A partir desta terça-feira (18/10), o espaço AVA all visual arts recebe por duas semanas a exposição da artista Márcia Gadioli, “memoriar – narrações imaginárias de um cotidiano”, com fotografia e outros trabalhos desenvolvidos em parafina abordando questões antagônicas como fragilidade e resistência, efemeridade e perenidade.
Partindo de imagens de jornais, a artista busca transitar na memória coletiva. Essa mídia, de produção rápida, é tanto efêmera por ser descartada todos os dias, ou durável por trazer notícias e dados importantes que muitas vezes queremos manter, armazenar, arquivar. A artista então transfere estas imagens para a parafina. Nessa condição, se a placa de parafina tivesse grande espessura, se tornaria muito resistente e a imagem impregnada, duradoura. Porém, ela usa uma espessura muito fina, tornando o resultado extremamente frágil.
O visitante ficará encantado com a delicada forma como a artista aborda a fragilidade da imagem, da memória e mesmo da importância das coisas. O espectador é convidado a participar ativamente, vivenciando esta fragilidade e completando o significado da obra ao poder manusear as lâminas que ficarão empilhadas sobre a mesa.
É provável que, mesmo os mais cuidadosos, não consigam manter as imagens e nem todas permaneçam em cima da mesa durante o período expositivo, o que pode gerar ao fim da exposição somente fragmentos… de memórias.
A artista trará também obras em parafina emolduradas e fotografias preto e branco reveladas e ampliadas manualmente e com tratamento museológico. Vale conferir.
Marcia Gadioli
Brasileira, nascida em 12 de maio de 1965. Vive e trabalha em São Paulo. Pesquisa a memória e a passagem do tempo representados nas alterações urbanas através da fotografia. Membro do grupo de estudos e pesquisa issotudoégrupo desde de julho de 2008. Criou e dirige, juntamente com Marcelo Salles, a Casa Contemporânea espaço de atelier, exposições e debates desde 2009.
SERVIÇO:
“MEMORIAR narrações imaginárias de um cotidiano” de Márcia Gadioli
- Abertura, 18 de outubro, terça-feira, das 19h às 23h
- Visitação: de 19 de outubro a 02 de novembro de 2011
- A galeria estará aberta no feriado de 02 de novembro.
AVA all visual arts
- Rua Mateus Grou, 513-A . Pinheiros . São Paulo
- Tel.: 11. 3031.2181 . 11.30978443
- De segunda à sexta das 10h às 19h e aos sábados das 10h às 17h.
- www.avaonline.com.br | ava@avaonline.com.br
Assessoria de imprensa: Solange Viana