A revolução da tecnologia vestível é tema de Festival

por Denise Pitta
/ 05 novembro 2015

Danit+Peleg+final+collection (2)

A revolução da tecnologia vestível é tema de Festival

Festival organizado pela jornalista Alexandra Farah reúne experts da tecnologia e da moda e está acontecendo em SP

 De 4 a 8 de novembro está sendo realizado em São Paulo o primeiro WearableFestival Moda & Negócios de Tecnologia. Tema do momento, o encontro é composto por uma manhã de seminário e por circuito de experimentação onde o foco é a tecnologia vestível, conhecida como wearable technology. O boom de roupas e acessórios conectados faz parte do IOT, sigla para internet das coisas. Tudo ao nosso redor, da geladeira à cama, da calça jeans aos cílios, está ganhando inteligência.

Os maiores expoentes deste movimento são as pulseiras que controlam suas atividades físicas e o Apple Watch, lançado no começo do ano. No entanto, há itens muito mais interessantes, como vai mostrar o Wearable Festival.

O encontro começa na manhã de 4 de novembro, no auditório do Centro Universitário Belas Artes,  com um  seminário composto por cinco mesas, e continua até o dia 8 com o circuito de experimentação.

Duas presenças internacionais estão confirmadas:

Katia Vega, pós doutorada da MIT e expert em Beauty Tech. Seu trabalho de Jatia revoluciona os conceitos de beleza e tecnologia ao criar os cílios postiços que abrem e fecham portas, extensão de cabelo que controla o celular e uma unha DJ, que toca música em contato com a água.

Katia Vega (2)
Katia Vega criou os cílios postiços que abrem e fecham portas

De Israel vem Danit Peleg, estilista que se tornou sensação mundial ao ser a primeira na história a imprimir, em casa, uma coleção de roupas usando impressora 3D. As roupas de Danit ficarão expostas em São Paulo até o dia 08 de novembro.

2015-11-05_114422
Danit Peleg é a primeira estilistana história a imprimir, em casa, uma coleção de roupas usando impressora 3D

2015-11-05_115209 roupas com tecnologia 3Djpg

impressora 3dsapato em impressora 3d

Para participar do seminário, o interessado deve se inscrever no site www.wearablefestival.com.br.

Estão disponíveis apenas 100 vagas e a inscrições custam 200 reais.

Para participar do circuito de experimentação

O circuito de experimentação dos produtos de 05 a 08 de novembro, é aberto ao público e será realizado em vários pontos de São Paulo.  

 O Festival Wearable é idealizado e tem curadoria da jornalista Alexandra Farah e produção executiva de Ana Cury e conta com o oferecimento da VISA, Sky, Belas Artes, Rodhia, Lectra, Shop2gether, Hotel Transamérica e São Tech Week.

Programação:

–         Dia 03 de Novembro (12h às 14h): Almoço de boas vindas – lançamento do festival.

–         Dia 04 de Novembro (8h às 13h): Seminário no Centro Universitário Belas Artes. Rua José Antônio Coelho, 879.

–         De 05 a 08 de Novembro: Exposição de produtos com tecnologia vestível em vários pontos de São Paulo.

 

Agenda prévia – 04 de novembro –  (sujeita a alteração):

8h às 9h – Café da Manhã e Check In.

9h às 9h15 – Alexandra Farah  – Abertura

9h20 às 09h40 – Kátia Vega – Pesquisadora, designer e inventora da revolucionária Beauty Tech

 

09h45 às 10h15 –  Acessórios Conectados – Mesa Visa

– Martha Krawczyk – Vice-presidente de Marketing da Visa do Brasil

– Immo Oliver Paul – Pesquisador e especialista em tecnologia de saúde móvel

– Esteban Walther – Diretor de Marketing Google Latin America

*Mediadores: Daniela Falcão – Diretora Revista Vogue .

 

10h20 às 11h –  Têxtil Inteligente – Mesa Rhodia

– Luciano Silva – Professor e pesquisador de Computação na Universidade Mackenzie, expert em tecidos com transmissão e recepção de dado.

– Renato Boaventura – Presidente da Unidade Global de Negócios Fibras, Grupo Solvay e Rhodia

– Marco Antônio Branquinho – Diretor Presidente da empresa Cedro Textil

*Mediadora: Gloria Kalil – Jornalista, empresária e consultora de moda

 

11h às 11h20 –  Coffee Break

 

11h20 às 11h40 – Danit Peleg – Primeira designer da história a imprimir uma coleção em impressora 3D pessoal.

