Alimentação Saudável – Confira dicas e receitas deliciosas com aveia e outros grãos

por Fashion Bubbles
/ 11 novembro 2011

O Fashion Bubbles teve um café da manhã especial nesta quinta-feira, 10 de novembro. A Pepsico fez um convite para participarmos da degustação do novo lançamento da Quaker, os Grãos Milenares. Vale lembrar que a marca Quaker é especializada em cereais.

A proposta do encontro era mostrar que é possível aliar alimentação saudável a pratos saborosos e suculentos. A mistura de aveia e de linhaça dourada, que constituem o novo produto Grãos Milenares, rendeu mais receitas do que podíamos imaginar.

O bate-papo aconteceu entre os jornalistas, um representante da Quaker e a nutricionista Fernanda Bigliazzi. Depois de conhecermos a linha de produtos, a conversa seguiu com a mesa recheada de pratos gostosos. “Trabalhamos com a Quaker há muito tempo e percebemos que os grãos milenares deram uma liga boa e textura aos alimentos”, diz a chef responsável pelo cardápio do café da manhã.

Para abrir o apetite, foram servidos deliciosos pães chapati, feitos com os grãos milenares e acompanhados de algumas opções de geleia. Em seguida experimentamos um hambúrguer de abóbora, também feito com o novo lançamento da Quaker. Logo depois, uma farofinha crocante, que recheava uma alcachofra. E como não podiam faltar pratos doces, a chef preparou uma pot pie de maçã, com a massa feita com os grãos milenares, além de docinhos de aveia e damasco.


A nutricionista Fernanda Bigliazzi explicou que as fibras na alimentação são poderosas no controle do peso já  que proporcionam sensação de saciedade e não tem valor clórico ou energético, além de colaborar na manutenção do ritmo intestinal

Depois de experimentar todas essas gostosuras não dá para dizer que alimentação saudável é sinônimo de comidas sem gosto e sem graça. Todos os pratos eram ricos em aveia e linhaça. Mas você deve estar se perguntando: afinal quais os benefícios de comer pratos com esses ingredientes? Inúmeros. “Os grãos carregam proteínas, vitaminas e minerais, mas principalmente as fibras, que equilibram a alimentação, dão a sensação de saciedade e promovem o funcionamento melhor do intestino, entrou outros”, explica a nutricionista Fernanda.

Uma dica super útil
A Quaker está com o site todo renovado e preparou um espaço para te proporcionar uma rotina mais saudável e bons hábitos alimentares. É de bastante utilidade para nós que temos um dia a dia mais corrido e buscamos tornar nossa alimentação cada vez mais equilibrada.

Assim que entrar no site, há uma barra superior, na qual você escolhe as características do seu perfil: sexo, idade, o estilo de vida e o que quer melhorar na sua saúde. É tudo muito simples, não é necessário preencher nada, apenas clicar nas opções com o mouse. Automaticamente a página se configura com opções de refeições ideais para o seu tipo. Vale a pena conferir.


Quaker também diversificou sua linha de produtos trazendo alimentos mais saudáveis também para hora do lanche. Cookie de Aveia com  Granola e os Minis, quadradinhos de cereais gostosos e fáceis de consumir, são algumas das delícias saudáveis para o dia a dia.

Receitas
Além de sugestões para reeducar sua rotina, o site também oferece receitas e os benefícios que cada uma delas oferece ao seu organismo. Basta escolher seu sexo e em que você quer se beneficiar. Acesse e conheça a quantidade de pratos que podem ser feitos a partir da aveia.

Confira as receitas de tudo o que degustamos no café da manhã:

Chapati

Ingredientes:
– 2 xícaras (chá) de farinha de trigo (220 g)
– 1 xícara (chá) de Grãos Milenares Quaker (100 g)
– 1 colher (chá) de sal (6 g)
– 2 colheres (sopa) de óleo (30 g)
– 1 xicara (chá) de água morna (200 g)
– Azeite para pincelar

Modo de preparo:
Misture a farinha de trigo, os Grãos Milenares, o sal e o óleo. Quando todos os ingredientes estiverem incorporados, adicione a água aos poucos e sove a massa até que fique lisa e maleável, desgrudando do recipiente com facilidade. Use toda a água. Deixe-a descansar coberta por um filme plástico durante aproximadamente uma hora. Porcione a massa em oito bolinhas e abra-as em discos com o auxílio de um rolo. Frite-as, uma de cada vez, em frigideira antiaderente bem quente, pincelando com azeite e virando até que elas estejam ligeiramente douradas. Sirva em seguida acompanhadas de patês, sardelas, hommus ou coalhada seca.

Tempo de preparo: 40 minutos
Rendimento: 16 porções

Variação: experimente adicionar à massa condimentos secos como pimenta calabresa, ervas finas, tomilho seco, entre outros.


Deliciosos pães chapati, feitos com os Grãos Milenares, novo lançamento da Quaker, perfeito de entrada em jantar para receber amigos

Docinhos de aveia com damasco

Ingredientes:
– 2 xícaras (chá) de açúcar refinado (320 g)
– ½ xícara (chá) de mel de flor de laranjeira (145 g)
– 2 xícaras (chá) de damasco picado (300 g)
– 1 xícara (chá) de Grãos Milenares Quaker (100 g)
– 2 colheres (sopa) de manteiga (28 g)
– 1 xícara (chá) de amêndoas filetadas torradas (90 g)

Modo de preparo:
Em uma panela de fundo grosso, misture o açúcar com 1 xícara (chá) de água (200 ml) e o mel. Leve tudo ao fogo médio, sem mexer para não açucarar, até que atinja o ponto de fio grosso. Retire a panela do fogo e adicione o damasco picado. Aguarde 5 minutos para que o damasco libere o sabor na calda.  Misture os Grãos Milenares com uma colher, para que a aveia absorva um pouco da calda, e jogue a mistura sobre uma superfície lisa e untada com óleo para não grudar.

