O artista Athos Bulcão ganhou mais um tributo na São Paulo Fashion Week, dessa vez pelas mãos de Ronaldo Fraga. Segundo o estilista, o universo gráfico e abstrato de Bulcão “levou a alegria e o universo da criança para Brasília e para a arte modernista nacional”. A marca Maria Bonita também fez referência a Bulcão na coleção para o Inverno 2011.
Os recortes e os desenhos traduziram todo o modernismo do traço do artista. Com a silhueta alongada e fluida, volumes e modelagens que de longe pareciam simples, Ronaldo Fraga apresentou vestidos, túnicas e calças feitas e seda, linho, jacquard de algodão, tafetá, tule e algodão resinado, com um perfume Art Deco, dos anos 20.
Destaque para as peças feitas em placas de metal remetendo aos azulejos do trabalho de Bulcão. Na cartela de cores, preto, branco, cinzas, tangerina e um azul apelidado de Céu de Brasília.
O que pareciam estampas (impressão em tecido) eram, na verdade, jacquards – tecido padronizado produzido em teares que trabalham o fio individualmente, possibilitando criar qualquer tipo de desenho – fornecidos pela tecelagem catarinense RenauxView, com quem o estilista já mantém uma parceria de 10 anos. O tecido usado por Ronaldo, que representa as “lembranças de infância de Athos Bulcão”, foi criado com padronagem reproduzida com perfeição a partir de uma foto de 1918 do carnaval carioca em jacquard.
Azulejos suspensos com imagens de Ronaldo Fraga com as obras de Athos Bulcão faziam parte da cenografia, que foi assinada por Clarissa Neves e Paulo Waisberg. A beleza do desfile ficou por conta de Marcos Costa, que colocou toucas douradas nas modelos e pintou com tintas em tons de azul.
Athos Bulcão e seu trabalho, que inspirou a coleção do Inverno 2011 de Ronaldo Fraga. Fotos: Breno Fortes e Forminform
Galeria de fotos