 

11h40 às 12h20 – Sustentabilidade – Mesa Sky

– Denivaldo Pereira – Professor e pesquisador da Faculdade Belas Artes. Coordena o Laboratório de Fabricação Digital e modelagem virtual 3D

– Luisa Martini – Diretora da agência Flag

– Oskar Metsavaht – Estilista reconhecido como precursor do movimento de sustentabilidade, levando a comercializar a ideia de “novo luxo”
*Mediadora: Daniela Falcão – Diretora Revista Vogue

 

12h20 às 12h30 – Encerramento

 

BIOGRAFIA PALESTRANTES WEARABLE FESTIVAL

 

INTERNACIONAL 

 

Katia Canepa Vega

Pesquisadora, designer e inventora da revolucionária Beauty Tech. É pós doutoranda na MIT, em Boston. Suas criações utilizam a superfície do corpo como plataforma interativa. Integra a tecnologia em produtos de beleza aplicados diretamente sobre a pele da pessoa, unhas e cabelos.

http://katiavega.com/

 

Danit Peleg

Designer de moda formada na universidade de Shenkar, em Israel. Acredita que a tecnologia vai ajudar a democratizar a moda e a dar mais independência aos estilistas no processo de criação. É a primeira designer da história a imprimir em casa uma coleção, em uma impressora 3D.

http://danitpeleg.com/

 

NACIONAL

Daniela Falcão

Daniela Falcão, diretora de redação da Vogue Brasil desde 2005. Começou sua carreira no jornalismo trabalhando em um jornal local na Bahia, depois foi trainee na Folha de São Paulo, em seguida sub-editora da revista de domingo do JB (Jornal do Brasil), editora de redação da revista TRIP. Hoje é uma das BoF 500 (site dos mais influentes da indústria, o Business of Fashion)

Immo Olive Paul

Suíço, 46 anos, multilíngue, Bacharel em Economia, Direito e Administração de Empresas e Mestre em Gestão Internacional pela Universidade de St. Gallen HSG, Suíça. Aficionado por tecnologia e pesquisador da longevidade, Immo está muito interessado no valor e na utilidade de novas formas de tecnologias de saúde móvel, bem como em suas aplicações e benefícios para o consumidor. Ele trabalhou com consultoria estratégica para empresas de consultoria em gestão dos Estados Unidos e da Europa. Em 2008, aceitou o convite para ser um empreendedor em série no Brasil e (co)fundou várias empresas, promovendo o desenvolvimento, distribuição e venda de produtos de consumo relacionados à saúde e ao bem-estar.

Denivaldo Pereira Leite

É coordenador do Laboratório de Fabricação Digital e Prototipagem Rápida do “FabLab Belas Artes”. Atua com modelagem virtual tridimensional desde 1999. Nos últimos quatro anos dedicou-se a pesquisa da influência do pensamento digital nas áreas de design e arquitetura, especialmente as relações entre o uso de novas tecnologias aplicadas aos processos de criação e sua ligação direta com meios de fabricação digital.

Luciano Silva

Bacharel em Ciência da Computação (IME-USP, 1996), Mestre em Matemática Aplicada, é professor e pesquisador da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Mackenzie desde 1999, além de coordenador do Laboratório e Grupo de Processamento Gráficos e Mídias Digitais, que desenvolve pesquisas em Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Jogos Digitais, Processamento de Imagens, Computação Gráfica e Interfaces Não-Convencionais.  Desenvolve Tecidos Eletrônicos Afetivos (Affective E-Textiles).

Martha Krawczyk

Vice-presidente de Marketing da Visa do Brasil desde 2013. Nesta posição, ela é responsável pela marca Visa, além de liderar o marketing da marca com clientes, consumidores e comércios, os patrocínios esportivos, como NFL, Olimpíadas e FIFA para o Brasil e todos os esforços da empresa em mídias sociais. Antes da Visa, Martha foi gerente sênior de Marketing e Comunicação da Sony para América Latina, onde esteve responsável pelo desenvolvimento e implantação das estratégias de comunicação e do planejamento de marketing. Martha fez administração de empresas na Universidade USMA de Panamá e MBA pela Universidade de Miami, nos EUA.

