A Alpargatas, empresa dona da Havaianas, anunciou a compra de 30% da grife Osklen. Oskar Metsavaht, entretanto, continuará na coordenação de criação e estilo da marca.
A aquisição será feita em duas parcelas – uma no valor de R$67,5 milhões, que será paga no fechamento do acordo, e outra 15 meses após a negociação, com valor que será diferença do preço de aquisição – porcentual adquirido (30%) multiplicado por treze vezes o EBITDA da Osklen nos doze meses subsequentes ao fechamento do negócio, descontada a dívida líquida – e a primeira parcela. Segundo especulações, Oskar pode embolsar cerca de 130 milhões de reais.
Depois da segunda parcela paga, a Alpargatas pode ainda comprar mais 30% do capital da Osklen 60 dias depois do segundo pagamento da primeira aquisição. O valor a ser pago será o mesmo do acertado na primeira etapa de negociação.
Foto: Revista Alfa
Há um ano Oskar Metsavaht já falava sobre um sócio ou comprador para a Osklen. O conglomerado de luxo LVHM, dono da Louis Vuitton, chegou a negociar uma compra, mas foi desbancado pela empresa brasileira. No comunicado oficial a Alpargatas afirma que a negociação “reforça sua crença e seu compromisso de colaborar com o desenvolvimento do estilo brasileiro que é capaz de conquistar o mundo”. A intenção é transformar a Osklen num case de sucesso internacional como as Havaianas.
Fotos: Todo mundo usa Havainas
Por Samantha Mahawasala