Aparelhos personalizados – Quando a moda vira um risco para a saúde

por Samantha Mahawasala
/ 21 fevereiro 2014 / 3comentarios

Adolescente usam aparelhos dentários falsos, também conhecidos como aparelhos personalizados, diferenciados ou chavosos, para “fazer modinha” e colocam a saúde em risco.

De todas as definições que a moda pode ter, colocar a saúde em risco certamente não é uma delas. Dessa vez a pauta não é questionar a saúde e magreza das modelos, mas sim algo com muito menos glamour – são os adolescentes das periferias brasileiras que têm colocados aparelhos dentários falsos apenas por uma questão de estilo.

Se antes os aparelhos eram considerados um incômodo para quem realmente precisava corrigir os dentes, hoje são vistos como acessórios – uma modinha disseminada em grande parte pelos cantores de funk, como os Leleks, MC Guime e MC Léo da Baixada, todos muito populares e referência de estilo nesse meio.


Aparelhos personalizados.

Os aparelhos personalizados são um conjunto de peças coladas aos dentes e são unidas por um elástico ou fio que causa uma movimentação nos dentes. De acordo com o Crosp, o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, esse tipo de aparelho usado por conta própria pode causar retração na gengiva, perda óssea e até mesmo a perda dos dentes.

O Crosp, inclusive, já deu início a uma caça ao comércio ilegal, com apreensão de material falso e também do que é vendido em lojas autorizadas. Entretanto, as peças são facilmente encontradas em camelôs e na internet, em sites como Mercado Livre e até mesmo no Facebook. Entre os materiais ilegais, já foram encontradas até cerdas coloridas de vassoura. O aparelho personalizado é encontrado, em média, por R$120 e pode ser colocado pelo próprio comprador, se adquirir também a cola, ou ainda pelo vendedor, como mostra abaixo um flagra do SPTV na Rua 25 de Março.

Os profissionais do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo afirmam que, além da origem duvidosa desses materiais, é preciso pensar nos riscos que os aparelhos diferenciados oferecem, como gengivite, posição errada do dente, perda óssea, reabsorção da raiz e podem até romper o nervo, fazendo com que o dente saia do osso. A cola extraforte também pode ter efeito extremamente tóxico na mucosa da boca, causando lesões.


Aparelhos diferenciados.


Aparelhos personalizados.


Aparelhos diferenciados.


Aparelhos personalizados.


Aparelhos diferenciados.


Venda ilegal de aparelhos personalizados na internet.


Aparelhos Chavosos disponíveis na internet.


Aparelhos diferenciados vendidos no camelô.


Leleks.


MC Guime e MC Léo da Baixada.

Fotos: Dicas Odonto, Vida de Dentista, G1

21 fevereiro 2014
Samantha Mahawasala

Samantha Mahawasala

Paulistana formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e com curso técnico de locução pela Rádioficina. Atuou como redatora e locutora no Grupo Bandeirantes de Rádio e também como repórter para um telejornal segmentado.