Oskar Metsavaht

É reconhecido como um dos precursores do movimento de sustentabilidade, levando a comercializar a ideia de “novo luxo”. Seu trabalho tem sido citado em um estudo aprofundado feito pela Word Wild Foundation (WWF-UK) e o nomearam como “Future Criator”. Ele é frequentemente convidado para participar como palestrante sobre o tema em conferências em todo o mundo, tais como a Milano Moda Summit e o Ethical Fashion Show em Paris. Oskar foi convidado pela Vogue americana para participar do evento “Runway to Green”, um desfile de moda de caridade para promover a sustentabilidade entre as marcas no segmento de luxo.

Marco Antônio Branquinho Junior

Iniciou sua carreira em 1996 como consultor do projeto “Gestão pela Qualidade Total”, da Fundação Cristiano Ottoni (FCO). Na Cedro Textil, entrou em 2004 e em 2014 assumiu o cargo de Diretor Presidente da empresa. Sua formação contempla MBA em Gestão Estratégica de Negócios (UFMG/2000), MBA em Comércio e Finanças para Economia Têxtil Internacional (SENAI-CETIQT/2008) e LLM em Direito Empresarial (FGV/2014). Participou do Programa de Internacionalização da Pós-Graduação da UFMG, na Universidade de Schmalkalden (Alemanha/2004), e do Programa de Gestão Avançada da Fundação Dom Cabral no INSEAD (França/2010).

Renato Boaventura

É formado em Engenharia Mecânica e Têxtil pela FEI (Faculdade de Engenharia Industrial) e com MBA Executivo Internacional pela FIA (Fundação Instituto de Administração), além de especialização em Marketing Estratégico pelo INSEAD, da França. Renato Boaventura tem ampla experiência no setor industrial têxtil e ingressou na Rhodia em 1992, assumindo em julho a posição de presidente da Unidade Global de Negócios Fibras, do Grupo Solvay. Entre suas missões está a de alavancar o crescimento das operações ligadas ao setor têxtil no Brasil e no exterior, principalmente com foco no desenvolvimento de inovações em fios e fibras têxteis de poliamida, segmento em que a empresa é líder na América Latina e reconhecida internacionalmente por meio das marcas Emana®, Amni®e Rhodianyl®.

Gloria Kalil

Jornalista, empresária e consultora de moda. Começou sua carreira como jornalista de moda na editora Abril, passou para a indústria quando dirigiu o departamento de criação de uma das mais conhecidas tecelagens brasileiras, foi proprietária e diretora  da Fiorucci, nos anos 80. De volta ao jornalismo e à consultoria desde 1993, escreveu diversos livros (todos best-sellers), criou o primeiro site de moda do país (www.chic.com.br), além de prestar consultoria para grandes empresas e palestrar por todo o Brasil sobre tendências de moda, rumos da indústria têxtil, etiqueta , entre outros temas. Como disse a revista Veja São Paulo (de quem foi capa), Gloria Kalil é “Chique, civilizada e multimídia”.

Sobre Alexandra Farah:

Jornalista de moda, Alexandra Farah apresenta o programa Moda & Negócios, no canal Band News TV. É colunista da Vogue Brasil e do Jornal Metro. Pioneira da internet brasileira, foi diretora do site Chic por cinco anos e colunista do Glamurama. Sempre em busca de novidades, criou o Festival Filme Fashion em 2003, é autora do e-book “101 Filmes para quem ama Moda”, de 2014.

Via AGENCIA VIVA

Tel: 55 11 3062-9980

 

05 novembro 2015
Denise Pitta

Denise Pitta

Denise Pitta é digital influencer e empreendedora. Idealizadora do Fashion Bubbles, é também editora chefe do portal que já recebeu mais de 107 milhões de visitas. Estilista, formada em Moda e Artes Plásticas, atuou em diversas confecções e teve marca própria de lingeries, a Lility. Começou o blog em 2006 e está entre as primeiras blogueiras brasileiras da moda. Também desenvolve pesquisas sobre História e Identidade Brasileira na Moda e Psicologia Analítica. É apaixonada por filosofia, física quântica, psicanálise e política. Siga Denise no Instagram: @denisepitta e @fashionbubblesoficial