O brunch, criado nos EUA, é a criativa mistura de breackfast (café da manhã) e lunch (almoço), uma ótima combinação que agrega o que tem de melhor das duas refeições. Servido em mesas fartas e ricas em variedade, o brunch é uma ocasião perfeita para convidar os amigos em um “quase almoço” sem pressa, que se prolonga até o início da tarde. A mesa fica colocada e as pessoas vão se servindo dos quitutes de acordo com a fome e a vontade.
Para o cardápio, basicamente é servido tudo de um café da manhã reforçado, como aqueles que vemos em filmes, com direito a panquecas, ovos e bacon, tortas salgadas frias, saladas, embutidos, sopas, massas, alguns pratos quentes de fácil preparo e ainda docinhos.
Entre as receitas temos elementos da gastronomia mundial entre francesa, indiana, mexicana, americana, italiana e é claro a nossa culinária brasileiríssima!
Para beber, café, chás, sucos e refrigerantes. Para variar um pouco temos também o Lassi, suco indiano feito a base de iogurte e especiarias ou ainda a sangria, bebida tradicional de Portugal, com ou sem álcool. E para os mais animados ou glamourosos uma dica é o drink Mimosa, com metade suco de laranja ou pêssego e outra metade champanhe, perfeito para um brinde!
O brunch pode ser servido ao ar livre, decorecom arranjos florais como esse em jarro de vidro. Idéia super bacana à direita com porções individuais de chás a granel enrolados em gaze numa colher de chá. Fotos: Myhappyday, Revistacasaejardim
Veja algumas vantagens de preparar o brunch que foram publicadas no site da Uol:
- Você não precisa servir a todos, nem correr entre a cozinha e a sala. E aproveita muito mais a conversa e a companhia.
- Por ser um serviço onde cada um se serve, os utensílios são mais simples e práticos.
- Pelas suas características, agrada tanto a vegetarianos radicais quanto gulosos de plantão, ou os loucos por dieta.
- Você não precisa servir alcoólicos – afinal não é aconselhável começar o dia com uma caipirinha ou cerveja estupidamente gelada.
- Serve para todas as ocasiões: batizados (que, em geral, acontecem pela manhã), casamentos, primeiras comunhões, aniversários de pessoas mais velhas (que gostam de almoçar cedo, assim não precisam esperar todos chegarem por volta de duas da tarde).
Para os mais caprichosos, receitas podem ser preparadas especialmente para o brunch. Já aqueles mais práticos, podem comprar no supermercado ou padaria uma bela cesta de pães, frutas selecionadas e muitas guloseimas, doces e salgadas, para este café da manhã especial.
Louças brancas destacam a comida e arranjos super coloridos. Fotos: Paranaonline, Myhappyday
Veja algumas imagens para se inspirar e montar uma bela mesa de Brunch
Não só de comidinhas gostosas e saudáveis são feitas um Brunch, charme e uma mesa bem montada é essencial para que seu café da manhã seja realmente especial. Veja imagens e dicas para você deixar seu Brunch ainda mais glamouroso.
Para um Brunch informal você pode dispor os talheres e guardanapos em baldinhos em um aparador. Uma idéia prática e que decora é empilhar as tigelas sobre um prato com flores decoradas. Fotos: Uol, Revistacasaejardim
No lugar da toalha de mesa, uma ótima sugestão é colocar caminhos nos lugares onde colocam-se os pratos. Foto: Myhappyday
Fotos: Myhappyday , Limãoeflor
Fotos: Emiliano, Nystepbystep
Veja algumas sugestões de pratos
Lanchinhos de espinafre, salmão defumado com ovos Benedict, foto da direita: torradas com presunto parma, tomates grelhados, queijo gruyere e agrião.Receitas e fotos: Bbcgoodfood
Panquecas com Blueberry, foto da direita bolo de banana. Receitas e fotos: Bbcgoodfood
Mimosa
Foto: Madiolsoir
Ingredientes
1 taça flûte de Champagne
Espumante gelado
Suco de laranja gelado
Modo de preparo
Servir o espumante até metade da taça e completar a taça com o suco. Não mexa.
Obs: você pode misturar o espumante com outros sucos como pêssego e abacaxi.
Brunch que é brunch precisa ter ovos, os ovos Benedict são um clássico:
Por Flávia Portillo