Lançado há um mês, o Color+City é uma plataforma online que trabalha em pro de uma São Paulo mais colorida – e bem mais bonita. O projeto tem como objetivo conectar a comunidade da arte urbana com os donos de muros privados e externos da capital paulista.
Assim, como uma das frases mais grafitadas pela cidade é “mais amor, por favor”, surgiu a identidade do projeto: “Mais cor, por favor”. A ideia é simples: quem tem um muro livre oferece o espaço para alguém pintar.
Basta ter uma conta no Google, um dos grandes e muitos parceiros do projeto. A partir dos espaços oferecidos, os artistas escolhem onde colocar sua arte. A plataforma de mapas do próprio Google possibilita a interação entre doadores e artistas.
A ideia veio de Gabriel Pinheiro, que assina a curadoria, e Victor Garcia, dois entusiastas da arte de rua. Segundo Gabriel, “chegou à FLAG, um holding de empresas criativas. A FLAG abraçou o projeto e passou a apresentá-lo a uma série de potenciais parceiros, entre eles o Google Brasil, que entrou para viabilizar a plataforma via mapas. A partir daí, o networking foi se construindo naturalmente, agregando diversos agentes da economia criativa (empresas e pessoas físicas) para compartilhar competências e conhecimentos e dar forma à ideia”, conforme contou à Rolling Stone.
Confira abaixo o vídeo do projeto e visite o site para mais informações
[http://www.youtube.com/watch?v=xBZh1mxi1ok]
“Todo funcionamento e mecânica do site incentiva que artista e dono da propriedade estabeleçam contato e formalizem sua relação para que dêem andamento a execução da arte”, diz Esteban Walther, diretor de marketing do Google para a América Latina. De acordo com ele, a arte fica totalmente a critério do artista, sem que o dono do espaço interfira. Entretanto, como a plataforma também incentiva a aproximação, a arte pode nascer da relação estabelecida pelos dois.
No site do Color+City é possível ter todas as informações sobre os artistas, inclusive o portifólio. Começou com São Paulo, mas a ideia é espalhar para todo o Brasil.