma polêmica. Lino Disalvo, o chefe de animação designado para o longa disse que é bem mais complicado fazer personagens femininas. Até aí, tudo bem, pode ser algo técnico. Porém, o problema é o motivo que ele deu: “Historicamente, animar personagens femininos é muito, muito difícil, porque elas têm que passar por muitas emoções, mas você tem que mantê-las bonitas e sensíveis – você pode fazê-las sair do modelo muito rápido”.
Elsa será a vilã de Frozen, responsável pelo congelamento da cidade
Machista? Personagens femininas precisam, ainda hoje, parecerem sempre bonitas e frágeis? Ou não seria suficiente o simples fato de optarem por uma princesa “guerreira” no último filme, que foi o caso da arqueira Merida em “Valente”, com seus cabelos cacheados e volumosos simbolizando a rebeldia da personagem?
A questão é que, em 2013, depois de toda emancipação feminina do século passado, todo o processo de “correr atrás do prejuízo” das mulheres pode não significa nada para o maior estúdio de animação infantil do mundo – e que, por tabela, molda a personalidade dos futuros adultos do planeta. A declaração foi ouvida por Janna Busch, uma jornalista que visitou o estúdio para saber mais sobre a animação. Ela não deu tanta atenção para o depoimento, mas muitos internautas que leram acharam absurdo.
Até mesmo ilustradores profissionais. Um deles disse, no Twitter: “Não sei, eu tenho desenhado mulheres emotivas em páginas de quadrinhos há 14 anos e nunca me preocupei sobre elas parecerem bonitas. Eu quero que elas pareçam humanas”.
se pareçam humanas
Todo tipo de rede social foi usada para manifestar a indignação. Tumblr, inclusive. Como nesta imagem, que critica à diversidade que a empresa tentou emplacar, com personagens como Mulan, Tiana, Pocahontas e Jasmine, mas sempre as colocando em segundo plano.
Pocahontas, ficam em segundo plano
Além disso, a personagem principal de “Frozen” lembra muito a protagonista de “Enrolados”. Algo que também foi bem criticado na web. Tanta polêmica e trabalho para ‘isso’? Detalhe: o novo longa é dos mesmos criadores de “Enrolados”…
em “Enrolados”
Enfim, Frozen será a aposta da Disney para o Natal nos EUA (deve sair por lá no final deste ano) e conta com Kristen Bell como voz de Anna, a protagonista. Por enquanto, a expectativa é que só seja lançado no Brasil em janeiro de 2014. Confira o trailer:
Imagens: reprodução
Por Marcela Leone