Assim que a massa estiver morna, com as mãos untadas com a manteiga, enrole bolinhas antes que a massa esfrie. Em seguida, passe os docinhos na amêndoa torrada e coloque-os em forminhas.

Tempo de preparo: 40 minutos
Rendimento: 50 docinhos (16 g cada)
Variação: você também pode fazer este doce com damasco azedo. Basta hidratá-lo com um pouco de água morna antes de utilizá-lo.


Farofinha crocante

Ingredientes:
– ½ xícara (chá) de Grãos Milenares Quaker (50 g)
– ¼ de xícara (chá) de azeite (50 ml)
– 1 cebola pequena (50 g)
– 1 dente de alho grande (6 g)
– ½ xícara (chá) de salsinha picada (17 g)
– 1 pimenta dedo-de-moça picada sem sementes (6 g)
– ½ xícara (chá) de nozes picadas (30 g)
-¼ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado (17 g)

Modo de preparo:
Em uma frigideira larga, frite os Grãos Milenares com uma colher de sopa do azeite até dourarem levemente. Reserve.

Em seguida, aqueça o restante do azeite e doure a cebola, o alho, a salsa picada, a pimenta e as nozes. Por último, adicione os Grãos Milenares. Retire do fogo e deixe esfriar. Misture o queijo parmesão.

Sirva a farofa como recheio de tomates, cebolas, alcachofras, gratinados e até mesmo sobre sopas e cremes.

Tempo de preparo: 15 minutos
Rendimento: 6 porções


Entrada charmosa e elegante


Hambúrguer de abóbora

Ingredientes:
– 4 xícaras (chá) de abóbora picada (400 g)
– 1 colher (café) de cominho
– 1 colher (café) de canela em pó
– 1 pitada de açúcar refinado (4 g)
– ½ xícara (chá) de Grãos Milenares Quaker (50 g)
– 1 cebola pequena picada (50 g)
– 1 dente de alho grande picado (6 g)
– ½ xícara (chá) de salsinha picada (20 g)
– Sal e pimenta do reino
– 1 ½ colher (sopa) de azeite para fritar (22 g)

Modo de preparo:
Tempere a abóbora com o cominho, a canela e a pitada de açúcar. Envolva-a no papel-alumínio e leve para assar por 30 minutos ou até que ela esteja macia e firme.

Amasse a abóbora ainda quente com um garfo, grosseiramente. Junte os Grãos Milenares, a cebola, o alho, a salsinha, sal e pimenta. Leve à geladeira para descansar por 1 hora.

Modele-a em pequenos discos, como hambúrgueres. Aqueça uma frigideira com o azeite e frite os hambúrgueres até dourarem. Sirva quente acompanhado de salada verde ou legumes salteados.

Tempo de preparo: 40 minutos
Rendimento: 13 hambúrgueres de 40 g cada


Uma delícia de hamburguer de abóbora, ótimo alternativa para quem não come carne


Pot Pie de maçã

Ingredientes:
– 1 xícara (chá) de farinha de trigo (110 g)
– ½ xícara (chá) de Grãos Milenares Quaker ( 50 g)
– ½ xícara (chá) de açúcar (80 g)
– ¼ de xícara (chá) de manteiga gelada em cubinhos (50 g)
– 2 maçãs verdes (320 g)
– 4 colheres (sopa) de rum (48 ml)
– 4 colheres (sopa) de açúcar refinado (48 g)
– 4 colheres (sopa) de suco de limão (48 ml)
– Canela em pó para polvilhar
– Gema para pincelar

Modo de preparo:
Faça a massa: misture a farinha de trigo, os Grãos Milenares e o açúcar. Adicione a manteiga gelada e misture a massa com a ponta dos dedos até que vire uma farofa. Em seguida, acrescente duas colheres de sopa de água e incorpore tudo até formar uma massa lisa. Cubra com um filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos.

Faça o recheio: retire o miolo e as extremidades das maçãs e corte-as em fatias finas. Disponha as fatias dentro de quatro ramequins e divida em cada um o rum, o açúcar refinado e o limão. Polvilhe canela por cima.

Abra a massa entre dois sacos plásticos com um rolo e corte 4 tiras finas e compridas como um talharim. Molhe a borda dos ramequins com água e cole cada fita ao redor dos recipientes. Pincele as tirinhas de massa com água, corte quatro círculos de massa e cubra as pot pies. Feche apertando as laterais da massa.

Pincele com a gema de ovo e asse em forno médio (180° C) durante 40 minutos.

Tempo de preparo: 40 minutos
Rendimento: 8 porções
Dica: sirva morno com uma bola de sorvete de creme

Receitas criadas e disponibilizadas pela Serviços ao Consumidor

Agradecimento especial à Riot.

Por Willians Glauber

11 novembro 2011
Fashion Bubbles

Fashion Bubbles