Os escritórios têm cada vez mais funcionários jovens e recém chegados ao mercado de trabalho. Ao longo dos anos as relações no ambiente corporativo mudaram e se tornaram mais informais. Mas isso não quer dizer que ao lidar com os colegas, você não precise de certos limites.
O site Exame.com e o Info Money, criaram listas com erros de etiqueta que podem atrapalhar a boa convivência no trabalho, além de dicas que podem ajudar bastante.
Atrasar-se é falta de respeito
Trabalhar muito não significa que você tem o direito de chegar atrasado, isso significa não respeitar aqueles sempre chegam no horário certo.
Deixe o celular de lado na hora da reunião
Não responda emails ou atenda ao telefone enquanto estiver reunido com os colegas. Caso seja algo urgente, faça isso fora da sala. Esqueça as conversas paralelas e risadas desnecessárias durante a reunião. Você está no ambiente de trabalho e não em uma sala de aula. Se foi chamado para a sala de reuniões esteja lá por inteiro, focado.
Nada de brincadeiras preconceituosas
Se você gosta de brincar com os colegas, tire do seu repertório todas aquelas piadas desrespeitosas. Independente do grau de intimidade com os colegas, você está em um ambiente corporativo.
Na hora de dar bronca, nada de plateia
É desagradável chamar a atenção de qualquer pessoa na frente dos outros, ninguém é obrigado a ouvir os berros alheios.
Interrompa a reunião com sutileza
O assunto é urgente e a pessoa está em reunião, o que fazer? Bata na porta, entre na sala devagar, com calma, vá até ele (ou ela) e diga o que precisa. Seja sutil.
Faça cobranças com discrição e delicadeza
Algumas tarefas inevitavelmente precisam da participação de outra pessoa, mas nem sempre suas prioridades e prazos são os mesmos que os dela. Se perceber que o solicitado não foi entregue a tempo, cobre, mas não fique no pé, ligando de hora em hora.
Não interrompa as conversas
Deixe a pessoa concluir a ideia ou a sentença e depois se pronuncie. Aprenda a escutar e não monopolize a conversa.
Nada de olhares indiscretos ou malandros
O trabalho não é lugar para testar o “sex appeal” e flertar. Seja sempre discreto com a maneira que você olha para os colegas de trabalho.
Fora do escritório – Quando for levar seu cliente para almoçar
Foto: Veja São Paulo
Faça tudo para que o almoço seja agradável.
Não fale de assuntos que envolvam desastres naturais ou tragédias e não se esqueça de que o almoço foi marcado para tratar de negócios. Mas claro, isso não quer dizer que outras coisas, além de trabalho, não possam ser faladas.
Na hora de escolher o prato
Opte sempre pelo prato mais simples do menu, aquele que não dê muito trabalho para comer. Por exemplo, ao invés de pedir um espaguete, prefira massas como penne ou rondelli.
O almoço não é para matar a fome
O foco do encontro é o cliente e não a comida. Se estiver com muita fome, opte por comer algo antes do almoço.
O celular
Se não estiver esperando uma ligação importante desligue o aparelho ou deixe no modo silencioso. E não coloque o celular sobre a mesa, deixe-o na sua cadeira ou, no caso das mulheres, dentro da bolsa.
Nunca faça isso
Nada de mastigar de boca aberta, colocar os cotovelos na mesa ou palitar os dentes.
Foto: Caput Consultoria
Foto de abertura: Enable